sexta-feira, 23 de agosto de 2013

TRÊS INDEPENDÊNCIAS NOS ÚLTIMOS 350 ANOS

HINO ESPIRITUAL PELA UCRÂNIA




Dia da Independência da Ukraina - 24.08.2013

Blog de Lilia S. Telishevska

Esta data memorável entrou em nossos corações não apenas como Dia do nascimento do país, mas antes de tudo - como uma clara comemoração de memória de todas as gerações de nossos antepassados que com coragem lutaram pela afirmação de nosso Estado. A nós coube a ocasião histórica realizar o sonho de muitos ukrainianos - tornamo-nos donos da nossa terra, devemos  nas nossas posses cultivá-la e embelezá-la com nosso trabalho , segurança e concórdia.

Que nossa tradicional laboriosidade ukrainiana, generosidade espiritual, sabedoria e sensação de dignidade própria tragam para nossa Ukraina um impetuoso desenvolvimento e novas realizações!

Que o dia da Independência venha com fragrância de agosto do pão ukrainiano e traga a cada casa felicidade e prosperidade, entendimento e coesão, paz e amor.

A 22 anos atrás - 1 de dezembro de 1991 - um referendo nacional foi realizado para apoiar o ato da independência da Ukraina. Mais de 90% das pessoas do nosso país naquele dia votaram pela liberdade e um destino melhor.

De acordo com os resultados do referendum ninguém tinha dúvidas, se a nação ukrainiana desejava ter seu país independente. Pela terceira vez durante os últimos 350 anos, desde a guerra de Libertação em meados do século XVII Ukraina conquistou sua independência. Agora a principal tarefa seria preservar a independência e a soberania do Estado ukrainiano, a fim de evitar erros cometidos nas duas etapas anteriores quanto a existência do estado - no século XVII e em 1917-1920.

Em 24 de agosto de 1991 nosso país foi oficialmente denominado -UKRAINA. Em 4 de setembro de 1991 sobre a cúpula do prédio do Parlamento flutuou a azul-amarela bandeira nacional ukrainiana. Em 15.01.1992 a música do compositor M. Verbetskyi e letra da P. Chubenskyi "Ukraina não pereceu...", tornou-se o Hino Nacional da Ukraina. Em 19.02.1992 o Parlamento aprovou o tridente como um pequeno brasão de armas da Ukraina. Símbolo Nacional tornou-se símbolo de Estado.


Independência dá oportunidades, não bens

Verdade Ukrainiana, blog de Andrii Yusov, 22.08.2013

Compreendemos erroneamente a Independência
A Independência cria para Nação adicionais possibilidades de desenvolvimento específico dentro da comunidade global. Independência dá possibilidades para construção de um Estado eficaz, economia livre, cultura contemporânea, nação bem sucedida, mas isto são apenas possibilidades, elas podem ser usadas com sucesso, ou podem ser negligenciadas.

Nós, erroneamente compreendemos a Independência e por vezes, injustamente a culpamos. Dada a vontade política, a maioria dos ukrainianos pôs-se no aguardo da realização de seus desejos primordiais: justiça social, renascimento nacional e cultural, crescimento econômico. Nesta ocasião a minoria pragmática rapidamente percebeu que enormes oportunidades abre, individualmente, diante de cada um a Independência ukrainiana. Alguém entrou na política ou ocupou-se com a cultura, alguém iniciou um negócio ou (Deus me perdoe!) encabeçou uma nova burocracia, alguém simplesmente aproveitou a liberdade para mudar-se para o exterior, mas eles não reclamavam, eles agiam!

Não vale confundir a Independência do país e a qualidade do Estado que nele é construído. No território do país pode-se construir, como um estado democrático eficaz, como um monstro totalitário. É possível e necessário criticar o Estado, mas a Independência da nação é absoluta e constantemente valiosa.

Portanto às perguntas retórico-depressivas como: "O que me deu a Independência?" tem a resposta surpreendentemente simples - possibilidades. Possibilidades para você, sua família e toda Nação.

Independência - santificado de oportunidades.

Wikipédia escreve: "Independência - capacidade de aceitar decisões independentes que se submetem a próprios desejos e interesses e não necessitam de instruções e ordens externas. Independência para o país - autonomia política, ausência de subordinação, soberania." Nós apenas estamos aprendendo aceitar decisões independentes, orientamo-nos com interesses no nível individual, da família e da nação, decisões que possam nos fornecer os benefícios desejados em várias esferas da vida.

Independência não faz a linguiça barata - ela deve criar oportunidades a cada um receber salário digno para comprá-la. Independência não obrigará a todos falar no idioma ukrainiano, mas permitirá fazer isto a você e a seus filhos, permitirá a você influenciar as pessoas ao seu redor na fidelidade de suas opiniões.

Independência dá à nação a oportunidade de realizar-se politicamente, economicamente e culturalmente - fazer tudo aquilo, que sob escravidão é simplesmente impossível.

Nossos antepassados no início do distante século XX, extraordinariamente se alegrariam com a Independência porque, finalmente, poderiam desenvolver a cultura nacional e empreendedorismo, abrir em segurança os centros de instrução e cultura, as cooperativas, imprimir livros, construir igrejas, ganhar dinheiro e dirigi-lo ao desenvolvimento de sua comunidade - hoje nós podemos fazer tudo isso! Sim, fazer individualmente, não esperando pelo auxílio do Estado ou aparecimento súbito de um patrocinador, e não nos queixar.

Primeira vez em muitos séculos em nossa terra não nos destroem fisicamente, não nos limitam no desenvolvimento cultural, não nos proíbem de sermos nós mesmos. Mas nós ainda não estamos acostumados com a Independência. Frequentemente olhamos para trás e esperamos do alto, dos diversos níveis do governo, ou benefícios, ou proibições e justificamos a nossa inércia com falta de disponibilidade do primeiro ou existência do segundo.

Eu gostaria de, especialmente, chamar a atenção dos conterrâneos do Leste e Sul - e seja qual for o poder que temos hoje na Ukraina independente, se queremos, então podemos falar usando nossa língua nativa, desenvolver nossa cultura, religião, construir institutos de cidadania comunitária, elevar a cultura pública de nossos compatriotas, envolver-nos com instrução, auto-educação, desenvolver o governo local e partidos democráticos - tudo isto podemos e devemos fazer, aproveitando a Independência, caso contrário nossos ancestrais e descendentes simplesmente não nos entenderão.

Observem ao redor, constantemente em todos os cantos do grande país surgem e se fortalecem pessoas e equipes de correligionários, que não esperam permissão ou ajuda. Eles aproveitam as oportunidades da Independência para criação de novas histórias de êxito, realização de sua própria visão de futuro e valores europeus. Então, você pode se juntar a eles ou propor sua alternativa.
Aproveitaremos a Independência ao máximo!

(O autor é ativista comunitário e presidente do partido político de oposição UDAR).


Tradução: Oksana Kowaltschuk



HINO NACIONAL UCRANIANO

Nenhum comentário:

Postar um comentário