domingo, 31 de março de 2013

UCRÂNIA AMEAÇADA PELA ESCASSEZ DE MOEDA



Escassez da moeda é uma séria ameaça para a independência da Ukraina.
Tyzhden (Semana), 11.03.2013
Volodymyr Lanovyi

Este ano Ukraina não tem moeda em quantidade necessária para satisfazer as obrigações estrangeiras. Nós não temos o dinheiro necessário para pagar, de acordo com a programação, as dívidas externas.



  



Não há dólares suficientes para apoiar a demanda doméstica. Do mesmo modo não há quaisquer evidências que sugiram que o saldo de pagamentos de 2013 pode ser levantado com um menor deficit que no ano passado. Com esta falta de moeda nós somos vulneráveis à pressão da Rússia, que exige a nossa entrada na União Aduaneira. Todos compreendem que isto é uma séria ameaça à nossa independência, e em perspectiva aos direitos soberanos de entrada em relações internacionais. E o país que não tem entrada direta às relações internacionais, não é um Estado de acordo com as normas do direito internacional. E terá que resolver todas as questões através de outro país..

O segundo componente da nossa vulnerabilidade - é que "Naftogaz da Ukraina" permanece insolvente e sua insolvência apoia-se no aumento do capital do mercado de títulos públicos. Há credores interessados, aos quais estes títulos são necessários, já que no caso de falência do Naftogaz, que inevitavelmente se aproxima, seus ativos podem caber àqueles que concentram em suas mãos os papéis. Sabemos que nesta direção ativamente trabalham os bancos russos. Depois da passagem do sistema ukrainiano do transporte de gás às mãos do Gazprom, nós esteremos impossibilitados de conduzir qualquer diálogo com eles sobre o preço do gás natural e da remuneração russa pelos serviços de seu transporte pelo nosso território.

Diminuem rapidamente as reservas de ouro do Banco Nacional da Ukraina: no ano passado elas eram de USD 25 bilhões. Principalmente em abril de 2011 Mykola Azarov (Primeiro Ministro) gabava-se com o máximo de 38,5 bilhões de USD. Mas ele não especificava que eram ingressos de crédito. Alie-se a isto a estrutura desconhecida das reservas internacionais. Com a última publicação dos dados em 2008, na forma líquida havia apenas 0,5 bilhões de USD de reservas internacionais, mais 15 bilhões - em outra moeda livremente conversível, o restante - na forma de títulos. Porquanto o Banco Nacional, desde então vendeu, principalmente, dólares e não títulos, então não há nenhuma razão para supor que a estrutura das reservas internacionais melhorou. Assim, podemos supor que, atualmente, há no máximo, em moeda livremente conversível, mais da metade de todas as reservas.

Não pode haver taxa de câmbio artificialmente inventada e apoiada pelo Banco Nacional. Mas até mesmo todas as reservas representam apenas 90% das dívidas externas baratas. Se compararmos a parte líquida das reservas internacionais do Banco Nacional, as quais eu estimo em 12 - 13 bilhões de USD com os pagamentos da dívida externa que o Estado deve assumir até 2014 e, além disso, cerca de 10 bilhões de USD que a população compra anualmente, então podemos ver, que até para estas primeiras necessidades não há liquidez suficiente. Três meses atrás as agências internacionais reconheciam Ukraina como país que se encontra em estado a beira da falência.

Quais as principais razões da diminuição de nossas reservas externas? Primeira - está acontecendo aumento do déficit em conta corrente em ritmo veloz: em 2009 ele estava em 1,75 bilhões de USD, e de acordo com os resultados de 2012 - 14 bilhões de USD. Nós já superamos o nível da crise de 2008. Segunda razão - retomada pelos bancos ukrainianos de créditos do exterior, que foram concedidos a eles nos turbulentos anos 2005 - 2007. Grandes somas vinham para Ukraina, até as instituições financeiras decidiram que podiam aqui trabalhar com seriedade, e compravam nossos bancos a preços inflacionados. Agora eles perceberam o seu erro e retornam o dinheiro do mercado ukrainiano às estruturas maternas. Anualmente deduzem 2 -3 bilhões de USD. Começando em 2008, eles já devolveram 13 bilhões de USD. E isto é um sinal muito ruím. Quando no Banco Nacional declaram que reduzem a dependência do dólar e citam como exemplo, que o endividamento das instituições ukrainianas diminuiu em 13 bilhões de USD, então eu quero dizer que eles existem para ter dívidas, e não para devolvê-los. Pelo contrário, é necessário que os bancos expandam a base de crédito, atividades operacionais, investimentos, e não reduções. Isto é, aqui como sempre, parece positivo, aquilo que é realmente negativo.



Mais um motivo - a desconfiança dos cidadãos à "hryvnia" (moeda nacional) e do sistema bancário do Estado, evidenciado pelo fato, que atualmente os ukrainianos resgatam acima de 10 bilhões de divisas. Quando haverá confiança? Somente quando não houver obstáculos para livre conversão da "hryvnia" para dólar e vice-versa. Sem quaisquer restrições e condições. Exemplo, aos bancos conceder empréstimos em dólares. Quaisquer restrições impostas em relação ao dólar, levam ao fato da descrença à moeda nacional e compram a estrangeira.

O que é preciso fazer para resolver o problema nas condições atuais? É indispensável alterar as regras, procedimentos, políticas em seus diversos componentes. Não proibir empréstimos em dólares, no entanto os bancos devem assumir os riscos cambiais, implementar seguros adequados às operações. Não pode haver taxa de câmbio artificialmente inventada e apoiada pelo Banco Nacional. Se as pessoas compram mais dólares que vendem, então a moeda está barata. Afinal, se a taxa de câmbio do dólar no país tiver um valor de mercado equilibrado, comprarão menos.



Mas a questão, é claro, é da política econômica e financeira do Estado. Não pode haver meios para cálculos de câmbio, se temos dívidas e o governo assume novamente o déficit orçamentário. Uma tarefa importante também é a importação de gás russo e melhorias da situação financeira do Naftogaz. É necessário deixar  de subsidiar os preços de gás para os consumidores industriais. Afinal, enquanto nós artificialmente rolarmos quantidades extras de combustível manteremos, por conta de todo o país, por exemplo, 2 - 3 mil trabalhadores da indústria química. Isto só retarda a economia. Nós precisamos criar um ambiente de negócios pelo qual as empresas estrangeiras venham para Ukraina, e não fujam. Aqui existirão filiais das mesmas estrangeiras, que produzirão os mesmos bens que agora importamos, o que aumentará a demanda pela moeda. Além disso, apenas um ambiente favorável para o empreendedorismo pode estimular as exportações de produtos elaborados na Ukraina, produtos com alto valor agregado, o que irá aumentar o fluxo da moeda.

O que acontecerá este ano? Eu tenho a impressão que o governo vai pelo caminho da deflação. Eles não conseguirão recursos nem no mercado externo, nem no interno. Pelo menos não antes de maio ou junho, quando ocorre o pico de pagamentos externos.

Tradução: Oksana Kowaltschuk

quinta-feira, 28 de março de 2013

HOLOKOST: O Inferno na Terra - 2ª Parte

LEMBREMOS DE VINNYTSIA - 2ª PARTE
Antin Drahan


LEMBRAM COMO BRAMIU O TERROR
 Na memória recente de milhões de pessoas da escravizada Ukraina  havia três vezes amaldiçoado o faminto ano de 1933. Ainda não foram esquecidas as pessoas inchadas de fome e milhares de outros de pele e osso vagando nas ruas e estradas. Os funcionários dos cemitérios não venciam enterrá-los. Contam que vinham nas casas buscar o cadáver do pai, com sinais de morte pela fome, e para não ter que voltar um ou dois dias depois levavam também os já inchados, mas ainda vivos a mãe e os filhos. Porque quem começava inchar não tinha mais salvação. E, que auxílio poderia receber numa aldeia onde até as cascas das árvores já estavam roídas...

Tudo isso ainda permanecia na memória da população ukrainiana quando nos anos 1936-1937-1938 sobreveio mais uma terrível prostração de terror bolchevique. Na realidade ninguém sabia nem o dia, nem a hora, quando até sua casa viria o "corvo negro", o carro preto e fechado da NKVD, no qual desapareciam para sempre, milhões de pessoas. O "corvo negro" chegava na casa do trabalhador comum, trabalhador do "kolkhoz", ou ainda de assim chamadas pessoas da "inteligência", frequentemente à noite. Os agentes da NKVD realizavam uma busca ou não, ordenando aprontar-se para sair. Era última vez que os familiares viam seu ente querido. Todos os aprisionados o eram sob alegação de serem "inimigos da nação". O motivo imediato do aprisionamento do suspeito - e suspeitos, naqueles tempos de opressão stalinista eram dezenas de milhões - podia ser um cartão de parentes da Polônia ou outro país, às vezes encontrado durante a busca, uma cruzinha ou um missal. Em muitas ocasiões aprisionavam devido à denúncia sem nenhum fundamento.


 
foto 4:  Médicos estrangeiros estabelecem o modo do assassinato.


Essa terrível onda de aprisionamento durou até a explosão da II Guerra Mundial e, dificilmente deixou na Ukraina uma família que não contribuísse com uma vítima ao terror bolchevique. As prisões estavam transbordando de condenados sem julgamento, acusados de "inimigos da nação" porque a sanguinária cúpula de ditadores do Kremlin, encabeçada pelo tirano Stalin, condenou a nação inteira como "inimiga da nação". Ao mesmo tempo ninguém dos aprisionados não só não sentia nenhuma culpa, bem como não poderia tê-la contra tão bárbaro regime. Eram em sua maioria simples trabalhadores, cujo ideal era um só: poder viver e criar seus filhos. Por este ideal entregaram toda sua dedicação, suando camisa nas fazendas coletivas ou fábricas de propriedade estatal. Alguns dos infelizes foram aprisionados sob a alegação de sabotagem, porque a porca da fazenda coletiva não pariu o número de porquinhos previstos no demente plano qüinqüenal de Stalin; outros porque morreu o cavalo da fazenda coletiva. Porém, a maioria foi aprisionada sem nenhum motivo declarado.

Após esses aprisionamentos em massa os familiares tentavam ajudar os seus de alguma forma. Em desespero tentavam conseguir justiça para eles mas, no sistema vigente até esta busca era considerada crime. Durante dias inteiros rondavam os muros das prisões, dirigiam-se à administração da NKVD e, na sua ingenuidade escreviam até para Stalin pedindo-lhe que ajudasse encontrar e libertar seus familiares. Mas, para 99% respondiam que os aprisionados foram condenados como "Inimigos da nação" e enviados para distante degredo "Sem direito a correspondência". Quase dez mil desses "inimigos da nação" foram encontrados com mãos amarradas atrás e crânio perfurado, nas sepulturas coletivas em Vinnytsia".


TESTEMUNHO DE FAMILIARES

Ao pavoroso extermínio da nação ao qual se permitiu o poder dos ocupantes comunistas de Moscou na Província de Vinnytsia, nos anos de 1936-1939, e que constitui somente fragmentos do contínuo "holokost" ou extermínio da nação que aquela ocupação, em diversas formas, continuamente, pratica na Ukraina até os dias de hoje opõem-se os depoimentos claros e coerentes de familiares das vítimas daquele terror: esposos, pais, mães, irmãos e irmãs, e que foram declarados perante a comissão das escavações das sepulturas. Apresentamos alguns desses depoimentos.


OLEKSANDRA PRUSAK, da aldeia Verkhivtsi, região de Bars'k:
Meu marido Ivan Prusak, nascido em 1898, até 1937 trabalhava na fazenda coletiva de Verkhivtsi. Até 1929 ele era proprietário, tinha aproximadamente 6 hectares de terra e três vacas. Em 1929 foi obrigado a entregar seus bens para a coletivização. Até 1937 nunca foi aprisionado ou suspeito de quaisquer crimes. Em seis de abril de 1937, durante os trabalhos no campo foi pego pelos milicianos e levado à NKVD em Baru. Não consegui saber os motivos de sua prisão. Perguntei para Kyiv e Moscou e de lá recebi resposta - procurar informações na NKVD de Vinnytsia. Para minhas indagações em Vinnytsia em 1938 recebi informação que meu marido foi exilado por 10 anos na Sibéria, sem direito a correspondência. Quanto tempo meu marido ficou em Vinnytsia não sei dizer.
Hoje, no antigo local da NKVD (pomar frutífero) eu reconheci o casaco de meu marido. Erro não pode haver - reconheci-o pelos remendos que eu mesma fiz. Por isso penso que o seu corpo também está enterrado neste local. Simultaneamente com meu marido, em nossa aldeia, foram aprisionadas mais onze pessoas cuja sorte até agora é desconhecida." Vinnytsia, 29 de julho de 1943. 
 
foto 5: Comissão internacional médico-forense no local de valas escavadas em Vinnytsia  

MARIA MADII, da aldeia de Verkhivtsi, região de Bars'k, testemunhou:
"Meu marido Ivan Madii anteriormente ao "rozkurluliania" (Ato do governo soviético de tomar a terra de quem possuía um pouco mais e doá-la a quem tinha menos - OK) trabalhava por conta própria em seus dois hectares de terra. Durante o "rozkurkuliania"  nós recebemos mais um pouco de terra. Depois fomos obrigados entregar tudo para fazenda coletiva. Em abril de 1937, à noite, a milícia pegou meu marido em casa e mandou-o para Baru. Motivos do aprisionamento não forneceram. Quando fomos buscar notícias em Vinnytsia, a mim e a minha filha disseram que ele foi exilado por dez anos.
Hoje, no antigo local da NKVD eu reconheci, com precisão, o casaco do meu esposo". Vinnytsia, 29 de junho de 1943.

AGAFIA USOVA, da aldeia Tofelivka, região de Chulensk:
"Em primeiro de janeiro de 1938 meu marido, Mykola Usov, à tardinha retornava do trabalho quando foi aprisionado na rua por quatro agentes da NKVD e mandado para Chulensk. Simultaneamente foram levadas mais sete pessoas de nossa aldeia. Após efetuarem a prisão vieram agentes da NKVD até a nossa casa e reviraram tudo no seu interior. Demonstraram especial atenção para correspondência de meu esposo, mas também procuraram armas. Como resposta sobre o motivo da prisão disseram que meu marido estava sendo acusado de atuação criminosa. Não forneceram nenhuma prova ou evidência e não deram atenção às minhas perguntas. E, até com brutalidade, declararam que eu mesma devia imaginar a impossibilidade da libertação de meu esposo. Passado meio ano, minhha casa foi invadida pelos agentes da NKVD que vieram pegar as roupas de meu esposo.
Em Chulensk meu esposo ficou apenas um dia, foi levado para Haisyn. Com sorte consegui saber que em fevereiro de 1938 ele foi transferido para Bratslav, depois para Vinnytsia. Em março de 1938 fui para Vinnytsia e procurei a NKVD. Dali fui expulsa e disseram-me que nada sabiam a respeito de meu esposo. Então eu acreditei que meu esposo foi exilado para Sibéria. Aqui, na repartição da NKVD achei alguns objetoss seus e peças de roupa: casaco, saquinho de pão, duas camisetas e duas camisas. Agora estou convencida que meu esposo faz parte dos liquidados animalescamente". Vinnytsia, 1º de julho de 1943.

MARIA ANTONIUK, da aldeia Polovi-Berlyntsi, região Murovano - Kyrylivtsi.
"Em 20 de junho de 1938 a NKVD aprisionou meu marido, trabalhador da fazenda coletiva Stepan Antoniuk, com 46 anos de idade. Ele foi levado a noite, diretamente da cama e transportado para Kopai-Horod, onde permaneceu por seis dias. Para onde foi levado depois, não sei dizer. Simultaneamente foi aprisionado outro trabalhador da fazenda coletiva, Statnek, que na repartição da NKVD teria dito que ambos eram espiões. Após isto, durante seis meses não tivemos notícias sobre nossos maridos. Então, com a esposa de Statnek escrevemos para Moscou. Transcorrido um mês fomos chamadas para Kopai-Horod, para NKVD, para nós nos inteirarmos do assunto dos "inimigos da nação" aos quais pertenciam nossos maridos. Foi nos dito que eles foram exilados para Sibéria por dez anos, onde deveriam trabalhar na exploração da madeira. Isto é o que foi dito. Tenho certeza absoluta que, nem meu marido nem Statnek não tinham culpa, nunca se ocuparam com assuntos políticos.
Nas sepulturas coletivas, no local da NKVD em Vinnytsia, hoje encontrei a camisa de meu esposo que reconheci com convicção porque fui eu que a costurei. Agora eu sei que meu marido não foi enviado para Sibéria, mas foi fuzilado em Vinnytsia".   Vinnytsia, 2 de julho de 1943.

HALYNA HRUSHKIVSKA, da aldeia Horodnytsi, região Nemerivskyi.
"Em outubro de 1937 meu pai, trabalhador da fazenda coletiva, Petro Hrushkivskyi com 65 anos, foi aprisionado pelos agentes da NKVD em Bratslav. À minha mãe declararam que ele era "inimigo da nação". Eu tenho certeza que meu pai, que nunca frequentou escola, nunca se ocupou de política. Duas semanas papai permaneceu em Bratslav, depois foi levado para Vinnytsia. Minha mãe ia, diariamente, até o NKVD de Bratslav saber notícias até ser informada da transferência. Em Vinnytsia nós não tínhamos coragem de procurar notícias. Desde o dia da prisão nada mais soubemos. E também nada foi informado sobre outras dez pessoas da nossa aldeia aprisionadas concomitantemente com papai.
Eu li nos jornais sobre a abertura das sepulturas coletivas em Vinnytsia e soube que uma vizinha achou aqui peças de roupa do marido. Por isso eu vim aqui e no local da NKVD, entre os objetos encontrei o gorro de meu pai. Ele era grande e eu o reformei, portanto pude reconhecê-lo com precisão. Agora eu sei que meu pai foi morto pela NKVD". Vinnytsia, 03 de julho de 1943.

NADIA HONCHAR, da aldeia Stupievke, da região Murano-Kyrylivskyi:
"Em dezembro de 1937 dois agentes da NKVD fizeram uma busca em minha casa. Procuravam armas e documentação sobre atuação criminosa. Não achando nada aprisionaram meu esposo Paulo Honchar, 30 anos, e mandaram num veículo de carga para a NKVD de Baru. Os motivos do aprisionemento não me falaram, nem para meu marido. Naqueles dias eu estava doente e não podia, pessoalmente, averiguar onde estava meu marido. Duas semanas depois meu pai foi até Baru. Na prisão foi informado que meu marido já tinha sido mandado para Nova Terra. Quando isso aconteceu e onde ficava essa Nova Terra não esclareceram. Após transcorrido um mês eu procurei saber sobre meu marido e recebi as mesmas informações que foram dadas a meu pai.
Devo dizer que até a presente data eu pensava que meu marido encontrava-se exilado na Sibéria desde 1938. Hoje, no local da NKVD, encontrei partes das roupas de meu esposo e também seu casaco que reconheci pelos remendos que eu mesma costurei. Agora estou convencida que entre os assassinados está meu marido".  Vinnytsia, 05 de junho de 1943.

Foto 6: Procuram parentes entre os cadáveres desenterrados.

HANNA HODOVANETs, da aldeia de Mykhailivka, região Murovano -Kyrylivskyi:
Em 3 de janeiro de 1938 meu marido Kassian Hodovanets, nascido em 1886, durante o serviço na estação de Kopai-Horod foi aprisionado pelo membro da "silrada" (associação da aldeia) e pelo miliciano de serviço na estação. Pegaram seu passaporte (identidade) e mandaram-no, primeiramente para Mykhailivka e, finalmente, em 3 de março de 1938 - para Vinnytsia. Tudo isso eu fiquei sabendo de diversos conhecidos que, acidentalmente, foram testemunhas do aprisionamento.
Posteriormente meu filho Vassel, conversando com um trabalhador da fazenda coletiva de Mykhailivka, soube que o mesmo foi chamado para interrogatório sobre meu marido em Murovano-Kyrylivtsi, perante representantes da NKVD para região. Perguntaram se meu esposo rezava e por que em nossa casa havia tantos ícones. Revelou-se que esses fatos e também que meu esposo não compareceu ao trabalho em dia santificado constituíram o motivo de seu aprisionamento.  No final de abril de 1938 eu fui informada no órgão da NKVD de Vinnytsia que meu esposo fora enviado para exílio distante, sem direito a correspondência. Algum tempo depois dirigi-me ao promotor da província e dele recebi as mesmas informações. Então escrevi uma carta ao próprio Stalin pedindo para libertarem meu marido. Em 3 de maio de 1938 recebi do promotor Geral da SSSR, Vyshynskyi, o comunicado de libertação. Mas, meu marido não voltou.
Em 24 de junho de 1943, entre as roupas desenterradas no território da NKVD eu reconheci sua camisa, que eu mesma costurei, paletó com bolsos azuis que eu preguei e uma bota com ferradura especial na parte posterior que encomendei ao ferreiro em Kopai-Horod. Estes objetos eu mandei ao meu marido na prisão. Agora eu penso que ele nunca foi exilado, nem libertado. Foi assassinado em Vinnytsia".  Vinnytsia, 8 de julho de 1943.

IAVDOKHA IAVNYCH, da aldeia Voznivtsi - região de Stanislavchyk:
Em 6 de janeiro de 1937, após uma busca sem resultados, os agentes da NKVD, e com a presença de dois entendidos (Pessoas que acompanhavam os agentes da NKVD por ocasião das buscas, como testemunhas para a relação dos bens, etc. - OK) aprisionaram meu marido, Vassyl Yavnych. Na ocasião ele tinhha 40 anos e era trabalhador da fazenda coletiva. Somente depois fiquei sabendo que o consideraram culpado devido a correspondência com parentes que residem em Halychyna (Ukraina Ocidental). Meu marido era natural da Ukraina Ocidental, da aldeia Lysok, dos arredores de Zhedachiv. Em Stanislavchuk ficou apenas alguns dias, depois foi levado para Vinnytsia. Quando, após um mês fui até a prisão da cidade de Vinnytsia, disseram-me que meu esposo foi sentenciado para 10 anos de exílio, sem direito a correspondência, e que já foi enviado ao local determinado. Escrevi várias vezes para Moscou em nome de Stalin, Kahanovych e outros dirigentes e recebi de todos a mesma resposta que meu marido foi condenado a 10 anos de exílio. Hoje, 20 de julho de 1943 eu reconheci no antigo pomar da NKVD o paletó de meu marido pela originalidade dos botões. Penso que meu esposo não foi exilado, mas jaz aqui, entre os assassinados".   Vinnytsia, 20 de julho de 1943.


OLENA OLKHIVSKA, de Vinnytsia:
"Em novembro de 1937 a NKVD aprisionou, em casa, meu marido Petro Olkhivskyi. Ele era ukrainiano e trabalhava na fabricação de pão. No dia da prisão fizeram uma busca em nossa casa e levaram todos os seus documentos. Posteriormente fui várias vezes até a prisão da NKVD mas nunca pude entrar. Após uma semana fui até a prisão municipal para a qual meu esposo foi transferido, mas lá também não foi permitida minha entrada. Somente depois de um mês tive a sorte de deixar para ser entregue um paletó e botas de feltro, mas vê-lo pessoalmente não permitiram. Então me comunicaram que ele foi enviado para o longínquo Norte, por 10 anos, sem direito a correspondência. A acusação de "inimigo da nação" foi o motivo da prisão. De verdade meu marido nunca dedicou-se a política. Talvez tenho sido denunciado por uma judia, colega de trabalho, com a qual ele discutiu certa vez.
Quando começaram abrir as sepulturas eu ia lá todos os dias e, num cadáver eu reconheci o casaco preto, botas, duas calças e uma camisa. Eu estava presente quando os cadáveres eram retirados da sepultura. Depois, nesse mesmo cadáver eu reconheci meu esposo pelo dedo mínimo torto na mão direita. Portanto não pode haver nenhuma dúvida".  Vinnytsia, 01.07.1943.
foto 7: Mulheres reconhecem seus maridos.

KATYRYNA HORLEVSKA, de Zhmyrynka:
"Entre os objetos resgatados no antigo pomar da NKVD eu reconheci pertences de meu esposo: uma camisa bordada e casaco de lã com gola de pele. Meu marido Dmytro Horlevskyi, nascido em 1888, ukrainiano, era maquinista na estrada de ferro. Foi preso no dia 13 de maio de 1938 em Zhmerenka. Recebendo a convocação para comparecer a NKVD foi até lá e não mais retornou. No dia seguinte, em nossa residência a NKVD fez busca mas nada levou. A alegação que motivou a prisão foi que ele era "inimigo da nação". Na verdade, de política ele nunca se ocupou. Três meses antes da prisão até recebeu prêmio pela boa manutenção de sua locomotiva.. Depois de duas semanas foi transferido de Zhmerenka para Vinnytsia. Cada duas semanas eu ia para Vinnytsia. Levava alguma coisa para meu marido mas nunca consegui conversar com ele. Certa vez, quando eu novamente fui para Vinnytsia, me falaram que meu esposo foi transferido para Kyiv. Fui até lá. Para as indagações sobre meu marido responderam-me que ele nunca esteve em Kyiv mas foi mandado para Sibéria, sem direito a correspondência. Agora eu estou convencida que entre os assassinados no antigo território da NKVD está também meu esposo.
Pouco antes de 1º de maio de 1937, em Zhmerenka, repentinamente foram aprisionados 60 homens, todos trabalhadores ferroviários, com idade de 37 a 50 anos. Sobre eles, nunca mais ninguém soube".  Vinnytsia, 1º de julho de 1943.


SOLOVYIOVA. de Zhetkivtsi:
"Meu esposo, ukrainiano, devido a problemas de saúde, foi obrigado a deixar o emprego de professor e trabalhava na filial do banco estatal em Zhetkivtsi. Estava com 47 anos quando, em 17 de abril de 1938, no trabalho foi aprisionado. Isto aconteceu às 12h30min, e já às 14h foi levado de trem para Vinnytsia e colocado na prisão da NKVD. Quando no terceiro dia cheguei em Vinnytsia, fui informada que meu marido foi transferido para prisão municipal. No entanto, na prisão municipal eu não consegui nenhuma notícia. Ver meu marido ou enviar algo para ele eu não consegui. Em 5 de maio de 1938, soube que meu marido foi enviado para o distante Norte, para dez anos, sem direito a correspondência. Desde aquele tempo nunca mais tive notícias sobre meu marido. Imediatamente após a prisão, em nossa habitação fizeram uma busca e levaram a espingarda de caça de meu marido, um pouco de prata que eu guardava para obturação dos dentes e uma cruz de mesa. Decorridos dois anos da prisão eu recebi ordem da NKVD para entregar toda sua roupa porque ele era - "inimigo da nação".
Meu marido nunca se ocupou de política. Sua prisão surpreendeu a todos na aldeia. Eu penso que sua prisão deu-se pelo seguinte fato: em nosso prédio veio residir um promotor, de sobrenome Felhd. Ele estava muito interessado em ocupar o prédio inteiro. A mais ou menos oito dias antes da prisão do meu esposo, este promotor pediu no banco um empréstimo de 2.000 karbovantsiv (moeda em uso) para que sua esposa pudesse ir à casa de campo. Com base nas normas bancárias meu esposo não pôde conceder o empréstimo. Penso que este fato motivou a prisão.
O jornal "Novidades de Vinnytsia" publicou uma nota sobre um lenço com monograma "A.C." Lendo esta nota eu reconheci o lenço de meu marido e cogito que ele nunca foi enviado para degredo, mas está aqui - entre os assassinados". Vinnytsia, 1º de julho de 1943.


ODARKA BILETSKA, da aldeia Sherovska.
"Meu marido, padre Leonid Biletskyi, 35 anos, foi aprisionado em 24 de setembro de 1937. Em nossa casa, a noite, promoveram a busca e confiscaram a vestimenta litúrgica, livros, banheirinha de batismo e documentos. Meu marido concluiu o Seminário em Volem e era, até 1935 pároco da aldeia Pelevy. Em 1935 a igreja em Pelevy foi fechada e meu marido foi obrigado a abandonar a aldeia. Mudamos para minha aldeia natal Hreblia, onde meu esposo trabalhava cortando lenha. Quando vieram buscá-lo, sobre o motivo não me disseram nenhuma palavra, somente um agente da NKVD gritou: "Ei você, cachorro, você já viveu muito tempo".
Inicialmente meu marido ficou na prisão junto à milícia da aldeia Sherovska, após duas semanas foi transferido para Vinnytsia para a prisão da NKVD. Quando eu quis entregar-lhe alguns objetos, só aceitaram dois lenços e uma toalha. Nem quando ele esteve preso junto a milícia, nem na prisão de Vinnytsia conversar com ele não permitiram. Quando, mais ou menos depois de um mês eu fui a Vinnytsia, soube que meu marido foi mandado para degredo. Não deram pormenores. Eu fiz um pedido para Moscou e, após meio ano fui informada através da NKVD, que meu marido foi mandado para o distante Norte, por dez anos, sem direito a correspondência.
Lendo no jornal sobre as sepulturas coletivas em Vinnytsia, eu vim até aqui para procurar roupas do meu esposo. Encontrei uma vestimenta castanho escura que eu mesma costurei e da qual até hoje possuo retalhos. Penso que meu esposo não foi degredado, mas assassinado".  Vinnytsia, 1º de julho de 1943.
8ª foto: Reconhecem os torturados pelas roupas e objetos encontrados em sepulturas coletivas.

ANTONIA, de Sherovska Hreblia:
Meu marido, de nacionalidade ukrainiana, motorista-tratorista em nossa aldeia, foi aprisionado em 26 de março de 1938 durante trabalho no campo e colocado na prisão junto a milícia. Imediatamente foi realizada uma busca em nossa casa, durante a qual foram levados apenas os documentos pessoais de meu esposo. À minha pergunta sobre o motivo da prisão, responderam-me que meus irmãos Savitski, que residiam na mesma aldeia, mantinham correspondência com o exterior. Meus irmãos nunca mantiveram correspondência com o exterior. Eles foram presos ainda em novembro de 1937 e mandados para degredo. Nós recebíamos suas notícias de Mongólia.
Meu marido ficou um mês e meio na prisão local e depois foi enviado para Vinnytsia. Quando ele estava na prisão local eu o via frequentemente, através da cerca, mas não podia conversar nem entregar-lhe nenhum objeto. Quando fui para Vinnytsia saber notícias, disseram-me que ele já tinha sido enviado para o degredo. Em resposta ao meu requerimento, após dois anos, recebi a resposta que meu marido foi enviado para o longinquo Norte, por dez anos, sem direito a correspondência. O real motivo de sua prisão eu desconheço, porém sei que ele nunca se interessou pela política. Pelo jornal eu soube das escavações das sepulturas e vim aqui. Eu encontrei a camisa que eu mesma bordei e posteriormente remendei. Nesta camisa eu reconheci, com precisão, a camisa de meu marido. Penso que meu esposo já não está entre os vivos, ele também foi assassinado".  Vinnytsia, 1º de julho de 1943.

Tradução: Oksana Kowaltschuk

LEIA TAMBÉM:


HOLOKOST: O inferno na terra – 1ª Parte

terça-feira, 26 de março de 2013

MOSAICO


Na Ukraina vivem mais pobres do que emCazaquistão e Rússia - ONU

Ukrainska Pravda (Verdade Ukrainiana), 15.03.2013

Na Ukraina 2,2% da população vive em situação de pobreza multidimensional, No Cazaquistão e na Rússia,o número é de 0,6% e 1,2% respectivamente. Sobre isso afirma o relatório de Desenvolvimento Humano do PNUD (Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento).
De acordo com o relatório, Ukraina ocupa 78º lugar entre 187 países e territórios por Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) em 2013. No topo de desenvolvimento humano em 2013 estão Noruega, Austrália e EUA. As mais baixas posições pertencem a República Democrática do Congo e Nigéria.

. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .

Às empresas norte-americanas é difícil trabalhar na Ukraina.

Ukrainska Pravda (Verdade Ukrainiana, 15.03.2013

O embaixador dos EUA John Teffet declarou ao jornal "Notícias ukrainianas" que frequentemente era obrigado a se voltar para o lado ukrainiano devido ao fato que as empresas americanas enfrentavam dificuldades. Eram tratadas injustamente pelos órgãos do governo, da administração fiscal e aduaneira. Tornavam-se vítimas de ataques comerciais e também não conseguiam receber arbitragem igual e justa nos tribunjais.

Teffet declarou que na Ukraina há problemas com investimentos e baixa taxa de investimentos estrangeiros diretos. Em sua opinião é importante a construção de um sistema judicial justo e a erradicação da corrupção.

Lembramos que de acordo com o Serviço de Estatística do Estado, o volume de investimentos estrangeiros diretos em 2012 caiu mais de 400 milhões de USD em relação ao ano anterior.

Conforme relatado recentemente pelo diretor-adjunto do BERD (Banco Europeu para Reconstrução e Desenvolvimento) na Ukraina, Graham Hutchinson declarou que a falta de confiança na proteção de seu investimento e a instabilidade do mercado ukrainiano frequentemente desencorajam os investidores estrangeiros.

. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .

33% dos ukrainianos estão prontos para participar de manifestações

Ukrainska Pravda (Verdade Ukrainiana) 18.03.2013

De acordo com a pesquisa sociológica do Centro Razumkov, no caso de maior deterioração das condições de vida será necessário sair às ruas na participação em protestos, já é de 49%. Os que acham que é melhor sofrer para não alterar a ordem no país é de 26,8%.
32,7% estão dispostos a boicotar as decisões dos órgãos governamentais; 9% no bloqueio de tráfego nas estradas e rodovias; 4,3 em tumultos de rua; 4% na criação, independente do governo, de formações armadas.

Os motivos mais frequentes para participação nas ações de protesto são: aumentos de preços de produtos essenciais 34,4%; salários não pagos 29%; cortes de empregos em algumas empresas ou indústrias 24,5%; protestos contra a tirania dos governos locais 22,6%; proteção dos direitoos da pessoa 20,9%; baixos salários 22,6%.

Somente 18,1% consideram que o desenvolvimento do país está na direção certa, 62,9 - que não. (Em dezembro de 2012 eram 21,5% e 55,5%).

Entre as instituições sociais, a de maior confiança é a igreja com 63,8% e mídia ukrainiana com 61,9%. Menos confiáveis são os bancos comerciais 17,3%; partidos políticos 20,5% e os tribuais 22,5%.

Foram entrevistadas 2010 pessoas maiores de 18 anos de todas as províncias da Ukraina, Kyiv e República Autônoma da Criméia, entre 1 e 6 de março de 2013.

Segundo os resultados da pesquisa realizada pela "Iniciativa Democrática"e Instituto Internacional de Sociologia de Kyiv, 28,5% de ukrainianos estão dispostos a participar de manifestações, no caso de serem realizadas. Em julho de 2004 eram apenas 18% dos ukrainianos dispostos a participar de protestos. (Lembramos, no final de 2004 houve a Revolução Laranja" - OK).

. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .

A oposição novamente pegou os "regionais" votando pelos amigos.

UIkrainska Pravda (Verdade Ukrainiana), 19.03.2013

O Parlamento ukrainiano, praticamente desde o início deste ano, está com os trabalhos paralisados devido aos bloqueios da oposição que luta contra o costume dos "regionais" de votar pelos amigos do partido, ausentes na sala de reuniões.

Na data de hoje houve sessão e já na aprovação da ordem do dia alguns "regionais" votaram pelos colegas ausentes.

No dia 01.03.2013 o presidente assinou a lei contra essa prática. De acordo com essa lei, ao ser verificada a violação por outro deputado, é chamado o deputado suplente para substituir o violador. Caso o suplente não esteja presente o cartão deve ser recolhido e a proposta submetida a nova votação.

No entanto, na sessão de hoje o deputado do Partido das Regiões votou com dois cartõs, segundo denunciou o deputado Andrii Shevchenko.


 Регіонал Васильєв голосує за свого брата 


Os jornalistas também conseguiram fixar na foto a "regionalista" Tytiana Bakhtieva votando em dois lugares.

 Бахтєєва голосує за сусіда

Devido a estas violações a mesma proposta foi votada três vezes.


Mas, durante a votação da segunda proposição houveram outras transgressões: o deputado Rudkovskyi votou pelo deputado ausente Onyshchenko, a deputada Liovochkina pelo deputad ausente Horiev, a deputada Irena Berezhna pelo deputado Serhii Kivalov, o qual, atualmente, ocupa o cargo de Ministro da Defesa.

 
 Опозиція контролює кнопкодавів. Фото з Твітер Dmytro Barkar
 

 Депутат Горіна голосує з різних місць. Фото Аронця
 
 

Tradução: Oksana Kowaltschuk
Fotoformatação: A.Oliynik

domingo, 24 de março de 2013

PROTESTOS POLÍTICOS NA UCRÂNIA

Arsenii Yatseniuk: Nenhum de nós nunca, em nenhuma circunstância ganhará a eleição presidencial sozinho.
Ukrainska Pravda (Verdade Ukrainiana), 18.03.2013
Mustafa Naiem

Sábado terminou a primeira onda de protestos da oposição, "Levanta-te Ukraina!", que aconteceu em Vinnytsia, Uzhgorod e Lviv. Os oposicionistas tendem a comparar "Levanta-te Ukraina!" com ações de protesto às vésperas das eleições de 2002, que também iniciaram dois anos antes das eleições presidenciais. No entanto, a diferença entre esses dois eventos é óbvia. Onze anos atrás, a oposição tinha um objetivo concreto - eleições parlamentares.

Hoje as ações da oposição parecem mais espontâneas e estão acontecendo sem o anúncio da meta final. O único assunto - grande evento final em Kyiv, no Dia da Europa, que será culminante dos eventos nas regiões.

Reação da Banková (Governo)

É significativo que aos protestos nas regiões colocam-se não apenas os oposicionistas, mas também o governo. Oficialmente, o governo classifica-as de pouca importância e marginalidade mas, em contrapartida, ativamente colocou em ação diversos instrumentos de provocação. Em todos os protestos atrás dos líderes da oposição vêm figuras de arruaceiros do bando de Volodymyr Petrov - Oleksii Durneiev e companhia. Ironia do destino, Petrov que agora trabalha ativamente com os tecnólogos da Banková, ainda nas últimas eleições presidenciais se aconselhava, por algum tempo com A. Yatseniuk (Apenas ele descobriu que o governo, dono do dinheiro, paga melhor - OK).

Hoje o objetivo do grupo de ativistas da Banková - de alguma maneira provocar os líderes da oposição para pronunciamentos ou ações que, em seguida tornam-se temas de notícias da televisão, no canal de Serhii Liovochkin, de Dmytró Firtash e de Ihor Kolomoiskyi (Os governistas são donos dos canais de televisão. Apenas um canal está no comando de um oposicionista - OK).

Yatseniuk está seguro que as manifestações realizadas ultrapassam as expectativas. Vinnytsia nunca se destacou como revolucionária, então próximo de dez mil participantes é muito significativo. Foram apenas três dias de notificações às pessoas e o governo distribuiu a desinformação (se passando pela oposição) dizendo que o evento foi adiado.  Uzhgorod estava coberto pela neve. As estradas praticamente intransitáveis. Nós tivemoso dificuldades para chegar até lá, pensamos que viriam umas 100 - 200 pessoas, mas vieram três mil. 


 Марш Вставай, Україно! в Ужгороді   
 
A Lviv, devido a difícil situação nas estradas esburacadas muitas pessoas das regiões próximas, montanhosas, tiveram dificuldades na vinda, ou não vieram. Mas vieram aproximadamente 10 mil.


 

Sendo franco, direi que a decisão para realizar as manifestações foi espontânea. Mas, agora eu entendo, que politicamente foi correto e em tempo certo. Nós sentimos que apenas as ações parlamentares não resolverão o problema. O entendimento que precisamos unir os meios de luta parlamentares com extra-parlamentares nós tínhamos há muito tempo.

O governo desafiou: prisão política de Y. Tymoshenko e Yurii Lutsenko, mudança na Constituição, incríveis poderes presidenciais, fraude nas eleições locais, roubo nas eleições parlamentares, incluíndo Serhii Vlasenko, corrupção ilimitada, completo monopólio político e econômico, destruição do judiciário. Qual será a próxima ação do governo?  Chegou a hora para sair às ruas.

O principal é que as pessoas superem o medo. Elas têm medo que virá a milícia, o Ministério Público e cada um senta-se e pensa que aguentando mais dois anos, alguma coisa muda.  "Tomara que não fique pior", muitos dizem. Este é o formato do "pântano" que Yanukovych desenha para si.

Claro que não podemos com uma ação mudar tudo no país. Mas com a combinação dos esforços da rua e do parlamento nós poderemos reverter a situação - o governo começará nos temer. Este regime tem medo apenas das pessoas. Este medo pânico vem desde 2004. Da oposição eles não têm medo.

Se nós não começarmos as ações agora, não haverá nenhuma eleição em 2015, apenas nomeação do presidente. Nós lutamos pelas eleições, pela demissão do presidente, compreendendo a complexidade da questão. Nós não podemos dar a Yanukovych a oportunidade de roubar a vitória em 2015, como ele fez em circunscrições majoritárias nas últimas eleições parlamentares.

Nossa ação vai durar dois meses. Durante esse tempo realizar-se-ão encontros com diversos grupos - jornalistas, pequenos e médios empresários (Os grandes estão todos do lado do governo - OK). O ponto culminante será a ação em Kyiv, em 18 de maio, Dia da Europa.

Tradução: Oksana Kowaltschuk

sexta-feira, 22 de março de 2013

Serhii Vlasenko: Yanukovych terá um terrível final. Mas Mubarak esperou por isso 30 anos


Ukrainska Pravda (Verdade Ukrainiana), 14-15.03.2013
Serhii Leshchenko



Proibido para sair do país, sem licença advocatícia, sem mandato de deputado. Isto para não mencionar a perda real da casa. Provavelmente há um ano, Vlasenko nem em pesadelo não poderia ter previsto o que lhe iria custar o papel de defensor de Yulia Tymoshenko. Mesmo sem imunidade Vlasenko continua com a língua afiada. Nós conversamos no escritório do partido "Pátria", onde o advogado ocupa uma pequena sala decorada com fotos de Lviv, sua cidade natal.

Se para alguns os processos na Ukraina em torno de Vlasenko - são ocasioões para piada, na Europa eles são percebidos como evidência de completa negligência por parte de Viktor Yanukovych das advertências para cessar a perseguição política.
Devido a história com Vlasenko para o Ministério das Relações Exteriores da Alemanha foi convidado o embaixador Paulo Klimkin, o qual ouviu algumas declarações desagradáveis do Comissário para Europa Oriental Antje Leendertse. Em atenção que Berlim dedica a este caso Leendertse testemunha sua importância planejando visitar Kyiv na próxima semana.

- Por onde você andou depois de perder poderes parlamentares? Disseram que esteve escondido, talvez em alguma embaixada...

- Isto são estórias. Simplesmente nós decidimos, que seria melhor do ponto de vista da apresentação da posição, para eu não comparecer no tribunal. A. Yatseniuk conhece minha atitude para com o judiciário, que é extremamente negativa. E nós decidimos, que é melhor que no tribunal não esteja eu, mas Yatseniuk e Tytarenko. Será que eu posso desaparecer? Atrás de mim há muitos observadores! Até agora enquanto nós conversamos, meu telefone está cheio de spams. Veja, 34 mensagens não lidas. Elas vem de um número. É o monitoramento eletrônico do meu telefone.
Além disso recebo telefonemas de pessoas que eu não conheço. No primeiro dia do julgamento eu, provavelmente, recebi chamada de uma centena de pessoas que não conheço, que diziam: "Oh, desculpe, eu me confundi". E houve a chamada identificada de Nova York, e depois esse mesmo número mas com código russo.
O propósito é abalar a psique. Infelizmente, comigo eles não tiveram sorte. Quando a chamada é do spam, eu não atendo. Em segundo lugar é para identificar a localização do telefone.

- Todas as decisões relacionadas a Yulia Tymoshenko recebe, pessoalmente, Yanukovych. É claro que ele não investiga os detalhes. Mas, o comando para pressionar a pessoa Yanukovych dá pessoalmente. Bem entendido, o trabalho executam Kuzmin, Portnov e Lukash.

- Eu penso que Portnov é o ideólogo de todos estes esquemas ditos legais. Tudo sobre a perseguição a Hrehorii Nymyria e todas as acusações contra mim - estou convencido, são de A. Portnov. Anteriormente eu não falava sobre isso mas, desde fevereiro de 2012 os tribunais começaram apresentar questões sem fundamento contra mim, em casos civis. Trata-se de minha ex-esposa, única pessoa que eles encontraram para usar contra mim. Esta pessoa, infelizmente, para aparecer, e por dinheiro, escreve qualquer coisa que lhe indiquem.
Agora está na moda a palavra "bulldozer". È quando o tribunal não ouve seus argumentos, mas simplesmente diz abertamente: "Para mim tanto faz o que você diz aqui. Eis a decisão do tribunal que você é culpado!". Os tribunais atuam assim em todos os casos contra a oposição: tanto nos civis como nos criminais.

- Meu trabalho no Serviço Fiscal foi acompanhado de manipulações e combinações. Eu declarei dispensa do Serviço Fiscal para permanecer como deputado. Isto não foi honestoo. Talvez tenha sido imaturidade de jovem político. E, depois, quando entendi que não era correto, eu mesmo pedi demissão do Serviço Fiscal em março de 2009, quando podia continuar até 2010.

- Quanto a Yanukovych, ninguém esperava o que aconteceu depois dele assumir o governo. Na verdade, metade da população até hoje não percebeu este cataclisma político que teve lugar em 30.09.2010, quando o Tribunal Constitucional anulou a Constituição. Tudo começou dali (Em 30.09.2010, o Tribunal Constitucional caçou as reformas constitucionais aprovadas em 2004. A partir desta data atua a Constituinte de 1996 - OK).

Shcherban insinuava que os conterrâneos queriam matá-lo

- Tymoshenko não reconhecer Yanukovych como presidente foi correto porque Yanukovych não ganhou as eleições em 2010. As eleições foram falsificadas. Apesar de que elas foram reconhecidas pelos observadores, eu tenho uma explicação lógica, baseada na comunicação com políticos e diplomatas europeus. Depois da terceira rodada em 2004 nós tivemos eleições parlamentares em 2006, nas quais venceu a oposição. Tivemos eleições antecipadas em 2007 e também venceu a oposição. Infelizmente as eleições de 2010, quando uniram-se Yanukovych e Yushchenko foram desonestas e não cumpriram as normas. Mas funcionou uma certa inércia mental.
Na primeira etapa do governo Yanukovych foi criado algo que, de fora, lembra democracia. A primeira batalha foi em 2010 nas eleições locais. E depois eles pensaram que vieram para sempre - e começaram aniquilar certas questões básicas.
 
 
- No julgamento da Tymoshenko eu considero que podíamos questionar melhor as testemunhas. Mas, nos primeiros dois dias eu fui afastado e, outros não foram admitidos na sala. Mas não havia chance para Tymoshenko porque o caso não tem nada a ver com a jurisprudência. Kuzmin lançou, e outros apoiaram a idéia de que a proteção de Tymoshenko é politizada. É claro, nós usamos argumentos jurídicos, sabendo que eles não seriam aceitos pelo tribunal. Mas nós preparávamos argumentos jurídicos para o Tribunal Europeu dos Direitos Humanos.
- Kuzmin chegou a pedir um cargo para Tymoshenko quando ela era ministra. Ele veio duas vezes conversar com ela durante a campanha de 2009 e contou que o presidente Yushchenko queria obrigá-lo a abrir uma questão contra Tymoshenko culpando-a pelo assassinato de Shcherban, mas ele estudou todos os autos e lá não há nada contra ela.
- Esta questão é complicada. Na verdade procurar quem encomendou a morte de Shcherban não é trabalho da proteção. Eu conheço cinco versões do assassinato. Hoje, estudando os documentos, encontrei mais uma. No dia do assassinato, 03.11.1996, Shcherban voltava de Moscou, da festa de aniversário de casamento de J. Kobzon. A festa aconteceu no hotel "Redysson Slavyanskaya". No mesmo dia às 5:00horas da tarde, isto é, depois de quatro horas e meia do assassinato de Shcherban, em Moscou mataram o proprietário do hotel "Redysson Slavyanskaya" Pol Teitum.
Teitum e Shcherban eram amigos, eles ajudavam um ao outro. Falam que Teitum conseguiu um empréstimo americano para Shcherban, de 50 milhões de dólares, com garantias estatais.
- Eu estou intrigado com as coincidências de Volodymyr Shcherban (um parente de Yevhen Shcherban). Ele, de repente, uma vez na vida não foi ao futebol e neste dia morre, vítima de uma explosão criminosa Alik Grek. No dia em que Mamot veio e disse a Shcherban que DSI deve ganhar 110 milhões de USD ele é morto no pátio de sua casa (DSI é uma das maiores multinacionais que ocupa cargos-chave na indústria de aço na região Central e do Leste Europeu.
Em 02.10.1996 Volodymyr Shcherban é destituído do cargo de presidente do Conselho Regional. Segundo suas próprias palavras ele começa a divisão dos negócios com Yevhen Shcherban e, exatamente, um mês depois Yevhen Shcherban morre. Dois dias depois o filho de Volodymyr Shcherban recebe, das contas da falecida esposa de Yevhen (morreu no mesmo acidente) dois milhões de dólares.
- Mas eu repito - eu não sou investigador e não pretendo dizer que estas versões são verdadeiras.
- Eu acredito sinceramente que Shcherban e Lazarenko não tinham conflitos sérios entre si. Yevhen Shcherban era conselheiro de Lazarenko e o senhor viu sua entrevista na TV. Esta é apenas uma parte. Yevhen Shcherban, nesta entrevista insinua com transparência, a pessoa que gostaria matá-lo.
E são pessoas desta região. E esta versão aparenta ser mais lógica. Lazarenko não recebeu quaisquer preferências a partir da morte de Shcherban. E as relações comerciais de gás foram construídas satisfatoriamente para DSI como para CEE (empresa da Tymoshenko)
- Yulia Tymoshenko não tem nada a ver com o assassinato de Yevhen Shcherban. Tymoshenko não tratava sobre assuntos de gás na região de Donetsk. Com esta função ocupava-se Oleksandr Hravets.
- Mas eu considero muito interessante a situação do senhor Kyrychenko (atualmente reside nos EUA-OK). E, mesmo na versão da procuradoria há claramente a suspeita de que Kyrychenko é cúmplice. Porém, eu recebi a resposta de que os promotores decidiram não tomar medidas contra ele. Ao mesmo tempo, nós sabemos que o Senhor Kyrychenko, de repente começou cooperar com a investigação. Sobre isso declarou sua esposa Isabella, que foi tomada como refém, pela procuradoria, em sua visita a Ukraina. (Kyrychenko também cooperou com os procuradores nos EUA, no julgamento de Lazarenko, evitando assim sua prisão - OK).
Sobre as condições da prisão - Tymoshenko:
 
