segunda-feira, 14 de abril de 2014

Ucrânia: troca de acusações no Conselho de Segurança da ONU

14/04 05:23 CET

A reunião de urgência do Conselho de Segurança das Nações Unidas a pedido da Rússia não ofereceu qualquer resolução para a crise na Ucrânia.
Os países ocidentais acusaram Moscou de repetir a estratégia utilizada na Crimeia, organizando a ocupação de edifícios oficiais no Leste ucraniano.
O embaixador britânico nas Nações Unidas denunciou a “postura agressiva” do Kremlin. Mark Lyall Grant disse que “as imagens de satélite mostram que existem entre 35 e 40 mil soldados russos perto da fronteira com a Ucrânia, equipados com aviões de combate, tanques, artilharia e unidades de apoio logístico, para além dos 25 mil soldados ilegalmente estacionados na Crimeia”.
O representante russo, por seu lado, voltou a negar a influência do seu país nos acontecimentos e disse que cabe ao Ocidente agir para “evitar uma guerra civil na Ucrânia”.
Vitaly Churkin afirmou que “foram feitas muitas acusações incorretas contra a Rússia: que os russos querem desestabilizar ou derrubar a Ucrânia; mas por que razão é que não responderam ao apelo [de Moscou] quando a crise começou, para lançar o diálogo para ajudar a Ucrânia a encontrar uma saída para a crise política e econômico que se desenrolava”.
Sem poupar palavras nas acusações, o representante ucraniano disse que o que se está a passar no Leste do país é “uma operação terrorista em larga escala, orquestrada pela Rússia”.

Copyright © 2014 euronews

Nenhum comentário:

Postar um comentário