quinta-feira, 22 de maio de 2014

UCRÂNIA PREPARA ELEIÇÕES QUENTES

22/05 05:01 CET

A Ucrânia vai às urnas no domingo [25/05/2014], para a primeira volta naquelas que são as eleições presidenciais mais quentes de sempre.
Petro Poroshenko e Yulia Timoshenko são os principais candidatos nestas eleições, que se seguem ao movimento popular que derrubou Viktor Yanukovych e que acontecem numa altura em que a ameaça da guerra civil paira sobre o país. Em certas zonas do leste, dominadas pelas milícias pró-russas, é mesmo impossível votar. O clima tenso nota-se também na capital, Kiev.
Vamos votar, com certeza. Queremos passar a mensagem do povo, que é a de que estamos fartos de nos ajoelhar e temos que recuperar a nossa dignidade. Vamos todos votar”, diz um homem de Kiev.
Para os eleitores do leste da Ucrânia, a situação não é evidente: “Sou de Slovyansk, na região de Donetsk. Estamos aqui de visita. Estamos impossibilitados de votar na nossa cidade, mas eu e a minha família devemos viajar até Kharkiv para podermos votar”, diz uma mulher.
Para garantir a segurança destas eleições, as autoridades ucranianas contrataram 70 mil profissionais, incluindo paramilitares que estiveram no Iraque. Em regiões como a de Dniepropetrovsk, estão a surgir milícias para impedir o avanço dos separatistas.
Copyright © 2014 euronews

Nenhum comentário:

Postar um comentário