domingo, 27 de outubro de 2013

O MAFIOSO UCRANIANO

O algoz Markov cortava até mulheres. Impunidade. Entretanto o cão que morde o dono - fuzilam.
Blog da Tetiana Chornovol, 25.10.2013

Quando a ukrainofobia do hoje preso Ihor Markov coincidia com a ideologia  da ideologia partidária de Viktor Yanukovych a ele permitia-se muito. Em Odessa sabem: Markov com prazer ajustava para si o papel de algoz, e gozava de imunidade isento de qualquer  responsabilidade.

 
Ihor Markov (à esquerda)
 
Nos comícios ele proclamava, cito: "aos nacionalistas é preciso liquidar moralmente e fisicamente". Em 2008 participou do brutal espancamento dos partidários do "Svoboda" (Liberdade). É, também, acusado de partícipe na morte do nacionalista Maksym Chaika.

A violência era seu estilo, não apenas na política.

Tudo começou com o fato de Ihor Markov desejar terrenos próximo ao mar. Para conseguir isto ele escolheu a vítima - sanatório clínico "Horkyi" na Grande Fontana em Odessa. Em 2004, durante o primeiro período do primeiro-ministro Yanukovych, Markov conseguiu comprar os "desnecessários" ao sanatório pista de danças, reservatório para água, subestação de energia e dez cabanas, por tostões - 980 mil UAH. A compradora foi a empresa de Ihor Markov - LLC "Mars", cujo diretor era seu próprio irmão. O terreno adquirido, 3,56 ha foi legalizado aos proprietários privados de graça. Iniciou-se a construção. Casas de dois e três andares cresciam nos terrenos registrados nos nomes da esposa, irmão e pai, partidários da "Rodina" (partido de Markov), parceiros de negócios de sua empresa e sócios fundadores de seu canal "ATV".

 
Construções nas terras de propriedade do sanatório. Foto da autora no ano 2009.

Durante o segundo período do primeiro-ministro Yanukovych, Markov, novamente, sentiu o apetite voraz e decidiu acrescentar ao seu resort mais um pouco do território do sanatório. Através do tribunal conseguiu mais um hectare de terra.

Mas havia um contratempo, nesta época o médico responsável pelo sanatório era Eugene Kosovyerov. Ele tentou compreender porque a área dosanatório, de alguns anos atrás, de 11 ha, foi reduzida quase  a metade, contudo dois moços com barras de ferro ensinaram-lhe não meter o nariz nos assuntos de Markov.

Dois desconhecidos encontraram-no à noite, quando ele saía do sanatório, e educadamente perguntaram se era ele o diretor do sanatório. Espancaram-no de forma metódica e com frieza. 

Ao ser atendido no hospital, na presença da polícia, Kosovyerov declarou que julgava ter sido atacado por pessoas de Ihor Markov. Mas, depois ele mudou - e nos próximos atendimentos disse que Markov era um "homem decente", e renunciou ao cargo.

Sua sucessora Tetiana Malykhin revelou-se uma mulher verdadeiramente heroica. Ela lutou obstinadamente pelo sanatório. Ela não se entregava apesar de que também apanhou com barras de ferro, sob sua porta colocaram explosivo e tentaram matá-la aplicando-lhe três golpes com faca. No entanto, Malykhin não cedeu, ela, corajosamente contou a esta autora pelo que sofreu: "Eu me opus aos esforços de acrescentar um hectare de terras do sanatório às casas, que pertencem aos parentes e companheiros marciais de Markov".

No entanto, um guerreiro não vence a guerra. Malykhin não poderia salvar o terreno do sanatório, porque ela fazia oposição não apenas a Markov, mas também ao governo de Odessa, a todos os seus ramos, que eram controlados por Markov e seus amigos, essencialmente criminosos, com carteirinha do Partido das Regiões. 

Contudo Markov não fazia segredo que a "liquidação" dos defensores da propriedade estatal realizava-se em seu interesse. E, será que poderiam haver outras variáveis se nas terras alienadas do sanatório desafiadoramente construiu o irmão de Markov. É evidente que a reputação de açougueiro e algoz lisonjeava Markov.

E tudo isso não o incriminava. Às questões sangrentas de Markov fechavam os olhos não apenas os governantes de Odessa, mas também a Procuradoria Geral. Porque Markov tinha antigos relacionamentos "sérios" com pessoas "sérias".

Particularmente, ele tinha amizade com o conhecido "regional" de Odessa Gennady Trukhanov (atual deputado do Partido das Regiões). E Trukhanov, por sua vez, é particularmente próximo, através dos irmãos Avramov com Yurii Ivaniushchenko (muito conhecido por Yurii Yenakiiyev). Em 2010-2011, quando a estrela de Yurii Yenakiiyev brilhou extraordinariamente no ambiente de Yanukovych Trukhanov até adquiriu um status não oficial de "smotriashchei (pessoa de confiança que observa tudo e todos e leva aos ouvidos de seu superior - fofoqueiro no governo) para Odessa". E status oficial - chefe do Partido das Regiões no conselho regional .  A Markov e Trukhanov une, particularmente, o ódio cínico de tudo o que é ukrainiano e seu passado turbulento com colorido de shanson.

Sob um tal "telhado" Markov por muitos anos acostumou-se à Total Permissividade, que erroneamente confundiu com Total Onipotência, e por isto está pagando.

Ele não entendeu o básico: que qualquer algoz - é apenas um cachorro na corrente, e que não tem direito de latir no proprietário. O qual, dentro dos limites da corrente pode cortar gargantas, mas além da corrente não tem direito algum.

Exemplo disso além Markov - Renat Kuzmin. Depois que o algoz da Procuradoria Geral aprisionou Yulia Tymoshenko sentiu-se "estrelinha", árbitro dos destinos. Ele esqueceu que, de fato, apenas executava ordens do senhor, o qual, enfim, comportou-se com ele como um gesto de agrado aos Comissários Europeus.

De fato, quando um raivoso cão na corrente torna-se inútil, livram-se dele sem pena.

Tal destino aguarda a todos que assumem o papel de carrasco. Sobre isso vale a pena considerar, especialmente ao deputado Lukianov, o qual em 2 de outubro incitava "Berkut" (polícia), diante do Conselho Municipal contra os deputados da oposição e demais ativistas com as palavras: "Batam neles, nós 'branquearemos' vocês", etc...

E agora, por um momento voltaremos para o roubo do sanatório Horkyi.

No início de setembro deste ano aconteceu o milagre - os tribunais de Odessa começaram tomar decisões de retirada de parceiros e vassalos do líder da "Rodina" dos lotes de terra dos quais eles se apossaram.

Após...10 anos a polícia, finalmente descobriu a falsificação de documentos pelo irmão de Markov e direção da "Ukrprofzravnetsia".

Agora preste atenção: tanto a polícia quanto os tribunais "coçaram-se" mas não depois das publicações dos jornalistas, não depois do incidente quando ao médico-chefe do sanatório os capangas armados de Markov quebraram a cabeça, não devido a luta corajosa pelo sanatório, de sua sucessora frágil mulher, que esvaia-se em sangue, mas somente depois de Ihor Markov (atualmente preso) recusou-se a apoiar o nosso curso geopolítico de Viktor Yanukovych.

O que mais pode-se comentar sobre isso?

Tradução: Oksana Kowaltschuk

Nenhum comentário:

Postar um comentário