quinta-feira, 24 de outubro de 2013

NOTÍCIAS DA UCRÂNIA - MOSAICO

Ministro de Educação (Tabachnyk) remove o patriotismo dos programas escolares

Ukrainska Pravda (Verdade Ukrainiana), 12.10.2013

Nos novos padrões estatais do ensino médio completo não há, praticamente nenhum conteúdo ukrainiano segundo  o presidente do Fundo Internacional Yaroslav Mudrei, escreve Valentyna Strelko no ZN.UA. De acordo com suas palavras o termo "língua oficial" (derzhavna mova) em padrões educacionais substituem com o termo "nativo"(ridnei), o que abre oportunidade para a promoção da língua russa no espaço educacional.

A "língua oficial" (derzhavna mova) - ukrainiana - não é destacada numa seção separada, mas vai no capítulo "línguas e literaturas" (movy i literatura) e "línguas das minorias nacionais"(movamy natsionalnykh menshyn)... Talvez, para evitar a prescrição da principal meta e componentes para seu estudo", - disse Strelko.

"Nós analisamos os manuais da língua ukrainiana para as classes iniciais. Isto, no total são 743 páginas. Nelas - ao todo são 27 teses ou propostas, onde apresentam-se palavras relacionadas com Ukraina. Somente duas vezes, nos exercícios usa-se o termo língua ukrainiana: "Língua ukrainiana - língua oficial da Ukraina" ("Ukrainska mova - derzhavna mova Ukrainy") e Nós - ukrainianos. Nossa língua - ukrainiana" - (My ukrainstsi. Mova nasha - ukrainska"), - acrescenta Strelko.

Segundo suas palavras, adicionando a isto nos "Livros para leitura" para as classes iniciais não há narrativas da história da Ukraina como, sobre os heróis cossacos, heróis das lutas pela independência da Ukraina. A história da Ukraina entra na seção geral de "ciências sociais", e em vez do termo "nação ukrainiana, povo ukrainiano usa-se o termo "População da Ukraina" (nasselynia Ukrainy").

"Atualmente, nas classes iniciais, que estudam segundo antigos padrões, há o capítulo "Eu e Ukraina". Sob as novas normas, depois de alguns anos já não haverá este conteúdo", - diz a especialista.

No entanto,  o Ministério da Educação não concorda com o ponto de vista sobre o estado insatisfatório da educação patriótica no país. O departamento apela a outras atividades que contribuem para "educação patriótica" - como - "Zirnytsia"(estrela matutina ou vespertina; iluminação deslumbrante do horizonte ao nascer ou pôr do sol), "Jovem Guarda", comemorações da Vitória na Grande Guerra Patriótica (denominação que a Rússia dá à Segunda Guerra Mundial). 

. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 

Criméia (República Autônoma na Ukraina)

Ukrainskyi Tyzhden ( Semana Ukrainiana), 14.09.2013

Na Criméia publicaram um manual para os alunos, no qual afirma-se que os tártaros eram cúmplices de nazistas durante a II Guerra Mundial.
Medzhylis ( órgão legislativo e representativo, nos países árabes e islâmicos, semelhante ao Parlamento) da Criméia pretende apelar às autoridades locais, acusando os autores na incitação de ódio étnico.

. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 

Ideologia comunista.

Ukrainskyi Tyzhden (Semana Ukrainiana), 23.08.2013

"Os participantes da reunião dedicada ao "Dia da Europa" homenagearam as vítimas do stalinismo e nazismo, a fim de preservar a memória das vítimas de deportações e execuções em massa", em reunião realizada em Simferopol, e conclamaram para proibir a ideologia comunista, e também expulsar os comunistas do Parlamento ukrainiano. 
De acordo com o chefe do Medzhylis, da nação tártara da Criméia Zaire Smedlyaev, os atuais e os antigos comunistas são responsáveis pelo sofrimento e sacrifícios das nações tártara  da Criméia e ukrainiana. Em sua opinião, os comunistas criam obstáculos para a não recuperação dos direitos dos tártaros, integração européia e até hoje adotam leis anti-nacionais. 

A ação foi realizada sob a bandeira do Estado da Ukraina, bandeira nacional dos tártaros da Criméia e bandeira do UPA (Exército Insurgente Ukrainiano 1943-1953).

. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .

Aquecimento das escolas em Chernihov (Ukraina)

Ukrainska Pravda (Verdade Ukrainiana)), 14.09.2013

Nas escolas da Província de Chernihov o aquecimento será com lenha por conta das crianças.
Os diretores receberam instrução para se prepararem à estação invernal porque o dinheiro do orçamento provavelmente não virá. 
"Os professores começaram coletar o dinheiro de pais de alunos para comprar carvão e lenha, segundo o deputado da província Yaroslav Demchekov.

. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 

Com câncer na Ukraina - sem direito à vida?

Ukrainska Pravda (Verdade Ukrainiana), 03.08.2013
Blog de Pavlo Petrenko

De acordo com dados oficiais da OMS, o risco de adquirir câncer na Ukraina tem todo terceiro homem e toda quinta mulher. As instituições oncológicas na Ukraina, diariamente registram 470 novos casos de câncer, diariamente morrem, pelo menos 250 pessoas. É uma situação crítica. Esta situação exige urgente e eficaz reação por parte da principal estrutura do país, que responde pela saúde dos ukrainianos - Ministério da Saúde.

No entanto, na prática verifica-se que o Ministério da Saúde não é que não faz tudo o que é necessário para fornecer a melhor prevenção contra as doenças oncológicas mas, pelo contrário - realmente sabota o programa nacional de combate ao câncer. Explico com números reais.

Assim, de acordo com dados oficiais do registro nacional do câncer, a incidência aumenta em ritmo super-rápido - somente no ano passado foram diagnosticados 433 mil novas neoplasias, e isto - 3% mais que em 2011. Particularmente preocupante é o nível de mortalidade por câncer, que em 2012 cresceu em um terço e constitui 14% no total da mortalidade. No geral, no ano passado na Ukraina morreram de câncer 93 mil pessoas.

Por que é assim? Porque os doentes oncológicos simplesmente não são tratados! O Ministério da Saúde não teve capacidade de prover em tempo hábil a distribuição de medicamentos adquiridos. Como consequência, nas regiões de Vinnytsia, Zhytomyr, Kirovohrad e Khmelnytskyi aproximadamente 90% de remédios os pacientes de câncer precisaram adquirir por sua conta. Se somarmos a isso o fato de que esses medicamentos custam muito, então realmente têm chance de recuperação apenas aqueles que podem pagar. E o resultado, que em toda Ukraina, entre pessoas que adquiriram câncer em 2011, não sobreviveram nem um ano um terço de doentes.

Mais que isso, o Ministério da Saúde não é somente incapaz de garantir um tratamento adequado aos doentes com câncer, mas ainda lucra com a compra pública de medicamentos para os pacientes com câncer, adquirindo-os a preços que excedem os limites estabelecidos pelo Conselho de Ministros. Por exemplo, a droga Dotsetaktyn foi comprada a um preço de 1.350 UAH no valor total de 2.705.000 UAH. Mas, sendo a compra por atacado o preço deveria ter sido de 1.276,4 UAH ou 73,6, UAH menos o valor pago.

No total, apenas a compra de três medicamentos para tratamento de câncer do sangue - Dotsetaktyn, Leykofozyn, Elihard  o Ministério da Saúde poderia poupar e, posteriormente, gastar na compra de outras drogas no valor de 335.900 UAH.

E, apesar do fato de que o Ministério da Saúde conduz o monitoramento oficial de preços para um grupo específico de medicamentos do exterior, conheciam bem o seu valor real e, no entanto compraram o mais caro.

Por que isso acontece? A resposta é óbvia - o Ministério pró-governo não desdenha nada em prol de próprio enriquecimento, mesmo no caso de condenar doentes à morte. (Este tipo de tratamento é inviável para maioria dos ukrainianos. Nos jornais há sempre pedidos de ajuda para compra de remédios ou ajuda de tratamento da saúde. Nestes dias o pedido é para uma jornalista e um redator de um jornal ukrainiano do qual, frequentemente, faço traduções. São muito frequentes os pedidos para tratamento de crianças. - OK).

Tradução: Oksana Kowaltschuk

Nenhum comentário:

Postar um comentário