sexta-feira, 31 de janeiro de 2014

EUROMAIDAN SOBREVIVEU À NOITE DE MAIOR FRIO - 21 GRAUS NEGATIVOS

Algumas dezenas de manifestantes permanecem no ar gelado.  A maioria tenta se aquecer nas tendas, na Casa dos Sindicatos, na Câmara Municipal ou no Palácio de Outubro.

***

Kwasniewski, ex-presidente da Polônia: "Na Ukraina começa a decadência do poder. Eu penso que a visita do presidente ao Conselho é porque ele teme, se a maioria ainda está do seu lado. Como perdeu votos no Partido das Regiões, foi disciplinar, assustar, chantagear. 
E isto não são apenas os oligarcas, mas também as instituições respeitáveis como o exército, a milícia, os tribunais. Pessoas que até recentemente executavam ordens do governo querem, no mínimo, a neutralidade. 
A desintegração é perigosa. Ela pode forçar Yanukovych ao cenário de força ou concessões.
Rússia já declarou que somente depois da formação do novo governo, ela poderá fornecer ajuda financeira. Isto significa que, se o governo for formado pela oposição, Rússia não ajudará. A UE deve encontrar recursos para apoiar Ukraina.
O novo primeiro-ministro poderia ser Petró Poroshenko, ele tem grande autoridade perante a oposição e, também poderia trabalhar com o Partido das Regiões. Mas, ao mesmo tempo ele cooperou com o Partido das Regiões, esteve até no governo Azarov", disse Kwasniewski, acrescentando que os ukrainianos devem resolver sozinhos.

***

Em Kyiv, no Maidan começaram construir pequenas casas de madeira para que sejam os pontos de aquecimento.


Em Kyiv, durante a noite, segundo vários relatos, queimaram de 17 a 23 carros. Os ativistas dizem que os carros que foram queimados tem numeração de Lviv ou Ukraina Ocidental. O carro de Andrii Kharkhalis, produtor do canal de TV - CTB foi queimado. Ele tinha numeração de Lviv.
No Ministério do Interior dizem que, pelo nº 102, de diversas regiões de Kyiv comunicaram sobre incêndio de 17 carros. Apenas quatro não tinham registro de Kyiv.
Já o Serviço de Estado de situações emergenciais informou que 23 automóveis foram queimados ou danificados. 
Anteriormente apareceu na Internet a lista de carros que participaram do Automaidan ao "Myzhyhiria".
(O problema é que as pessoas moram, geralmente, em apartamentos pequenos. Nem sempre têm garagem - OK).

***

Mulheres do Euromaidan - de meninas de escola às vovozinhas, fazem tudo o que a revolução necessita: ajudam construir barricadas, racham gelo nas ruas, trazem comida e chá aos ativistas, rezam para que haja paz.

***

"Vocês não congelaram nos diversos Maidan e não perdiam seus melhores filhos, para que Yanukovych substitua o governo Azarov por outro corrupto". - diz a declaração de Yulia Tymoshenko.

*** 

As balas de borracha apenas podem ser disparadas nas extremidades dos membros superiores e inferiores. Ex vice-ministro Gennady Moskal afirma que durante a dispersão dos protestos a polícia usou de meios especiais contrárias às diretrizes. Ele confirma que sabe os nomes dos funcionários do Ministério do Interior que torturavam os manifestantes detidos.

***

O primeiro vice do ex primeiro-ministro, Serhii Arbuzov desempenhará as obrigações de primeiro-ministro até a indicação do novo primeiro-ministro e formação do governo. Várias pessoas já disseram que não haverá outra pessoa indicada e vai ficar assim como está.

***

O assim chamado projeto de lei "Sobre reféns" aprovaram por meio de chantagem, trapaças e "knopkodavstva" (Não achei a tradução desta palavra. Ela significa que um deputado vota por si e mais pelos amigos do partido, ausentes, cujos botões ele consegue pressionar, o que é contrário à Constituição. O governo sabe, até incentiva, porque tal procedimento e sempre a seu favor. - OK)
A oposição diz que foi o mesmo cenário adotado em 16.01.2014 quando, usando coerção, fraude e trapaças, os regionais, comunistas e alguns independentes aprovaram a lei da anistia mas, na verdade "a lei dos reféns".

A oposição anuncia que "a responsabilidade pessoal pela violação das normas constitucionais tem Viktor Yanukovych. Ele, pessoalmente veio ao Parlamento, reuniu-se por um bom tempo com o seu partido e, através de chantagem e intimidação forçou seu partido que balança à beira da divisão, voltar à sala de sessões e realizar a aprovação da lei "sobre reféns", apesar da falta de votos".

"Hoje, todas as máscaras caíram e para todos ficou claro que o governo, em vez de uma solução pacífica para crise, e restauração do parlamentarismo, continua a escalada de conflitos e falsificação de leis" - dizem na oposição

No partido das Regiões saudaram a adoção sobre "anistia" e afirmaram que os líderes da oposição bloqueiam uma solução pacífica para o conflito".

***

Ameaças de Yanukovych:
Rebak, o presidente do Parlamento, admite que Yanukovych falou na reunião do dia 29 ao Partido das Regiões que, no caso dos deputados não encontrarem solução para crise, ele terá que dissolver o Parlamento.
Anteriormente, muitos deputados do Partido das Regiões estavam dispostos a apoiar o projeto da oposição que propunha anistiar todos os detidos sem quaisquer condições.

Tradução: Oksana Kowaltschuk

Nenhum comentário:

Postar um comentário