- Na enfermaria da prisão e outras instalações anexas, incluindo sala de tratamento, havia câmeras de vídeo. Tymoshenko não tinha privacidade nem por um minuto durante 24 horas. Certo dia eu com Tymoshenko, Plakhotniuk e Sas estávamoos na sala de reunião com advogados, e Tymoshenko resolveu ler um dos seus apelos. Em menos de três minutos, e segundo a lei sala de reuniões com advogado não deve ser vigiada de nenhuma forma, entram três guardas dizendo: "Se você continuar falando sobre temas políticos, nós suspenderemos a reunião". Nós, apesar de sentados, quase caímos. Eu perguntei: "Prezados, como é que vocês sabem o que nós falamos?". - "Mas... nós..."
- Em toda parte havia filmadoras. E imaginem que dentro da enfermaria havia guardas. Quando ela dormia, ao seu lado havia uma mulher-guarda. Quando Tymoshenko ia comer, atrás dela vinhah a guarda; quando lia um livro, a guarda olhava o que ela lia, Tymoshenko escreve, a guarda olha o que ela escreve... E isto todos os dias.
- Segundo o Código Penal da Ukraina cada prisioneiro tem direito a ilimitado número de telefonemas, com duração também ilimitada. Único preso que não tem esse direito é Tymoshenko. Quando morreu seu sogro, Gennady A. Tymoshenko, que era pessoa muito chegada a Tymoshenko, nós precisamos brigar durante 4 horas com os penitenciários para que Yulia pudesse expressar suas condolências à viúva.
- Quanto à entrega de alimentos - somente entregamos o que não é proibido. Vem da família e, às vezes dos defensores. Mas, de nenhum prisioneiro na Ukraina não se publica a relação desse material, somente da Tymoshenko...
- Talvez, por fora, isto até pareça uma gaiola dourada. Se Yanukovych acredita que as condições são luxuosas, eu sugiro que ele troque com Tymoshenko.
- Tymoshenko não conduz, suficientemente, atividade política como Lutsenko. Lutsenko, apesar de preso e isoladoo, tem direito ao telefone e pode dar entrevistas a jornalistas, fazer declarações políticas sobre questões importantes, até escreve um blog da cela.
- O que me espera não sei, é difícil prognosticar a vontade de uma pessoa. Eu devia ter sido preso, mas o governo não esperava reação internacional tão forte. Os europeus entendem que a questão não é Vlasenko, mas o que acontece com o parlamento ukrainiano.
- Sobre os danos que eu teria causado a ex-esposa é um absurdo completo. Eu estou agradecido às testemunhas que confirmaram suas justas declarações anteriores. Estas questões estão sendo falsificadas do mesmo modo que se falsificam as questões da Tymoshenko.
- Se eu fosse solicitado a dar minha opinião sobre o Acordo de Associaçãoo Ukraina-UE eu consideroo que Yanukovych fez o possível para que na Ukraina não considerassem os valores europeus. Aqui floresce o banditismo. E a Yanukovych não deve ser atribuído o Acordo com UE pelo que ele causa a Ukraina. E eu não acredito que hajam mudanças enquanto Yanukovych não quiser.
- Na sociedade cresce o nível de insatisfação pelo que aconteceu nestes três anos. Yanukovych foi muito hábil na construção desta "democracia de fachada", e na criação de uma atmosfera de intimidação. Mas, algo aconteceu e precisamos agir. Se as pessoas vêm à rua, pelo menos em pequenas quantidades, isto pode dar impulso às próximas ações. (A oposição está organizando protestos nas cidades - OK).
- A privação do meu mandato também é uma criação magistral da atmosfera de medo. Até cada um dos deputados regionais (do governo) vai pensar: "Tão rapidamente retiraram o mandato do Vlasenko. Com que rapidez me destruirão?".
Acredito que o deputado Verevskyi (governista) foi destituído de seu mandato com sua concordância. Ele teve problemas pelo fato de ser político porque sua empresa é internacional. Mas, circulam notícias de que ele recebeu compensações, isto é, construção de 18 praças na cidade de Kyiv.
- Meus amigos são arrastados como testemunhas, exigindo deles indicações criminais. Eles trabalham sistematicamente contra nós. Iniciando em fevereiro de 2012 me vinham sinais de diversas pessoas: "Seja mais suave na defesa da Tymoshenko, e tudo estará bem".
"Dê meio passo para trás, não seja tão duro nas estimativas".
- A questão não é, porque os cidadãos ukrainianos não protegem Tymoshenko. A questão é por que os cidadãos ukrainianos não protegem a si mesmo? Por que a vovozinha de Kharkiv, que recebe uma mísera pensão vem a mim, um deputado da oposição e diz "Filhinho, posicione-se contra a lei sobre a reforma das pensões". - "Sim. Não somos nós. E a senhora votou em quem, vovozinha?". - "Pelo Partido das Regiões". "E por que a senhora não vai falar com eles?". "Mas o fedido está em algum lugar distante, e você está aqui, falando conoosco, filhinho".
- As pessoas não se manifestam pelos seus direitos por muitas razões. Primeiro - a atmosfera do medo. Decepção de 2004 - segunda razão. Terceiro - as pessoas estão no limiar da pobreza. Em 2004, não importa o que nós disséssemos havia a classe média que podia, até por duas vezes no ano descansar na Turquia, o que já era norma. As pessoas podiam comprar automóveis e apartamentos financiados.
Nós, de 1991 a 2009 passamos de um país soviético a um país mais ou menos livre com renda de nível médio mas mentalmente, como sociedade, ficamos aquém. As pessoas ainda vivem no sistema socialista soviético. Como exemplo cito um amigo que diz: "E o que sua Yulia fez para nossa defesa?". Então eu digo: "Amigo, por que você não pergunta - o que você fez pela nossa advocacia?". Esta é a nossa mentalidade de consumidor.
Creio que o final para nosso presidente é assustador. Mas a pergunta é - quando. Mubarak esperou 30 anos.

Tradução: Oksana Kowaltschuk

quarta-feira, 20 de março de 2013

OLYEG KALUGUIN - Putin é uma reviravolta temporária na história

Tyzhden (Semana), 14.09.2011
Entrevistam Olena Chekan, Oleksandr Narodetskyi

Professor do Centro Americano para o estudo da inteligência (espionagem) e contrainteligência Olyeg Kaluguin fala sobre métodos stalinistas de Vladimir Putin, Igreja Ortodoxa Russa no serviço do Serviço Federal de Segurança e riscos mortais, associados com atividade política.

A vida de Olyeg Kaluguin parece uma montanha russa. Aos 18 anos devido as convicções ele foi para KGB, aos 40 tornou-se general na história da KGB. No início da perestroika abertamente defendeu a necessidade de reforma das agências, particularmente o seu catráter político e partidário, eliminação da investigação política e rigorosos relatórios diante do Parlamento, pelo que foi enviado para reserva. Foi eleito deputado da URSS. Por duas vezes foi privado de todos os prêmios estatais e todas as distinções militares.

Na Rússia, onde ele foi condenado à revelia a 15 anos de prisão, seu nome está intimamente associado com as definições de "traidor" e "desertor". Nos EUA Olyeg Kaluguin, com o americano Dave Meydzher do Serviço de Inteligência, desenvolveu o itinerário de espionagem em Washington, com o ex-diretor da CIA William Colby escreveu o cenário do jogo de computador "CIA contra KGB" e participou da criação do Museu Internacional da Espionagem.

Três pilares do governo russo
Semana: É verdade que o serviço secreto russo criou um poderoso departamento, focado na criação de lobby pró-Rússia no exterior?
- Esta idéia foi expressa por Putin já a um bom tempo e agora sob o nome de "Mundo Russo" está incorporada em várias organizações cívicas e culturais. Nesta questão, à liderança russa presta muita ajuda a Igreja Ortodoxa, que sempre esteve ao lado da KGB. Nos tempos soviéticos o governo manteve-se ao lado do Partido Comunista da União Soviética, órgãos de Segurança do Estado e o complexo militar-industrial. Agora a Federação Russa se apóia nos órgãos de Segurança de Estado, Igreja Ortodoxa e o antigo negócio que é, em grande parte controlado por estes órgãos. As grandes empresas, os empresários russos já assimilaram bem: se eles não forem amigáveis com os representantes do governo, poderão ter seus contratos rompidos, acusados de corrupção, e até mesmo assassinados.
Aspecto particular - dinheiro de falcatruas aos dirigentes do país. Estes lhes permitem, para dizer o mínimo, existir confortavelmente e, recebendo renda adicional, não viver de salário.

Um dos principais objetos de investigação russa é a emigração, porque ela, no plano quantitativo e, também qualitativo, aumentou substancialmente. O trabalho com ela sob Putin aumentou muito e, penso, não em escala menor que na URSS. Esta é uma das formas mais convenientes para jogar com os sentimentos patrióticos, e também tirar proveito de fracassos anteriores de antigos cidadãos russos em sua nova carreira, nova vida.

Gostaria de acrescentar ainda, sobre ROC (Igreja Ortodoxa Russa), que ela ocupou o nicho que pertencia ao Partido Comunista na era soviética. Não se deve esquecer de que a Igreja Ortodoxa Russa e a construção do "Mundo Russo" - é uma das fachadas, as quais agora são usadas pela inteligência russa. Através de suas paróquias no mundo todo manipula a consciência dos devotos, supostamente oferecendo apóio espiritual e moral, mas na verdade implementa aquilo que foi inspirado pelos órgãos de Segurança da Rússia.

Semana: Em particular, na Ukraina?
- Claro, o FSB (Serviço Federal de Segurança) trabalha em toda parte, em todas as ex-repúblicas soviéticas, não desperta nenhuma dúvida. Às vezes, coopera com órgãos locais e às vezes age com independência, dependendo das condições. Para eles, lá, é muito mais fácil que, por exemplo, no Canadá, Austrália ou EUA.

