terça-feira, 22 de abril de 2014

Kiev relança operação “antiterrorista” após descoberta de corpos “brutalmente torturados”

Pouco antes deste anúncio, o Ministério da Defesa acusou também forças separatistas de terem disparado contra um avião militar que sobrevoava a cidade de Slaviansk.

 
 Forças pró-russas mantêm posições em várias cidades do Leste Baz Ratner/Reuters
 
O Presidente interino ucraniano anunciou o relançamento da “operação antiterrorista” no Leste da Ucrânia, justificando o fim da trégua decretada durante a Páscoa com a morte de um político do seu próprio partido em Slaviansk.
Num comunicado divulgado nesta terça-feira à noite, Oleksandr Turchinov afirma que foram descobertos dois corpos “brutalmente torturados” nos arredores da cidade, controlada há mais de uma semana por forças pró-russas.
Um dos corpos, explica o texto, pertence a Volodimir Ribak, um membro do partido Pátria, a formação liderada pela antiga primeira-ministra Yulia Tymochenko, ao qual pertencem também o próprio Presidente e o primeiro-ministro interino da Ucrânia.

“Estes crimes foram cometidos com o total apoio e indulgência da Federação Russa”, acusa Turchinov, revelando ter dado ordens aos serviços de segurança “para que relancem e executem medidas efetivas antiterroristas, com o objetivo de proteger os cidadãos ucranianos que vivem no Leste do país destes terroristas”.

Esta operação foi lançada depois de grupos separatistas pró-russos terem atacado e ocupado edifícios governamentais e esquadras em dezenas de cidades do Leste da Ucrânia. Foi interrompida em antecipação da Páscoa ortodoxa.

Pouco antes deste anúncio, o Ministério da Defesa acusou também forças separatistas de terem disparado contra um avião militar que sobrevoava a cidade de Slaviansk. O aparelho, um Antonov An-30, foi atingido por várias balas mas conseguiu pousar em segurança, adiantou a mesma fonte.

Nenhum comentário:

Postar um comentário