sábado, 22 de fevereiro de 2014

O Parlamento depôs Yanukovych, as eleições estão marcadas para 25 de maio

Svoboda (Liberdade), 22.02.2014
O Parlamento apoiou a resolução sobre a eliminação de Viktor Yanukovych da presidência da Ukraina.
O documento teve apoio de 328 deputados (O mínimo necessário é 225).
De acordo com o decreto, as eleições presidenciais realizar-se-ão em 25 de maio de 2014.
A resolução diz, que o Conselho, para saída de absoluta necessidade, estatui que Viktor Yanukovych autodemitiu-se de seus plenos poderes, de forma inconstitucional e, portanto, não está mais no exercício de suas funções.

***

Yanukovych desapareceu na sexta-feira à noite. Foi relatado que seu avião foi para Kharkiv. 
Ele era esperado no Congresso separatista em Kharkiv, mas lá, ele não apareceu. Em compensação, nos canais relacionados com Serhii Arbuzov, apareceu a seguinte entrevista.

Yanukovych: Eu não pretendo me demitir.
Ukrainska Pravda (Verdade Ukrainiana), 22.02.2014

O presidente da Ukraina Viktor Yanukovych declarou que não tem intenção de renunciar e deixar o país.
"Tudo o que acontece hoje, em maior medida, - é vandalismo, banditismo e golpe de estado. Esta é minha avaliação, e eu estou absolutamente convencido disto", declarou Yanukovych.

O que eu vou fazer em seguida? Eu vou fazer de tudo, para proteger meu país da divisão e parar o derramamento de sangue. Eu, ainda não sei, como vou fazer isto", - acrescentou.

"Hoje já me encontrei com muitas pessoas, aconselhava-me - eu tive esta chance. Eu também irei para o sudeste do país, que ainda é menos perigoso, ou mais seguro. Eu vou continuar viajando para encontrar-me com as pessoas", - disse o presidente.

"Eu quero achar a resposta, o que nós vamos continuar fazendo no país. Que curso seguiremos. E, naturalmente, aquele pânico, que hoje envolveu, eu direi pessoas normais - e no ocidente, e no leste, e no centro... Eu vi o que acontece em Kyiv.

"Meu carro foi baleado, mas eu não tenho medo", - disse Yanukovych. "A tristeza me envolve pelo nosso país. Eu sinto responsabilidade. E, o que nós vamos fazer, eu vou, todos os dias, falar publicamente", - acrescentou.

"Eu permaneço no território da Ukraina. Eu vou chamar todos os observadores internacionais, todos os intermediários que participaram desse conflito político, para eles pararem os bandidos, isto não é oposição, isto são bandidos", - considera o político.

"Hoje, na saída do Parlamento batem nos deputados, cobrem com pedras, intimidam. As decisões que agora aprovam (no Conselho), todas são contra lei. Eu não vou assinar  nada com os bandidos, que hoje aterrorizam todo o país e toda nação ukrainiana, envergonham Ukraina", declarou Yanukovych

*** 

Os deputados do Congresso de Kharkiv tomam o poder no Sudeste e na Criméia, até a garantia da ordem constitucional em Kyiv.

"Os acontecimentos dos últimos dias na capital da Ukraina, cidade de Kyiv, levaram à paralisação dos órgãos centrais do governo e desestabilização no país", - diz a resolução.

Eles consideram que a oposição não cumpriu os acordos, que grupos armados ilegais continuam capturar o governo central e matar cidadãos pacíficos dos órgãos de proteção... que o Parlamento trabalha em condições de terror... que os órgãos centrais estão paralisados... 

Então, o conselho Superior da Criméia e o Conselho da cidade de Sevastopol declararam, que no período da restauração da ordem Constitucional "para restauração das leis e assegurar o funcionamento  normal das condições de trabalho dos deputados, sem chantagem e ameaças, a eles e membros de suas famílias, os governos locais de todos os níveis assumem a total responsabilidade no sul e leste da Ukraina, como também no território da Criméia e Sevastopol. 

Os participantes do Congresso dirigiram-se aos membros das Forças Armadas para que elas permaneçam nos locais,  e para prover os armazéns de armas e técnicas, mas evitar conflitos.

Aos deputados propõem voltar às suas bases para "restaurar as leis" nos órgãos centrais do governo.

Eles salientaram que no país há cinco estações nucleares, 15 reatores nucleares, alegadamente, tornaram-se objetos de ameaça direta dos extremistas, e as consequências podem tornar-se imprevisíveis.

Esta resolução é aberta à adesão de todos os órgãos do governo, alterações e aditamentos, de acordo com a situação política.

***

Segundo Turchenov Yanukovych queria fugir para Rússia. Ele tentou embarcar no avião que ia à Federação Russa, mas os guardas da fronteira não permitiram. Agora ele deve estar escondido em Donetsk.

E, ainda, o ex-procurador geral Pshonka e o ex-presidente do Ministério das Rendas da Ukraina Oleksandr Klymenko tentaram atravessar a fronteira com a Rússia na região de Donetsk, mas não conseguiram. Tentaram detê-los mas, dos tiros dos guardas eles se esquivaram.

Estas notícias do "Interfax Ukraina", Turchenov contou, ao apresentar o nomeado interino Arsen Avakov para Ministério do Interior.

***

O líder do partido Pátria, Arsenii Yatseniuk declara,  que de acordo com a Constituição, agora as funções de Chefe de Estado deve executar Oleksandr Turchynov uma vez que ele é presidente do Parlamento da Ukraina.

***

As pessoas pegaram o "regional" Nestor Shufrych, na saída do Parlamento e queriam levá-lo ao Maidan.
Yatseniuk e seu guarda tentaram protegê-lo. Yatseniuk tentou reconduzi-lo ao prédio do Parlamento mas as pessoas, muito brabas, não deixaram. Agora estão levando também Yatseniuk. Com outra parte das pessoas ficou Turchynov para aclarar a situação e convocá-los não agir com agressividade. 

Shufrych foi salvo pela autodefesa que criou um corredor até o prédio do Parlamento, pelo deputado Andrii Shevchenko e o musicista Sviatoslav Vacarchuk. (Os ânimos estão mesmo exacerbados. Anos e anos de penúria e humilhação, observando o aproveitamento da riqueza do país pela classe política dominante, deixaram consequências - OK).

***

PARTE DA CERIMÔNIA FÚNEBRE DOS ASSASSINADOS PELO GOVERNO DA UCRÂNIA



Tradução: Oksana Kowaltschuk

Nenhum comentário:

Postar um comentário