sábado, 3 de agosto de 2013

ABUSOS DO PODER



As arbitrariedades da polícia ukrainiana continuam

Ukrainska Pravda (Verdade Ukrainiana)
Texto com base nas notícias do jornal, de 01 a 18.07.2013

 

AMNESTY INTERNACIONAL
A última violenta acusação ao abuso de poder por parte da polícia na Ukraina sublinha a necessidade urgente da resposta do governo devido a inquietude social.
Esta organização já publicou um pedido formal às autoridades ukrainianas para aplicar medidas eficazes a fim de prevenir a impunidade de funcionários. "A Anistia Internacional instou o Estado ukrainiano para criar um sistema eficaz de investigação de violações por parte da polícia em 2011. No entanto, a organização continuou a registrar inúmeros casos de tortura, exigências e extorsão de comportamento cruel dos funcionários. Esses crimes geralmente permanecem impunes, porque os promotores locais, que têm o dever de investigar casos semelhantes, constantemente evitam cobrar a culpa de seus colegas policiais.
O caso de estupro, cometido pelos policiais em Vradiivka, província de Mykolaiv, despertou o país, forçando o presidente Yanukovych assumir a responsabilidade pessoal pela supervisão da investigação e demissão de altos representantes da polícia".

O estupro em Vradiivka segundo imprensa ukrainiana

Ірина Крашкова, згвалтована й побита працівниками міліції у Врадіївці

Em 26.06.2013 três homens arrastaram uma moça para dentro de um automóvel, levaram-na para dentro de uma faixa florestal e estupraram. Pelo caminho e durante o estupro bateram nela com crueldade. Ela foi encontrada na rua, nua, e com sinais de violência. Foi diagnosticada com várias fraturas expostas do crânio, diversos cortes na cabeça e face, várias contusões e hematomas. Foram feitas duas cirurgias, seu estado foi considerado grave.

Ірина Крашкова вижила після згвалтування працівниками міліції у Врадіївці

A sofrida Iryna Krashkova foi levada ao hospital em Mykolaiv de helicóptero.
Irena relatou ao investigador que ela foi espancada e estuprada por dois policiais - tenente Dmytro Polishchuk e capitão Yevhen Dryzhak. Também participou do espancamento o taxista local Riabinenko.

No dia primeiro de julho mais de mil pessoas, moradores de Vradiivka invadiram a delegacia. Lá eles avistaram Yevhen Dryzhak, o qual é afilhado do dirigente provincial do Departamento dos Assuntos do Interior Valyntyn Parseniuk. O outro estuprador - Dmytro Polishchuk é sobrinho do procurador de Mykolaiv. Polishchuk se diz inocente. Dryzhak arrumou um álibi. Quando as pessoas o avistaram na delegacia houve invasão. Em resposta os policiais atiraram e lançaram gás. Um homem foi baleado no ombro e perna e uma mulher com filho também foi machucada.
Os policiais e altos funcionários acabaram escondendo-se no subsolo, mas os moradores destruíram todos os carros estacionados no pátio da delegacia. A revolta dos moradores é grande porque muitos deles já sofreram torturas da polícia. E, há o caso de alguns rapazes que foram levados ao suicídio  devido a torturas e espancamentos por crimes que não cometeram.

O governador da Província Mykola Kruhlov veio a Vradiivka para discursar e teve que ser escoltado pela polícia até o carro e fugir.
Os moradores de Vradiivka bloquearam o departamento policial até ser preso o terceiro estuprador que estava escondido na promotoria de Mykolaiv.

Segundo declarações do deputado Eduard Leonov, em Vradiivka, nos últimos três anos a polícia estuprou e matou cinco mulheres. Barbarizaram os maridos para que eles se declarassem culpados, dos quais três se enforcaram e um morreu em casa devido torturas da polícia. 

No dia 07 de julho, aproximadamente 20 pessoas de várias regiões de Mykolaiv resolveram ir em protesto, a pé, até Kyiv. Sua chegada em Kyiv foi planejada para o dia 18. Eles vão exigir a dispensa de Vitali Zakharchenko, Ministro do Interior, e uma certificação a todos os policiais, por comissões de cidadãos.

Ações de solidariedade com os moradores de Vradiivka aconteceram em Zhytomyr, Kirovohrad, Chernihov, Lviv, Poltava e Ternopil.

Ao promotor de Vradiivka, que foi dispensado por causa do estupro da Iryna, deram apenas a transferência para procuradoria da região de Kryvoozerskyi. A procuradoria de Vradiivka desmente. Segundo o Ministro do Interior foram dispensados da polícia de Vradiivka 9 funcionários. É ver para crer.

Os manifestantes de Vradiivka chegaram a Kyiv como previram, no dia 18, e ocuparam a praça para manifestação. A eles se juntaram outras pessoas, num total de 200. A polícia retirou todos, mas no dia seguinte o pessoal de Vradiivka confirmou sua decisão de continuar na praça.

O chefe da polícia de Kyiv diz que tudo é especulação dos políticos da oposição.

Texto e tradução: Oksana Kowaltschuk

Nenhum comentário:

Postar um comentário