quarta-feira, 19 de março de 2014

Vladimir Ogryzko: "A Ucrânia tem o direito de retornar ao status nuclear"




Tyzhden [Semana] - Março 18, 2014

Olga Vorozhbit


Semana perguntou Vladimir Ogryzko, Ministro dos Negócios Estrangeiros da Ucrânia, em 2007-2009 o que a Ucrânia deveria fazer neste caso em que as garantias de segurança internacionais não cumprem as suas obrigações.

No seu blog você fala sobre a necessidade de "tomar medidas com vista à retirada do Tratado de Não-Proliferação de Armas Nucleares" e "o princípio da criação." Quais são elas?
- Este é um momento em que parece que não precisa dizer os detalhes; os passos nestes casos são formais e são conhecidos a todos os que estão familiarizados com o direito internacional e os procedimentos adequados, uma vez que envolvem a decisão política. A Ucrânia cumpriu as suas obrigações. Garantias - não. Assim, temos o direito moral e legal de retornar a esse estado e tomar medidas para se proteger.
A Ucrânia foi vítima de agressão insolente e anexação de parte do seu território, então é necessário chamar a atenção para a nossa situação crítica e para as garantias das obrigações. Se eles não reagem, a liderança da Ucrânia, em minha opinião, deve tomar uma decisão política e agir.

Não é arriscado rotacionar armas nucleares no país onde recentemente o poder era dos criminosos?
- Eu acho que de criminosos que estão começando a dizer adeus, então que venham a nós todos os outros governos e líderes que estão no auge de sua responsabilidade. Esta é realmente uma grande responsabilidade, mas acho que nós, como sociedade e como nação, alcançamos o entendimento e a capacidade de tomar as medidas apropriadas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário