sábado, 21 de dezembro de 2013

ÚLTIMAS NOTÍCIAS UCRANIANAS

Ukrainska Pravda (Verdade Ukrainiana), 20.12.2013

Alemanha e Polônia estão prontas para ajudar Ukraina na modernização da economia. 
Isto foi declarado pelos dirigentes dos Ministérios do Exterior dos dois países, Frank-Walter Steinmeier e Radoslaw Sikorski, no dia 19 de dezembro. "A proposição da UE quanto a assinatura do Acordo também propõe a ajuda para modernizar Ukraina". Mas, Kyiv deve decidir por conta própria. Anteriormente a Mídia já anunciava que o Ocidente estava disposto a auxiliar Ukraina com não menos de 20 bilhões de euros, desde que fosse assinado o Acordo de Associação.

***

O presidente do Ministério do Exterior Frank-Walter Steinmeier recusou-se da mediação na resolução do conflito na Ukraina, mas a proposição para Associação continua.
Steinmeier advertiu Viktor Yanukovych, que não deve desistir de reformas urgentes. Caso contrário, disse ele, Kyiv não perderá sua dependência em relação a Rússia.

***

Ukraina espera 28 milhões de euros da UE para gestão dos processos de migração. O gabinete Ministerial no âmbito de expansão e cooperação com UE, em 18.12.2013 aprovou um projeto com UE sobre o financiamento do programa "Apoio a Ukraina na gestão de migração e asilo". O custo total do programa está estimado em 28 milhões de euros, e será totalmente financiado pela UE. Os especialistas justificam que a necessidade deste programa de migração não é apenas devido exigências da UE quanto a liberalização de vistos, mas também melhoria na legislação ukrainiana de imigração de acordo com as normas da UE e realização de trabalhos com 211 mil migrantes ilegais que vivem na Ukraina.

***

O Primaz da Igreja Ortodoxa da Ukraina Filaret pediu ao Senhor "sabedoria ao Presidente da Ukraina", para que governasse o país servindo ao povo não a um punhado de pessoas no poder. E aos juízes pediu para decidir com consciência. 
Isto aconteceu hoje, 20 de dezembro, na Colina da São Volodymyr de Kyiv quando realizada a Ação de Graças para marcar a conclusão do ano de 2013. Yanukovych esteve presente.

***

O Tribunal de Tcherkassy proibiu ao deputado local (vereador) Maxim Bulatetskyi ausentar-se da cidade, apenas porque ele hasteou a bandeira da UE no mastro em frente à Câmara Municipal, resistindo a um policial no desempenho de suas funções. O deputado tem negócios comerciais em outras regiões, mas não pode ausentar-se da cidade.

***

A oposição adverte sobre possíveis provocações contra os manifestantes no sábado, dia 21 de dezembro. A direção, a partir de fontes confiáveis, tomou conhecimento que estão sendo preparadas provocações em grande escala. "Algumas centenas de "Titushok" podem atacar as instalações junto a prefeitura e provocar brigas que serão noticiadas à Mídia como conflito entre os manifestantes.
A oposição sabe que essas atividades são organizadas pelas autoridades e, por isso o governo é o único responsável pelas consequências dessa provocação, salientou a oposição.

***

Euromaidanivtsi na frente da comitiva: "Não aos congestionamentos de Yanukovych (Nas ruas ou estradas o movimento de veículos é proibido bem antes do cortejo presidencial, o que causa muitas queixas dos cidadãos. Daí esta manifestação - OK). A manifestação ocorreu na estrada pela qual Yanukovych viaja desde o seu palácio no Myzhyhiria a Kyiv.

***

Os advogados também se manifestaram pelos seus direitos e apoiaram Euromaidan.
"O sistema de poder, que agora é desenvolvido na Ukraina não permite que os advogados possam proteger os direitos de seus clientes", - disse Dmytro Nazartsia, organizador da manifestação. O advogado Viktor Smalia foi preso quando conduzia a questão de Andrii Dzyndzi.
Os advogados enfatizaram, que em vista da forma como nos últimos tempos se oprimem e menosprezam os seus direitos, pode-se constatar que o sistema jurídico ukrainiano caiu no esquecimento.

***

"Melhorias" - em Dnipropetrovsk os bondes elétricos não circulam devido ao não pagamento de salários atrasados já por mais de dois meses. 155 veículos não puderam sair das garagens. São aproximadamente 2.400 pessoas.

***

Todos os deputados da oposição celebrarão o Ano Novo com suas famílias na Praça da Independência comunicou o deputado Serhii Averchenko, e também pediu a todos os residentes da capital para se juntarem às celebrações do Ano Novo. Já estão convidados vários artistas para um belo concerto, e haverá pinheirinho.

***

A oposição conclama Euromaidan para que se faça lembrar por Yanukovych. Os líderes dos três partidos da oposição anunciaram sobre a realização no domingo, 22 de abril, de uma Reunião Popular no Maidan da Independência e exortam as pessoas a unir-se. "A Nação inteira viu a cínica entrevista do presidente Yanukovych. Todo país também viu o relatório cínico do Procurador-geral Viktor Pshonka", - indica o apelo. "E toda população chegou à conclusão que ela vive em outro país - lá, onde não existem problemas e congestionamentos, onde ninguém tem uma opinião própria, e a brutal repressão de manifestantes pacíficos com cassetetes e prisões - é apenas  - um ligeiro abuso de autoridade" e "neutralização de um punhado de provocadores" - disse o comunicado. De acordo com os líderes da oposição, "Precisamos lembrar a Yanukovych que nós - existimos! Nós, somos pessoas que desejamos mudanças, que nós nos sentimos cidadãos, e não escravos, queremos viver, não apenas existir". 
"Nós nos reuniremos no Maidan da Independência e mostraremos que somos muitos e ignorar-nos não vale!", - convocaram Yatseniuk, Tiahnebok e Klychko.

Resumo e tradução: Oksana Kowaltschuk

Nenhum comentário:

Postar um comentário