domingo, 15 de dezembro de 2013

MOSCOU QUER DIVIDIR A UCRÂNIA

Ex-assessor de Putin explicou a tática para dividir Ukraina 
Rádio Svoboda (Liberdade)

O governo russo desencadeou uma guerra sem precedentes sobre Kyiv segundo cenário "georgiano", escreve no "Eco Moscou" o ex-assessor de Putin Andrei Illarionov.

Segundo ele, no verão de 2013, foi lançada contra a Ukraina uma guerra em grande escala, de novo tipo - alfandegária, sanitária, de gás, de propaganda.

Como resultado o Acordo de Associação foi interrompido. No Leste e Sul da Ukraina começou o esfriamento pela eurointegração. (Lembro: estas regiões encontravam-se sob o domínio russo desde 1654. Putin considera que Rússia tem direito sobre elas - OK).

Illarionov argumenta que estas regiões são percebidas pelo Kremlin como possível trampolim para realização do cenário Abkhazia-Ossétia. Assim que ele delineou-se, imediatamente foi lançada a tese sobre a "cisão" e até "cisão tetônica" na Ukraina, - explica o ex-assessor de Putin.

Segundo suas palavras "então foram lançadas novas forças promocionais na batalha de propaganda, e em Moscou começou apressadamente a formação de choques ofensivos compostos de guerras de informação do novo século - monstro de propaganda agressiva da "Rússia atual".

Illarionov adverte, que Rússia pode recorrer aos mesmos passos que recorreu na Geórgia. Entre outros ele cita a criação de "trampolins" anti-europeus, sua introdução a confrontações com o restante do país e aproveitamento dessas "contradições" para desestabilização da situação.

Tradução: Oksana Kowaltschuk



Nenhum comentário:

Postar um comentário