segunda-feira, 3 de fevereiro de 2014

NOTÍCIAS: 3 de fevereiro de 2014

- No Maidan procuram 36 ativistas desaparecidos, com os quais a família ou amigos perderam ligação.
 
- No centro de Kyiv os estudantes erguerão um monumento ao "vaso sanitário de ouro" do "Myzhyhiria" e realizarão uma ação durante a instalação do "Símbolo da Corrupção e ditadura". Isto porque na residência presidencial no "Myzhyhiria" Yanukovych mandou instalar o vaso sanitário de ouro.
 
- Na Bielorússia foram presos 23 fãs de futebol porque participaram do apoio ao Maidan ukrainiano. Além disso, os trabalhadores da polícia chamam os representantes dos fãs-clubes para uma conversa.
O Maidan ukrainiano ofereceu ajuda a eles, dentro do que for possível.
 
- O líder do movimento "Causa Comum" Oleksandr Danyliuk deixou a Ukraina e está atualmente em Londres. Ele escreveu no Facebook: "Infelizmente Maidan não é um lugar seguro. A contrarrevolucionária quinta coluna de inibição à Revolução passou para seu sufocamento". A questão de sua detenção devia decidir-se em horas. Ele, depois de esconder-se por alguns dias atravessou a fronteira à noite a pé. Finalmente chegou a Londres. Anteriormente foi a Londres sua esposa com uma criança pequena, em vôo charter. Ela teve dificuldades na aduana.
 
- Os ativistas da "Causa Comum" nos confrontos em Kyiv apossaram-se dos prédios do Ministério da Agricultura, da Justiça e do Carvão.
 
- Diáspora pede os endereços das propriedades e escritórios dos "Regionais" e oligarcas ukrainianos em Chipre para fazer manifestações em frente a seus escritórios. Também pretendem pedir aos policiais locais e aos bancos a verificação das contas correntes dos proprietários ukrainianos.
 
- As manifestações da diáspora ukrainiana acontecem nos EUA, na Rússia e nos países europeus.
 
-  Nas duas últimas semanas queimaram 41 veículos dos ativistas do Maidan. A maioria deles em Kyiv. 
      
- Gazeta Wyborçza  (Polônia): "Pelo apoio aos protestos na Ukraina, Rússia e Bielorrússia iniciaram nova guerra comercial com UE, colocando embargo na carne de porco e também batata por parte da Bielorrússia".
 
- Desde o dia 21 de novembro, início dos protestos em massa na Ukraina, 136  jornalistas foram feridos durante ou como resultado de seus deveres profissionais. Foram levados em conta apenas os casos relacionados com sua atividade profissional, e aqueles onde os jornalistas receberam uma lesão real ou danos ao equipamento. Mas até hoje a Procuradoria Geral não achou nenhum culpado.
 
- Representante da UE para os Negócios Estrangeiros Catherine Ashton: "A UE e os EUA estão trabalhando num plano de assistência financeira à Ukraina". Segundo ela, essas ações são projetadas para ajudar Ukraina no período de transição, quando o governo interino poderá iniciar reformas políticas e econômicas anteriores às eleições presidenciais de 2015.
Ela adiantou que o montante da ajuda é "considerável". Os termos deste acordo não exigirão acordo com o FMI. O pacote pode constituir-se não apenas de dinheiro, pode incluir obrigações de investimento, outros. Esta semana ela virá novamente a Kyiv. Esteve na semana passada.
 
O governo está preparado para admitir a Rússia aos ativos de energia da Ukraina para adiar a questão das dívidas de gás. A Ukraina propôs a cooperação na criação de um consórcio de transporte de gás, início da realização do projeto de um domínio comum do Gazprom e Naftogaz das estruturas Pallas (extração e exploração do metano de origem mineral das estruturas de Pallas no Mar Negro), estabelecer cooperação no transporte do gás e retomar as conversações sobre o consórcio do transporte de gás. Além disso, as partes discutiram uma possível participação na modernização de usinas hidrelétricas da Usina Nuclear de Khmelnytskyi.
 
- Uma fonte do Ministério de Energia da Ukraina afirmou que a oferta de cooperação mais ampla, do lado ukrainiano, é uma tentativa do lado ukrainiano para convencer o Ministério da Rússia parar de agravar a situação com a dívida do Naftogaz. Ao que E. Stavytskyi, ministro de energia da Ukraina respondeu que a única dívida da Ukraina, pelo gás comprado no final do ano passado ainda não foi agendada.
 
O Comitê de empresários de Lviv anunciou boicote econômico ao regime do poder. "Não há governo legítimo - não há impostos!"
 
Acontece hoje sessão no tribunal contra professor da Universidade Católica da Ukraina, padre Mykailo Dymyd por sua participação no Automaidan.
 
Tradução: Oksana Kowaltschuk
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário