domingo, 29 de dezembro de 2013

EUROMAIDAN: BALANÇO GASTRONÔMICO

Novo recorde - 110.000 refeições para Euromaidan

Ukrainska Pravda (Verdade Ukrainiana), 18.12.2013
Serhii Leshchenko

Comandante da Casa dos Sindicatos Stepan Kubiv: Nosso recorde - 110.000 refeições para Euromaidan.  


O deputado do Partido "Pátria" Stepan Kubiv é uma das figuras chave na história do Euromaidan 2013. Ex-banqueiro, ex-presidente do Banco de Crédito, hoje é "comandante revolucionário" da Casa dos Sindicatos, que a 17 dias transformou-se em um centro de resistência ao governo Yanukovych.

Kubiv responde pela retaguarda. Sua área - comida para Euromaidan. Aqui age uma genuína cozinha completa. Aqui dormem mais de 2.000 mil pessoas. Aqui é base dos médicos, sala de imprensa e sala  de negociações, onde a oposição recebe embaixadores, eurodeputados e vice-secretário dos EUA.

Aqui trabalha o outro lado do Euromaidan - a infraestrutura da resistência, quanto custa e sua legalização jurídica.

Stepan Kubiv e dois auxiliares foram indicados pelos partidos oposicionistas. Eles decidiram que seria natural que a Casa dos Sindicatos fosse escolhida para base do Euromaidan porque a grande maioria dos sindicalistas participa do movimento. Eles acordaram e assinaram o arrendamento mercantil do edifício e pagam 500 UAH , que é um preço simbólico (apesar de que sendo esta uma organização pública poderia ser um pagamento simbólico, de 1 (um) UAH. Fizemos um inventário das dependências livres no momento, que usaremos, com o compromisso de ressarcimento dos danos.

O preço do restaurante: aluguel das instalações, trabalho dos funcionários e eletricidade, pagamos 300 mil UAH. (Sem inclusão dos produtos alimentícios). Pagamos tudo de acordo com a legislação. Alojamos os serviços, inclusive atendimento médico, e criamos condições indispensáveis para permanência de participantes do Euromaidan.

Necessidades da pessoa - alimentação e higiene. Pelas prioridades da medicina, sanitário-higiênicas e cozinha respondem especialistas. Algumas vezes já convidamos para, verificação da comida, os especialistas da higiene e desinfecção do órgão oficial de Kyiv que testou os alimentos. Tudo estava bem. Eu mesmo consumo nossos alimentos.

Pessoas preparando alimentos

Todos os produtos doados são verificados. Temos uma pessoa que por longo tempo trabalhou com saneamento. Temos 22 cozinheiros profissionais, voluntários que têm licenças médicas e certificados, abastecidos com luvas, gorros e aventais, etc. Cada três horas mudam-se as equipes e faz-se limpeza duas vezes por dia. Diariamente trabalham 80 voluntários. 

Nos primeiros dias servimos comida dentro da sede, depois fomos obrigados construir grandes tendas, então a alimentação ocorre aí. Temos aproximadamente 2.000 voluntários que ajudam na cozinha e distribuem comida.

A maior quantidade de comida que preparamos foi no dia 08 de dezembro, foram aproximadamente 110 mil refeições. No dia 12 de dezembro foram 80 mil. Contamos os pratos usados. Também servimos chá, café e compotas. Nos dias mais frios os médicos aconselharam mudar a alimentação. Introduzimos limões, maçãs e outras vitaminas.

Aproximadamente 60 - 70% são produtos doados pelos voluntários. Vem dos comerciantes, famílias de Kyiv e de outras regiões. As pessoas doam frutas, verduras, toucinho. Nós compramos trigo mourisco e arroz - grãos que devem ser adquiridos em toneladas.
Se a pessoa come, em média duas vezes por dia, verifica-se que 20 - 25 mil pessoas constantemente alimentam-se no Maidan.

Recebemos muitos pobres, miseráveis. Nós não filtramos os que vem comer - se você veio do interior, ou é local. Nossa ação inclui caridade. 
Nós também necessitamos, por dia, de 6 a 8 mil litros de água de qualidade. Compramos em garrafas ou das fontes. Inclusive a comida é preparada na água saneada. Frequentemente nos traziam água os empresários que se ocupam com engarrafamento, e não apenas água. Por exemplo, da Ukraina Oriental, as empresas envolvidas com pizza, nos mandavam 800 pizzas por dia.

Da mesma Donetsk, não vou citar as cidades (Não menciona as cidades para não haver repressão. A região oriental da Ukraina é o berço de Yanukovych, também é tida como região mais russificada, onde o domínio russo estabeleceu-se desde 1654. Ao que parece a situação, aos poucos, está mudando. Muitos ukrainianos orientais vêm ao Maidan e se dizem surpreendidos pois encontraram a realidade bem diferente do que lhes sempre disseram - OK) recebemos grande apoio para chá e café. O chá era de plantas medicinais que nós solicitamos. Também do Oriente recebemos caldeiras para esquentar a água nos dias frios.

Quero agradecer aos voluntários no território do Maidan que tem suas cozinhas, especialmente o serviço dos malteses, seu desempenho é maravilhoso. Diariamente preparam de 10 a 15 mil porções. Eles também recebem doações.

Eu me certifiquei que nossa cozinha não conseguirá oferecer mais de 110 mil porções. Mas no Maidan há várias cozinhas de campanha e marmitas cossacas (Pequena louça de metal com um pequeno arco ou alça, com tampa funda na qual cozinham o alimento ou comem -OK). Aqui eu encontrei meus colegas, que antigamente trabalhavam em instituições financeiras. Agora preparam, não apenas num dia, uma sopa grossa, com seu dinheiro. Por exemplo o banqueiro Arzhyvitin. Eu fiquei muito feliz em conversar com ele. Ele me deu conselhos e dicas.


Fiquei muito impressionado com apoio dos habitantes de Kyiv. Levanto às 5h30min. como pessoa que recebeu o status de comandante. No outro dia, onde há barracas do leste da Ukraina, havia alguns estudantes e uma avó de cerca de 70 anos. Ela trouxe pastéis e bolos para eles.

Quando caiu a neve as pessoas retiraram-na com pás, quebraram o gelo e polvilharam sal.

Quando surge a necessidade de algum produto, os habitantes de Kyiv, Dnipropetrovsk, Kharkiv, Vinnytsia, Lviv, Transcarpathia telefonam para suas localidades e estas enviam o que pedimos - linguiça, queijo, água, e muito mais. 

No dia 8 de dezembro, quando não conseguimos preparar 10 mil refeições que ainda nos faltavam, os restaurantes de Kyiv nos forneceram as porções em pratos descartáveis. 
E, nos dias mais frios os cafés ao redor do Maidan convidavam as pessoas de vir, mesmo com o prato, e comer em local mais aquecido.

São cerca de 200 pessoas que dormem no prédio dos Sindicatos, nós fornecemos guardanapos, escovas e creme dental. Além disso, próximo daqui os empresários construíram três banheiros.

Nós não recolhemos dinheiro. Temos uma grande caixa, e aconteceu que no final do dia de lá retiravam 100, 200, 300 e até 400 mil UAH aconteceu. Esse dinheiro é retirado da caixa na presença de 5 - 10 pessoas, representantes de comunidade organizada, organizações de jovens e políticos, e o dinheiro é utilizado conforme a necessidade. 

Todas as ações devem ser legítimas. Não devemos estabelecer requisitos que não poderão ser executados. Quanto mais ilegitimidade, tanto menos compromissos. Eu sou vice-presidente da Comissão de finanças e atividade bancária. Posso falar, qual a situação da dinâmica ukrainiana nos últimos três anos.

Os pagamentos não realizados através do tesouro aumentaram de 15 para 60 bilhões. Até o final do ano não serão realizados 100 bilhões. Este é o dinheiro que não receberam os orçamentos locais para o desenvolvimento regional - para, por exemplo, conclusão de hospitais e escolas, reparo de estradas e meios de comunicação.

Segundo - este ano não houve aprovação da política fiscal, ausentes os macro indicadores do orçamento para 2014. As dívidas do Estado não se pagam. Criaram um sistema de letra de câmbio. Mas isto não é um instrumento financeiro, isto é um esquema - onde há centros de pagamento, há descontos, há bancos indicados para manutenção do esquema. Disseram que haverá letras de câmbio para 25 bilhões. Por que? Porque 25 bilhões é o valor não devolvido do IVA (Imposto sobre Valor Agregado). Apenas a parte ganha nos tribunais. A quantia total é muito, muito maior.

No total da dívida existente, o desconto da letra de 1% - já são 8 bilhões. Se considerarmos o desconto de 30% - são 240 milhões. Isto é, o desconto pode atingir o orçamento. Também há riscos de deflação sobre obrigações exteriores.

O que temos hoje? Nós mantínhamos o curso a partir das reservas do Banco Nacional, que baixaram de 36 bilhões para 19. Mas ninguém fala que da reserva de 19 bilhões, 12 não são líquidos. Temos apenas 7 bilhões de reservas líquidas.

Se considerarmos apenas obrigações de dívidas, os quais é necessário cobrir, ficamos apenas com 3 bilhões de reserva líquida. Apesar de que as reservas não devem ser inferiores a três meses de importação. Então devemos ter 12 bilhões líquidos.

Continuando. Uma onça de ouro anteriormente custava 1.600 dólares, agora custa 1.200 dólares. As perdas das reservas de ouro no valor de 400 para cada onça devem ser incluídas em algum lugar no balanço.

Mais uma pergunta importante - este orçamento desequilibrado e irreal, que não apresentou inovações, investimentos, com ausência de apoio às pequenas e médias empresas, que multiplicou as ações de corrupção. O orçamento de Estado tornou-se pífio. E quando eles dizem, que eles não tem dinheiro...

Prezados, se o Euro-2012 nós realizamos por conta de fundos públicos, nós não estabelecemos acordo de parceria público-privada, nós não empenhamos investimentos, não criamos clima para investimentos, nós não recebemos investidores - então isto é corrupção. E, quando agora nós queremos realizar a Olimpíada-2022, então é, mais uma vez, à custa das pessoas. Além disso o próprio negócio não recebeu todos os recursos financeiros para o Euro-2012. E pelo estádio em Lviv ainda não foram pagos aproximadamente 50 milhões de UAH. E quando nós ouvimos do governo "Nós não temos recursos financeiros para pagamento de dívidas", então eu digo: "Prezados, suspendam Olimpíada-2022, e novamente não roubem as pessoas, e não teremos tal endividamento". Porque não se pode andar de automóvel, quando não há dinheiro para gasolina.

Tradução: Oksana Kowaltschuk

Nenhum comentário:

Postar um comentário