quinta-feira, 27 de março de 2014

A IMPORTÂNCIA DE OLIGARCAS DA UCRÂNIA



Conjuntura

Análise
Após Ucrânia ganhar a independência da União Soviética, os ativos estatais foram privatizados, dando origem a uma poderosa classe de empresários conhecidos como oligarcas. Assim como na transição da Rússia para o capitalismo, a transição da Ucrânia permitiu que essas pessoas politicamente conectadas acumulassem enorme riqueza que eles adquiriram monopolizado ativos, incluindo metais, produtos químicos e indústrias de distribuição de energia, entre outros. Como resultado, o sistema político da Ucrânia ainda depende do patrocínio e apoio de oligarcas.

Na verdade, existem laços estreitos entre oligarcas da Ucrânia e da evolução da crise política do país. Isto foi ilustrado mais recentemente, em Donetsk, em 9 de março, quando o aspirante a presidente ucraniano Vitali Klitschko (o ex-boxeador) se reuniu com Rinat Akhmetov, o homem mais rico do país, para discutir a situação em curso. Figuras como Akhmetov, que detém uma posição dominante na produção de aço e carvão do país, e Dmitri Firtash, um jogador importante na indústria de energia e produtos químicos, têm sido importantes financiadores do Partido das Regiões do ex-presidente ucraniano, Viktor Yanukovych.

Notavelmente, a fidelidade dos oligarcas provou ser fluido. Eles estão mais preocupados com a preservação de seus interesses de negócios lucrativos em vez de perseguir uma linha ideológica ou política. Em alguns casos, eles têm apoiado partidos rivais para se certificar de que eles não seriam alvo em caso de uma reviravolta política.

O primeiro-ministro Arseniy Yatsenyuk e outros membros do governo interino chegaram a sair com os números, incluindo Akhmetov e Firtash, assegurando-lhes que as suas empresas não serão o alvo. Kiev foi mesmo nomeado oligarcas-chave, como Igor Kolomoisky, um magnata bancário e industrial, e industrial Sergei Taruta como governadores das regiões orientais de Dnipropetrovsk e Donetsk, respectivamente.

Desafio urgente do novo governo é manter a Ucrânia continente juntos. Leste da Ucrânia é crucial para isso - a região é um reduto de sentimento pró-Rússia e o principal sítio de oposição, depois de Criméia, ao governo apoiado pelo Ocidente e de tendência ocidental. Os oligarcas são fundamentais para manter o controle sobre a Ucrânia oriental, não só porque a produção industrial da Ucrânia está concentrada no leste - ancorando assim uma economia instável -, mas também porque muitos dos oligarcas têm uma relação mais forte e mais gerenciável com a Rússia do que o atual governo, que Moscou vê como ilegítimo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário