quarta-feira, 7 de agosto de 2013

IGREJA FECHADA



Ukrainska Pravda (Verdade Ukrainiana), 26.07.2013
Blog de Roman Kravetz

A Igreja Ortodoxa Russa (ROC) tornou-se "agência" usada para elevar o ranking dos políticos.

Na semana passada o chefe da Igreja Ortodoxa Russa Kirill, do Patriarcado de Moscou, no domingo, após a prédica da Catedral de Kazan, na Praça Vermelha em Moscou, compartilhou a sua opinião sobre a legalização do casamento gay na Europa. "Este é um sintoma apocalíptico muito perigoso, e nós devemos fazer tudo para que nos espaços da Rússia este pecado nunca seja legalmente aprovado pelo estado, porque isto significa que a nação parte pelo caminho de auto-destruição", - declarou o patriarca.

Evidente, senhor-padre está certo. Aqui não pode haver dúvidas. No entanto, gostaria de acrescentar algo.

Francamente, vejo sinais desse fenômeno não apenas na legalização do casamento gay. Também é aproximação do fim quando as pessoas são convidadas para não vir à oração, ou quando peregrinos não são admitidos na igreja porque lá os mais importantes rezam.

Por esta lógica, diante de Deus, as pessoas não são iguais.

Como dizia o jornalista alemão Kurt Tukhlya: "A igreja abençoa o que é incapaz de resistir". Nestas palavras há uma gota de verdade.

Ao tema da bênção: neste final de semana ele se espalhará de Kyiv, por assim dizer, à toda terra da Rus (¹).

Pois 27 e 28 de julho acontecerá a comemoração de 1.025 anos do batismo da Rus. E então, como é que poderia ser uma celebração simples! De fato, neste ano o Batismo da Rus absolutamente merece o título de uma verdadeira festa, para a qual desconhecemos o custo.

De acordo com as palavras do presidente da Administração da cidade de Kyiv (²) Oleksandr Popov, com os recursos destinados apenas para Kyiv colocam mosaicos retratando cenas do batismo da Rus na base da coluna  de Magdeburg, restauram a Colina de Volodymyr, algumas igrejas ortodoxas, outros.

O que exatamente Popov entende por "outros" - o autor não sabe.

A determinação deste santificado como "festa", confirma o fato de que no Khryshchatek (³) dentro das previsões das comemorações realizar-se-á quase um "Music Festival".

No sábado para um grande concerto na praça serão definidas duas cenas. Numa delas será executada música coral espiritual, incluindo apresentação do coral cossaco de Kuban (os cossacos de Kuban já se russificaram - OK). Outra cena será equipada para realização de grupos vocais atuais.

A atenção das autoridades enfatiza a importância do feriado.

Não tenho dúvidas que todo o establishment ukrainiano no sábado e domingo virá expiar seus e da nação pecados. Talvez, também, seus pecados perante o país.

A lista de convidados merece um artigo separado. Então brevemente sobre o principal: para o 1.025º aniversário do Batismo da Rus vem o presidente da FR Vladimir Putin e o patriarca ortodoxo russo Kirill.

Segundo informações, deverão vir mais 5 presidentes e 9 patriarcas.

Em particular chegarão os presidentes da Rússia, Moldávia e Sérvia...

A estrela, é claro, será Kirill. Não é porque ele é o chefe da ROC MP (Igreja Ortodoxa Russa do Patriarcado de Moscou), mas porque, o patriarca virá para Kyiv não de avião ou carro - mas de trem... Um blindado especial de 5 vagões.
Com tal trem antigamente viajava não qualquer pessoa - mas o próprio Joseph Stalin! No sábado haverá um Te-Deum na Colina de Volodymyr com a participação dos "trunfos" deste mundo. Mas chegar até lá nem todos poderão. Para o Te-Deum deixarão passar apenas os que tiverem convite.

Pela primeira vez nos 1.025 anos os padres fazem inovação - a igreja não recomenda ir na Colina de Volodymyr sem convite. Os mesmos foram distribuídos pelas paróquias ortodoxas da cidade de Kyiv. Sobre isso declarou o porta-voz da Igreja Ortodoxa Ukrainiana o arcipreste Georgy Kovalenko: "Para o Monastério da Lavra - vá, mas para Colina de Volodymyr assista televisão ou escute o rádio!" - orienta os crentes Kovalenko em sua própria página no Facebook
Anteriormente já foi apresentada uma dessas inovações, quando na Páscoa não permitiram a entrada das pessoas à Igreja, porque lá rezava o Presidente Yanukovych. E parece que esta não foi a última inovação.