Penso que em todo território pós-soviético existem redes de inteligência. Nos Estados Bálticos, por exemplo, eu não tenho nenhuma dúvida. Naturalmente, na Georgia. Na Bielorússia também precisa criar algo, porquanto "Batska" (presidente Lukashenko) às vezes cria situações problemáticas. Na Ukraina, certamente tem.

Semana: Se isto significa que o FSB afeta a elite política ukrainiana, o poder e as pessoas próximas a ele?
- Sim, pode influenciar através de seus protegidos, antigos ou adquiridos. Isto denuncia-se em operações ocultas de bastidores. Órgãos de inteligência e contrainteligência sempre agem desta forma, especialmente em regiões que podem ser explosivas. Com Ukraina, Rússia sempre teve uma relação difícil. Ukraina - maior e mais desenvolvida república da URSS depois da Rússia, mas depois do término da guerra, por muito tempo vocês se opunham contra o governo soviético, e isto, para sempre deixou marca nas relações internacionais.
 
Ascensão do operativo comun - Putin.
 
 
Semana: Quais as chances de Putin nas eleições? (prezados leitores, observem a data da publicação deste artigo).
- Para hoje elas são boas, porque Rússia está em situação econômica relativamente boa. A crise mundial também a afetou, mas não o suficiente para alterar as prioridades eleitorais em outra direção. Além disso, não existe qualquer alternativa real para Putin: Medvedev é dependente, embora tente não demonstrar. Juntamente com Putin, a KGB chegou ao poder. O atual primeiro-ministro (Putin) tem nas mãos todo o aparato estatal, onde há 70% importantes funcionários de Kremlin - são os ex-funcionários da Segurança do Estado, ou informantes relacionados com o Serviço de Segurança.
Então, resumindo, eu diria que na história da humanidade não houve nenhum caso de poder, em qualquer país, que surgissem órgãos de segurança. Militares - sim, isso acontece, mas funcionários de segurança de Estado, além de, com essa história de reputação dos tempos soviéticos ou já da Rússia, - não. Aliás, este é um indicador de mentes e atitudes na Rússia de hoje. Esta é, relativamente a nova geração de Kremlin, mas a sua realidade, o hábito de ver tudo através do prisma de suspeita e desconfiança em relações às pessoas totalmente preservou-se da era soviética. Por isso, o que agora acontece lá, - um exemplo muito franco e vivo de como KGB "aperta os parafusos" no país. Na Rússia novamente começa a dominar a atmosfera de medo. As pessoas estão com medo.
 
Semana: Então os órgãos de segurança podem controlar totalmente a eleição presidencial?
- É claro, eles sempre controlaram tudo. Na URSS e na Rússia. Certa vez participei de eleições - fui deputado, e também trabalhei nas comissões eleitorais, e eu conheço todas essas tecnologias, contagem de votos, etc. E nesse sentido, pouca coisa mudou.
 
Semana: E na sua opinião, qual a diferença entre o sistema de Putin e União Soviética? Entre os métodos de governar de Stalin e Putin?
- O sistema soviético não pode ser considerado uno. Houve o sistema de Stalin, de Krushchev, de Brezhnew, de Andropov, de Gorbachev. Putin, parcialmente, retornou aos métodos stalinistas. A diferença é apenas que as repressões de Stalin eram quantitativas. Ele colocou atrás das grades e executou milhões de pessoas. Putin age seletivamente. Novamente criou na Rússia um Estado autoritário: seu regime não é tão sangrento, mas não menos criminoso que o de Stalin.
 
Semana: Alguns anos atrás, durante sua aula pública em Nova Jersey, o senhor disse que Putin nunca trabalhou nos órgãos da inteligência.
- Em nenhum serviço de inteligência ele não serviu. Isto também afirmou em seu livro Vladimir Kriuchkov, o então chefe da inteligência soviética. Aos países ditos de democracia popular - Polônia, Alemanha Oriental, Bulgaria e outros - enviavam funcionários do aparato interno, cujo trabalho era o de fortalecer os órgãos de segurança locais, mas na segurança local eles não se engajavam.
Pessoalmente eu não conhecia Putin. Ele tinha um cargo muito pequeno e não se reportava diretamente a mim. Ele era um simples "operatyvnyk" (funcionário auxiliar de órgãos da milícia que se ocupa com atividades de pesquisa e desvendamento de crimes - OK) um dos 3.000 funcionários que andavam em nossos corredores.
 
Semana: Por que Boris Yeltsin escolheu Putin como seu sucessor?
- Vou começar esta história do final. Bóris Yeltsin, poucos meses antes de sua morte, em entrevista, disse que considera como seus erros principais a guerra na Chechênia e a escolha de Vladimir Putin como seu sucessor. Por quê? O caso é que sua família caiu sob investigação por alegados crimes econômicos, e as informações apareceram na mídia. Yeltsin estava com raiva: "...que examinem, mas por que dar informações aos meios de comunicação"? Na ocasião Putin era diretor do FSB e Yeltsin pediu para cessar a campanha de difamação contra sua família. Antes de um mês o procurador geral Yuri Skuratov foi convidado para um apartamento. Lá o esperavam duas garotas. A "festa" foi filmada e imediatamente apareceu na televisão russa. Tudo foi organizado pelo FSB. Duma, vendo as "ocupações" do procurador geral, rapidamente pediu seu afastamento. Yeltsin decidiu, que Putin era exatamente a pessoa digna de confiança em tudo.
 
Semana: No ano 2000 Putin tornou-se presidente, e o senhor foi declarado traidor. Essa é a vingança dele?
- Até 1995 eu morava em Moscou, frequentemente viajava para o exterior, falava na televisão e diversas reuniões. Falava sobre atividades da KGB. Se meu comportamento fosse outro, então teria condições para permanecer nos órgãos, mas assim, fui para aposentadoria. Então, na Rússia começou o desenvolvimento do setor privado e eu, com amigos, criamos uma joint venture russo-americana em telecomunicações. Eu, como representante desta empresa, legalmente vim para os Estados Unidos. Neste momento Putin chegou ao poder, e em uma de suas aparições públicas me chamou de traidor. Ele é representante da escola da Velha KGB e este sistema nunca perdoa oposição aberta. Em resposta eu, publicamente, o chamei de criminoso de guerra pelo que ele fez na Chechênia.
E que ele, como o ex-presidente da Iugoslávia Milosevic um dia, obrigatoriamente, vão comparecer diante de um tribunal internacional e serão severamente punidos por seus crimes contra os povos do Cáucaso do Norte.
Depois disso recebi intimação para comparecer perante investigador. Conhecendo o sistema jurídico russo-soviético, não fui à Rússia e pedi autorização para residência nos Estados Unidos. Mais tarde consegui a cidadania nos EUA. A cidadania russa me deixaram mas caçaram meus títulos, todos os prêmios, aposentadoria e condenaram à privação da liberdade por 15 anos. Os EUA agora me dão proteção e oportunidade de viajar pelo mundo.
Um episódio semelhante, embora de uma forma mais leve houve no governo de Mikhail Gorbachev quando eu apresentei um projeto de reformas, primeiramente na esfera da segurança do Estado. Daí, de acordo com a determinação da KGB surgiu o decreto de Gorbachev que me privava dos títulos, prêmios, pensão , e me acusava de traição. Mas, naquele dia que eu deveria comparecer diante da procuradoria militar eu fui registrado condidato a deputado do Conselho Supremo do território de Krasnodar. Foi pura coincidência e reação de pessoas que nunca me viram, mas quiseram me apoiar. Eu recebi 1,25 milhão de votos e me tornei deputado da URSS.
Em agosto de 1991, depois do golpe, Mikhail Gorbachev me reabilitou totalmente e até me convidou para uma recepção no Kremlin. Assim me tornei seu principal conselheiro de reformas da KGB. Depois o Comitê desmembrou-o em partes: inteligência, contrainteligência, guardas de fronteira, outros. Eu acreditava, e acredito, que o único KGB era o punho mais forte, e isto é perigoso para o país.
 
Semana: O senhor acredita que um dia será possível a verdadeira democracia na Rússia?
- Democracia - olhando o que se tem em vista. Democracia russa não se aproxima da ocidental. Na FR tem apenas características formais: presença de um sistema multipartidário, eleições presidenciais, etc., mas na minha opinião, isto é simplesmente manipulação da opinião pública. Na verdade, a KGB novamente mantem nas mãos o país. Este processo parece irreversível, mas, espero que o progresso um dia virá, porque cresce a nova geração, que não está ligada às tradições soviéticas tchekistas do passado.
A juventude de hoje pode estudar onde quiser, e há oportunidades financeiras: bolsas de estudo, prêmios, viagens. O recebimento de informações objetivas forma as mentes de pessoas jovens, e eu penso que eles mudarão a face da Rússia, torna-la-ão membro da comunidade democrática. A chegada ao poder de Putin - é uma reviravolta temporária na história.
Tradução: Oksana Kowaltschuk