segunda-feira, 17 de fevereiro de 2014

CALMARIA ANTES DA TEMPESTADE

Na Ukraina, calmaria antes da tempestade (imprensa internacional)

Rádio Svoboda, (Rádio Liberdade), 14.02.2014
Vasyl Zilhalo


Вулиця Грушевського, Київ, 23 січня 2014 року

A imprensa ocidental alerta, que na Ukraina hoje, quando o governo espera, e a frustração da nação com o Euromaidan aumenta, a situação é de "calmaria antes da tempestade ". Os observadores apontam que o "Setor da Direita", a força radical do Euromaidan, aproveitou a pausa para se preparar para uma ação decisiva. Também, segundo especialistas, nada de bom para Ukraina traz a chamada Frente Ukrainiana, os destacamentos formados pelo governo Yanukovych em Kharkiv e Dnipropetrovsk pelos apoiantes pró-russos, simpatizantes do Partido das Regiões, sócios de clubes esportivos, certos veteranos - "afegãos".
Esta força, segundo os analíticos, pode ser aproveitada pelo governo da Ukraina. Os especialistas ocidentais alertam a UE de que ela tem, provavelmente, a última chance na Ukraina, para não deixar Kremlin realizar aqui seus planos geopolíticos.

O alemão Bild relata que "pela primeira vez Merkel intervém diretamente no confronto." Trata-se do convite a Berlim, na terça-feira, a V. Klychko e A. Yatseniuk. O jornal dá algumas esperanças quanto a uma solução pacífica do confronto.

A polonesa Rzczpospolita observa que os mais ativos participantes do confronto na rua Hrushevskyi, o Setor da Direita", aproveitou a calmaria para preparação mais ativa e que o agravamento da crise financeira e econômica na Ukraina pode radicalizar os protestos. A oposição continua mostrar sua fraqueza, esperando pelo governo de Yanukovych. Enquanto no leste, ativamente agrupam-se forças pró-russas que são apoiadas por colegas russos do chamado clube pró-Putin "Lobos da noite".

Estes preparativos das forças pró-russas no leste da Ukraina, onde sente-se a influência de Moscou, podem, como escreve a edição analítica Stratfor, desempenhar um importante papel na próxima crise ukrainiana. 
Os especialistas americanos também advertem, que a criação em Kharkiv e Dnipropetrovsk da chamada "Frente Ukrainiana" visa reforçar a posição do governo Yanukovych contra a oposição do Euromaidan.

O influente especialista do Conselho Americano de Política Externa em Washington Stephen Blank adverte no The Wall Street Journal que UE tem hoje a última chance de defender a democracia e o futuro europeu da Ukraina, porque Kremlin vai ativar, após a Olimpíada de Sochi, sua interferência direta na Ukraina. A Europa deve atuar, com decisão e rapidez na ajuda de um novo governo reformador na Ukraina, e criação de pacote econômico e financeiro de ajuda ocidental a Kyiv. Isto auxiliará na estabilização da Ukraina, limitará a expansão russa e proporcionará o avanço do país ao Ocidente.

Tradução: Oksana Kowaltschuk

Nenhum comentário:

Postar um comentário