No geral, penso, que será divertido: é um tal de "riso e pecado".

Mas de qualquer forma, o 1025º aniversário do Batismo da Rus pouco lembra um feriado cristão. 

Ele lembra mais um encontro banal de alguns países, simplesmente com orações, nas quais os políticos deverão participar "pró forma".

A igreja tornou-se um "escritório" de propaganda, que serve para elevação da classificação de algumas pessoas.

Banal farisaísmo, hipocrisia e básicas manifestações de consciência misturados com medo.

Batismo da Rus - oportunidade para vinda do Patriarca Kirill para Ukraina, e para Yanukovych reunir-se com Putin.

Mas, é necessário ostentação! Para tais pessoas ela é tão necessária quanto o ar.

E não importa, que de tais viagens o desejo das pessoas em frequentar a igreja apenas diminui.

(1) Oleksandr Popov é a pessoa que administra Kyiv desde o afastamento/desistência do último prefeito Leonid Chernovetskyi em 05.02.2011. O governo falou em eleições para prefeito e vereadores mas, como a simpatia popular está inclinada para oposição, agora fala-se em eleições somente em 2015.

(2) O primeiro nome  da Ukraina era Rus. Rússia denominava-se Moskóvia e seus habitantes, moscovitas. No século XVIII (1721) Móskovia declarou-se Império Russo e seus habitantes moscovitas - russos. Assim, foi roubado de herdeiros legítimos de "Kyivska Rus" - ukrainianos, o nome histórico Rus. (Kyivska vem de Kyiv, cidade já bastante importante na Europa).

(3) Khryshchatyk é o nome da principal rua de Kyiv.

Sobre as comemorações

Batismo da Rus

O processo de adoção e difusão do cristianismo na Kyivska Rus. 

O batismo dos cidadãos de Kyiv ocorreu no ano de 988, no rio Pochayni, um afluente  do Dnipró, e também em outras cidades, pelo príncipe Volodymyr que trouxe o cristianismo de Bisâncio para Ukraina. É comemorado no dia 28 de julho.

Atualmente, na Ukraina, a Igreja Ortodoxa divide-se em: Igreja Ortodoxa do Patriarcado de Kyiv e Igreja Ortodoxa do Patriarcado de Moscou.

O Te-Deum na colina de São Volodymyr, sob os auspícios da Igreja Ortodoxa do Patriarcado de Kyiv, no domingo (28.07) foi realizada para o povo ukrainiano, e no sábado (27.07), sob os auspícios da Igreja Ortodoxa do Patriarcado de Moscou - para funcionários altamente conceituados, disse o Patriarca de Kyiv Filaret.

Ele também pediu orações para Ukraina tornar-se membro da União Européia como, em seu tempo fez o príncipe Volodymyr, tornando a Grande Rus parte da Europa.


Comemorações no Khryshchatyk

As comemorações no Khryshchateyk, programadas pelo governo, "louvaram a Cristo" sob cerveja, cachaça e alusões ao "apodrecido catolicismo".
O discurso de propaganda que soava dos alto-falantes era aproximadamente assim: "A cultura ocidental vangloria-se com modelos de topo, gangsteres e dinheiro. E com o que podemos nós, eslavos nos gabar? Somente com Cristo!" E sua essência conduzia a: O ocidente silenciosamente apodrece, na Rússia, Ukraina e Bielorrússia a situação está um pouco melhor e nós devemos nos abster do caminho errado para cultura ocidental.

"Em algures isso já houve. 30-35 anos atrás. Sobre o Ocidente decadente, em particular" - ouvia-se entre o público.

Esperando pela música as pessoas se distraíam: Os homens de 40, encalhados na Perestroika de Gorbachev inundavam-se com cerveja.  As meninas, de salto alto e curtíssimos shorts ou saias desfilavam entre a multidão. Alguns jogavam cartas sentados no asfalto. Quando no palco adentrou o grupo "Sky", sobre religião todos esqueceram. Para o alto levantaram-se os punhos, alguns saudavam com a garrafa de cachaça.
Seguiram-se outros grupos musicais, muita bebida alcoólica e discursos sobre religião ortodoxa e escolhas civilizacionais que a ninguém interessavam mas foram tolerados apenas como um mal necessário que precisava suportar para ouvir seus artistas favoritos.

A ação lembrou mais um festival de rock comum do que um concerto dedicado ao Batismo da Rus.

Tradução e pesquisa: Oksana Kowaltschuk

Nenhum comentário:

Postar um comentário