quinta-feira, 19 de setembro de 2013

MOSAICO DE NOTÍCIAS

Yanukovych prometeu proteção aos negócios em troca da integração européia

Ukrainska Pravda (Verdade Ukrainiana), 05.09.2013

Segundo Forbes.ua, em 05.09.2013 Yanukovych em uma reunião do Partido das Regiões instou com os deputados para apoiar as leis de integração com UE, prometendo proteger seus negócios de atenção desnecessária dos auditores e incumbiu o governo a desenvolver medidas para proteger os interesses dos produtores nacionais.

"Em detalhes o presidente explicou porque é necessário adotar cada uma das mais de 20 leis da integração européia. Além disso, ele nos aconselhou a tomar ciência do texto sobre o projeto de acordo de associação." - disse a vice-chefe do Partido das Regiões Olena Bondarenko.

Depois Yanukovych passou para comunicação pessoal. Por exemplo, ele quis saber o motivo dos temores devido ao Acordo  com UE do proprietário da companhia "Motor Sich" Vyacheslav Bohuslayev, um dos principais adversários da integração européia entre os deputados. 
Bohuslayev respondeu que a produção de sua companhia pode tornar-se não-competitiva. Então Yanukovych determinou que o primeiro vice-primeiro ministro S. Arbuzov e outros membros do gabinete ministerial preparem um conjunto de medidas para proteger os interesses dos empresários ukrainianos depois do mercado local abrir para produtos europeus.

No final, vários deputados majoritários queixaram-se ao presidente devido as infinitas verificações de suas empresas pela fiscalização e agências da lei fiscal. Yanukovych propôs criar um grupo de trabalho para proteger as pequenas e médias empresas e, imediatamente fez a sua lista, que incluiu B. Kolesnikov, S. Tihipko, V. Bohuslayev, V. Nechyporenko e outros. Eles vão interagir diretamente com Arbuzov, para proteger as empresas das forças de segurança.

"Vamos preparar alterações às leis para livrar o negócio de diversos controles e reduzi-los ao mínimo", - partilhou seus planos Kolesnikov.

No final da reunião Yanukovych convidou os deputados que se opõem à integração européia levantar de seus assentos. Todos permaneceram sentados.

Até que enfim, reconheceu!

Ukrainska Pravda (Verdade Ukrainiana), 07.09.2013

Durante uma reunião com o Partido das regiões em 04 de setembro, o presidente Yanukovych acusou os parceiros russos de violação de uma série de acordos.

De acordo com "ZN.UA", citando fontes, Yanukovych queixou-se de negligência nas relações, referindo-se na não realização de compromissos assumidos pela Rússia, de acordos quebrados, humilhação e esmagamento (E ele esperava o quê ??? - OK). O presidente sublinhou que deste modo, seus amigos no Kremlin e "Gazprom" causam ofensas não apenas a ele, mas a toda Ukraina. Ele lembrou, que durante o acordo de Kharkiv o lado russo, no mais alto nível, prometeu que, como parte dos acordos será alterado o preço do gás que Gazprom vende para Ukraina. Posteriormente os russos não cumpriram a promessa. Alemanha, Itália e Austria pagam de 360 a 380 dólares por mil m³, enquanto Ukraina, com desconto de 100 dólares pelo aluguel da base da Frota do Mar Negro paga 430 dólares. Então ele concluiu que não se pode esperar parceria respeitosa de seu vizinho do norte e por isso sua decisão pela integração européia é sem alternativas.

Caso Markov

Ukrainska Pravda (Verdade Ukrainiana, 12.09.2013

O Supremo Tribunal Administrativo ordenou à Comissão Central de Eleições recolher o mandato de deputado de Ihor Markov do Partido das Regiões. O Tribunal considerou que foi estabelecido o fato de fraude eleitoral, nas eleições parlamentares na circunscrição 
nº 133 em Odessa. (praticamente um ano após as eleições).

Markov acredita que as alegações de fraude eleitoral são devido ao fato de que ele é contra a integração européia da Ukraina e não tem intenção de votar a favor das leis que promovem a assinatura do acordo da associação.

No entanto, o vice-líder do Partido das Regiões Oleh Tsariov acredita que a decisão do Supremo Tribunal Administrativo de caçar o mandato de deputado a Ihor Markov não aconteceu devido ao fato de que ele se opõe à integração européia da Ukraina.

Sobre o Acordo de Associação

Ukrainska Pravda (Verdade Ukrainiana), 15.09.2013

Se os processos na Ukraina após a assinatura da Associação com UE não forem na direção da Europa, o Parlamento Europeu pode complicar, artificialmente, a ratificação do Acordo.

Assim, a UE decidiu garantir-se e aumentar as alavancas de influência sobre Ukraina.

Como indica o artigo de "ZN.UA", o lado europeu ligeiramente alterou sua abordagem quanto às condições iniciais da chamada aplicação temporária do Acordo (até sua ratificação por todos os 28 parlamentos - membros da UE).

"Anteriormente previa-se que para isso seria necessário ratificar o Acordo sobre associação apenas pelo Parlamento Europeu, e o lado europeu com um documento a parte notificaria o limite, dentro do qual o Acordo seria realizado temporariamente, mas agora os europeus falam sobre a necessidade de realizar a ratificação do Acordo pelo Parlamento Europeu antes do início da aplicação provisória".

Deste modo, se os processos na Ukraina após a conclusão de associação com a UE não forem encaminhadas na direção européia, a ratificação no Parlamento Europeu pode ser "esquecida".

No entanto, é importante para Ukraina, que a ratificação se realize até meados de abril de 2014, isto é, que seja realizada pelo Parlamento Europeu atual, porque após as eleições e posterior alteração na composição dos órgãos da UE pode, por muito tempo se empurrar "o tema ukrainiano" para periferia da atenção da UE", - diz a publicação.

Além disso, as fontes da publicação avisam, que o lado europeu, discutindo as medidas em que o Acordo sobre associação serão temporariamente implementadas, não pretende limitar-se apenas com as seções dedicadas à criação de uma zona de livre comércio (como se previa anteriormente). "Muito provável, que a UE vai incluir à lista algumas seções políticas, para Kyiv não relaxar na construção de uma democracia de pleno direito, especialmente às vésperas das eleições presidenciais em 2015", - acentua-se no artigo.

Tradução: Oksana Kowaltschuk 


Nenhum comentário:

Postar um comentário