terça-feira, 14 de janeiro de 2014

MOSAICO DE VÍDEOS DO EUROMAIDAN

Caro Leitor:
São muitas as notícias sobre o Euromaidan o que torna praticamente impossível traduzi-las todas. Este blog optou por fazer  chamadas curtas seguidas de vídeos, porém todos em língua ucraniana.
Àqueles que não dominam o idioma ucraniano as nossas desculpas.

O Cossaco.


Os três primeiros são vídeos da reunião do Maidan no dia 12/01/2014




***


Manifestação em Dnipropetrovsk


Os manifestantes conseguiram obrigar os policiais do Berkut a tirar as máscaras. Foram estes os policiais que bateram em Lutsenko. Os manifestantes bloquearam a passagem deles ao prédio do Tribunal e somente concordaram deixar passar se tirassem as máscaras.


Manifestação em Luhansk.


Em Kharkiv algumas dezenas de jovens tentavam adentrar à Igreja de São Demétrio onde, nos dias 11 e 12 deste mês, realizava-se o Fórum de todos os Euromaidan. Surgiu empurra-empurra mas a milícia impôs ordem. Não houve traumas, apenas foram detidos, pela milícia, 18 rapazes pela perturbação da ordem.
Também desligaram a luz no Euromaidan de Kharkiv. Isto aconteceu imediatamente após a homenagem, com um minuto de silêncio, às 8 vítimas do incêndio do "Hartron", em 8 de janeiro. Ocorreu um incêndio num prédio industrial de 5 andares. As pessoas, na esperança de se manterem vivas saltavam das janelas diretamente para o chão. Não havia toldos estendidos.

Estes estão se preparando para manifestação próximo ao Myzhyhiria, em frente não é possível porque a milícia está a postos. Já é segunda vez que eles visitam Yanukovych, não podem fazer isto com mais frequência porque os palácios presidenciais localizam-se a uns 25 quilômetros de Kyiv.


Euromaidan fazendo a segunda "visita" a Yanukovych nos seus palácios. Parece que pegaram um espião. Na placa diz: Atenção Propriedade de bandidos.
Em seguida eles foram visitar, novamente Medvedchuk. Eram aproximadamente 200 carros. Medvedchuk é considerado por muitos, como principal ideólogo da Associação da Ukraina com Rússia. Euromaidan mandou-o ir para Rússia.


Os ukrainianos de Dnipropetrovsk fizeram manifestação contra os escritórios e empresas dos deputados do Partido das Regiões.

Tradução e resumo: Oksana Kowaltschuk


Nenhum comentário:

Postar um comentário