terça-feira, 21 de janeiro de 2014

PROMESSAS DE YANUKOVYCH

Ukrainska Pravda (Verdade Ukrainiana), 20.01.2014

 

"Vou usar todos os meios de direito e jurídicos para que haja paz.
 
Dirijo-me a vocês, cidadãos conscientes de nosso país, que entendam bem, que ameaças trazem os conflitos internos, as desavenças e contraposições para sociedade ukrainiana e para o país. Alguns líderes oposicionistas declararam que não foram partícipes das ações de massa, que em 19 de janeiro aconteceram na rua Hrushevskyi, e conclamavam os participantes daquelas ações parar com o confronto de força com os órgãos policiais.
 
Apelo aos moradores de Kyiv e outros participantes de reuniões públicas. Peço-lhes não seguir àqueles que procuram violência, que buscam divisão entre Estado e sociedade e querem jogar a nação ukrainiana na fornalha de motins.
 
Eu me posicionei com compreensão à sua participação em ações de massa, expressei com vontade ouvir sua posição para juntos encontrar o caminho para solução dos conflitos, mas agora, quando ações pacíficas transformam-se em desordens, acompanhadas por  pogroms(¹) e incêndios, uso de violência, eu estou convencido que tais fenômenos trazem  ameaça não apenas para a sociedade de Kyiv, mas de toda Ukraina.
 
Eu acredito, que exatamente vocês, como ninguém outro, compreendem que nós devemos esforçar-nos juntos para manter o nosso Estado, aumentar o seu poder, sua autoridade e possibilidades.
 
Quero mencionar, que não pouparei esforços para garantir a ordem pública, proteger os direitos dos cidadãos pacíficos e vou aproveitar todos os meios de direito e outros previstos nas leis da Ukraina métodos para garantir a paz e a segurança de todos os nossos concidadãos.
 
Eu estou convencido, de que vocês vão me ouvir e apoiar em todos os meus esforços para impedir os conflitos, provocados por aqueles que com o preço de sangue humano lutam pelo poder.

Apenas o caminho da paz, trabalho duro, unidade do povo e nosso compromisso para construir na Ukraina altos padrões de vida pessoal nós levará ao sucesso. Guerra, destruição e violência destruirão Ukraina. 
 
Eu os convoco ao diálogo, ao compromisso, à paz em nossa própria terra. Acredito na nação ukrainiana. Estou confiante na sabedoria do nosso povo. Estou pronto para servir ao país e às pessoas com fé e verdade, enquanto tiver forças e confiança da nação".
 
                                                                                Viktor Yanukovych

(1) pogroms - movimentos populares na Rússia contra os judeus.
 
Observação: Neste apelo à nação Yanukovych promete ser tudo o que ele demonstrou não ser até agora. Será que dá para acreditar? - OK.

"A RAPOSA PERDE O PELO, MAS NÃO PERDE O VÍCIO"
 
Tradução: Oksana Kowaltschuk

Nenhum comentário:

Postar um comentário