quarta-feira, 12 de fevereiro de 2014

NOTÍCIAS DA UKRAINA - 09, 10 e 11 fev. /2014

Médicos do Euromaidan, do palanque, apelaram  para o presidente Viktor Yanukovych. Convidaram-no para vir ao Maidan e ficar de joelhos diante da nação. 
Assinaram este apelo médicos de Dnipropetrovsk, Kyiv, Kharkiv, Volyn, Lviv, Ternopil e até um da Austrália, que está ajudando no Maidan há duas semanas.
"Nós, médicos, que por várias semanas pegamos dispensa do nosso trabalho, sem remuneração, apelamos ao senhor, Viktor Yanukovych, porque ainda esperamos na sua compreensão e bom senso.
Nós ajudamos a milhares de pessoas doentes e sofridas, de diversos cantinhos da Ukraina, de Odessa a Chernihov, de Zakarpatia a Luhansk.
Não havia extremistas, nem terroristas no Maidan mas somente pessoas simples, boas e sinceras que vieram aqui pelo desejo de seu coração, defender Ukraina e lutar por um destino melhor, até a vitória.
Prezados ukrainianos! Heróis! Estamos com vocês, e a principal exigência que nós apoiamos é Ukraina sem Yanukovych. Ukraina com modificações e nova Constituição. Sim!
Viktor Yanukovych, se o senhor é mesmo uma pessoa crente, venha no palanque principal da Ukraina, coloque-se de joelhos diante das pessoas de toda Ukraina, peça-lhes desculpas e desista de seu cargo...

Uma carta com este apelo foi enviada à presidência.


***

Aumenta o número de diplomatas ukrainianos que apoiam a declaração de apoio às aspirações dos compatriotas que estão lutando por um futuro melhor na Ukraina.
No dia 06 de fevereiro, aos 30 minutos, sob o site ukrdiplomat wordpress apareceram 101 assinaturas.

***

Terceira manifestação na cidade de Odessa.


***

A sede da resistência nacional anunciou novos destacamentos de autodefesa, que irão patrulhar todas as áreas de Kyiv, e também de outras regiões da Ukraina. "Porque eles seqüestram nossos militantes, torturam nossos patriotas, vestem os bandidos com uniformes policiais e soltam nas pessoas pacíficas como fizeram em Kharkiv e Dnipropetrovsk. Em Kyiv queimaram os carros - mataram e estupraram. Quem nos protegerá?"

***

Em Sumy também houve manifestações nas ruas centrais.


Notícias dia 10.02.2014

Moskal, deputado, presidente da comissão parlamentar temporária do Parlamento, enviou ao Procurador-Geral Viktor Pshonka apelo quanto às ações ilegais do Berkut, de policiais e de ocupantes de cargos oficiais com ataques aos direitos humanos, liberdade, vida e saúde durante os eventos associados com ações maciças de protesto social e político. 
Moskal afirma que durante os distúrbios na rua Hrushevskyi "polícia amarrava pedaços de ferro às granadas de luz e som para ferir os manifestantes". E que, no período de 19 -23 de janeiro procuraram cuidados médicos mais de 1.000 manifestantes que sofreram lesões da unidade do Berkut e das forças internas durante as ações na rua Hrushevskyi.

***

Notícias dia 11.02.2014

Os procuradores e tribunais receberam ordem para não liberar os reféns - ativistas acusados na organização de protestos em massa. Segundo o Facebook de Lesya Orobets, há informações que serão trazidos de volta para prisão, aqueles que estão sob prisão domiciliar. E, já foi recusada, pelo Tribunal de Recursos, a proteção a dois ativistas do Euromaidan a medida preventiva e permaneceu a custódia a Dmytro Poltavets e Vladislav Tsilytskyi. Ambos foram espancados brutalmente pelo Berkut durante a detenção.
Vladislav Tsilytskyi sofreu concussão cerebral, queixa-se de dores de cabeça, insônia e perda da visão do olho direito.

***

Ainda são procurados 20 ativistas desaparecidos. "Euromaidan - SOS" procura 20 ativistas dos quais, até a noite de 10 de fevereiro os amigos e familiares não tinham conhecimento de seus paradeiros.

***

Na região de Lviv queimaram o restaurante e a sauna de propriedade da família do deputado do partido "Liberdade", Ihor Kryvetskyi. O partido lembra que, anteriormente, o regime confiscou todos os bens do líder da organização de Vinnytsia, Oleksii Furman. 

***

A instabilidade política na Ukraina e altíssimos preços em Londres não interferem aos ricaços ukrainianos comprar imóveis de luxo em Londres. Isto é evidenciado pela empresa imobiliária internacional "Knight Frank", especializada em imóveis de 1 (um) milhão de libras ou mais. A procura em 2013 aumentou apesar do crescimento dos preços.
Ukraina e Argentina estão em segundo lugar (67% no crescimento de consultas no ano) imediatamente após o Brasil (115%).

***

O destacamento especial na Bósnia recusou bater nos manifestantes. Eles apoiam.


***

Auto-defesa do Maidan - fenômeno único de organização social. Os membros desta estrutura estão nas barricadas do Maidan por 24 horas, guardam seu território e preparam-se para oferecer resistência no caso de tentativas de força.


Tradução, resumo: Oksana Kowaltschuk

Nenhum comentário:

Postar um comentário