segunda-feira, 16 de dezembro de 2013

VOLUNTÁRIOS NO MAIDAN

Em condições extremas - pessoas famosas tornam-se voluntárias no Maidan

Ukrainska Pravda Vida (Semana Ukrainiana Vida), 15.12.2013

Kyiv revolucionário tornou-se o foco da ajuda e apoio mútuo. Diariamente, para as necessidades dos "maidanivtsi" chegam dezenas de milhares de "hryvnias" (UAH) para os caixas organizados, gestores de topo recolhem a neve, artistas estão na proteção da saúde, empresários constroem barricadas.

Dmytro Shemkiv - diretor da Microsoft na Ukraina. Inicialmente eu vinha ao Maidan em horário livre do trabalho. Depois do que vi no dia 11 de dezembro resolvi ajudar mais. Tenho obrigações éticas e jurídicas perante a Microsoft. Então pedi licença e venho ao Maidan como cidadão.

Dmytro Shemkiv

O importante que aqui não há hierarquia social. Comigo recolhem a neve um padre, um militar e algumas moças. Também servimos chá aos policiais e carregamos os seus telefones pois são pessoas como nós e também precisam avisar suas mães que tudo está bem. Sair de seus postos não podem.

Alex Zolotarev - escultor. Por vários dias eu recolho a neve para barricadas. Gostaria de ficar a noite mas tenho problemas com a perna. Eu sou a gota no oceano que mudará nosso país. Aqui eu sinto a união da sociedade. Criação de uma nação. É visto: surge uma sociedade séria. 
Recentemente estive em Viena. O próprio guia da excursão falou como os políticos são corruptos.

Alex Solotarev

Os políticos sempre são estranhos, mas eles devem desempenhar o seu papel. Nós os escolhemos para trabalhar e lhes pagamos com nossos impostos. Eles devem nos prestar contas. Eu não estou satisfeito com o ministro Tabachnyk. Ele não é profissional. Eu sou contra tal Ministério de Educação que denigre a História e a educação na Ukraina.

Atualmente as autoridades fazem tudo contra o povo, quando devia ser o contrário. É claro que não podemos protestar constantemente. Kyiv está com a vida complicada. É um sacrifício temporário. Precisamos fazer com que as autoridades compreendam que devem realizar o que a comunidade precisa. Caso contrário, para que servem? 

Oleksii Shemetiuk - arquiteto. Eu decidi ficar nas barricadas, se existem ataques ou provocações. Se está tudo calmo, eu reparo essas barricadas ou limpo Maidan.

Oleksii Shemetiuk

Quando na noite de quarta-feira começaram assaltar Maidan, eu me senti muito necessário. Interessante como foram claras e deliberadas as ações das pessoas - como um só corpo coerente. Foi exemplo de uma poderosa sinergia do trabalho social. Sinergia é fenômeno de auto-organização. Eu considero que é isto que acontece no Maidan.
O nível de consciência da nação subiu o necessário para que ela possa ignorar a necessidade de um líder e pode reunir-se por uma idéia - social, cultural e econômica, sem necessidade de liderança. Eu comecei a ter mais respeito por nossa nação e percebi que temos um futuro, apesar de longos anos de opressão. Chegou o nosso renascimento.

Masha Drahyna - poetisa, cenarista. Nos primeiros dias eu simplesmente vinha e minha presença era suficiente. Depois entendi que queria fazer algo.
Eu reparei que nas distantes barricadas as pessoas não recebiam chá quente, principalmente depois da meia noite quando há menos voluntários. Eu e um amigo compramos garrafas térmicas e distribuímos café e chá. Quando estas pessoas, um dia me disseram - "anjo, nós esperamos muito por você". E queriam beijar minhas mãos, eu entendi que não posso deixá-los. Nós lhes preparamos sopas quentes, compramos luvas e meias quentes.
Aqui alguns ajudam recolher dinheiro, outros ajudam aos aprisionados e alguns postam as novidades, outros cozinham, mas muitas necessidades costumeiras não são conhecidas. Então eu pergunto o que necessitam. Uns pedem água, alguém café ou chá, e alguém até arame farpado...

Masha Drahyna

Aqui não é necessário muito estudo nem experiência profissional quando se trata de ajudar. Aqui as pessoas fazem o que é necessário, e esta necessidade despertou em muitos. E todos se sentem bem.

Gennady Korniev - gerente de produtos multimídia, produtos e serviços, textos e entretenimento intelectual em Kyivstar GSM.
Eu trabalho no Maidan após meia-noite. Verificamos os suspeitos: as bolsas das pessoas com máscaras, não permitimos bêbados e agressivos, queremos aproveitar um detector de metais.

Gennady Korniev

Para mim não é a primeira experiência. Em 2004 eu ajudava ativamente na Revolução Laranja. O atrativo deste Maidan é que em 2004 havia líderes, hierarquia e administração central. Agora é tudo organizado pela própria comunidade. Mesmo excluindo as pessoas que agora ocupam-se com a administração do processo, sempre continuará o sistema efetivo. E este é um excelente indício porque ocorre a formação da sociedade.

. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .


Como Popov entregou Kliuiev

Ukrainska Pravda (Verdade Ukrainiana), 15.12.2013

Novos documentos disponíveis neste jornal sobre a investigação da dispersão sangrenta no Euromaidan em 30 de novembro - protocolos de interrogatório do primeiro secretário do Conselho de Segurança Volodymyr Sivkovych e presidente da Administração Estatal de Kyiv Valery Koriak.
Os testemunhos de Sivkovych contrariam os de Popov no interrogatório que confirmou, que ainda na manhã do dia 29 lhe telefonou o Secretário do Conselho de Segurança Andrii Kliuiev e exigiu armar o pinheirinho no dia 30, e para repressão de manifestantes a polícia dará "ajuda". À tarde Kliuiev telefonou novamente, para saber se o espancamento estava pronto no Maidan e avisou que o comando para entrada do equipamento dará Sivkovych.

Durante o confronto Popov confirmou que guiou-se pelas instruções de Sivkovych, segundo lhe instruiu Kliuiev. O chefe da polícia de Kyiv V. Koriak acrescentou que devia ouvir o comando de Sivkovych que seguia as ordens do Ministro dos Assuntos do Interior Zakharchenko.
Conclusão: as ordens partiram do Secretário do Conselho de Segurança  Andrii Kliuiev e do Ministro dos Assuntos do Interior Zakharchenko. Sivkovych, Popov e Koriak apenas as executaram ( diga-se com muito agrado - OK) e, "talvez", venham a ser punidos, enquanto os mandantes, que são os principais culpados, não!


. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .

Hoje, 15 de dezembro também houve grande manifestação em Kyiv. A próxima será no dia 17, dia em que Yanukovych vai pedir a bênção a Putin.

Em cinco distritos eleitorais da Ukraina houve eleições ao Parlamento. Nestes distritos houve muitos problemas na eleição do ano passado devido a práticas abusivas dos governistas e muito forte reação dos oposicionistas. Então houve novas eleições. Amanhã saberemos o resultado.

Veja os participantes do Maidan cantando o Hino Nacional e iluminando a praça com   lanternas.  



"Nós deram 200 UAH mas o meu coração é pelo Maidan", diz a participante. Veja o vídeo da manifestação pró governo. 



Tradução: Oksana Kowaltschuk


Nenhum comentário:

Postar um comentário