quarta-feira, 5 de junho de 2013

NOTÍCIAS POLÍTICAS



Tyzhden (Semana), 30.05.2013
Mídia russa sobre a cúpula em Astana. Esta não é uma concessão, Yanukovych rendeu-se a Putin


Encontro em Astana

No dia 29 de maio em Astana (capital de Cazaquistão) em uma reunião do Conselho Supremo Econômico Eurasiano Ukraina solicitou o estatuto de observador junto a este Conselho Eurasiano, o que, em perspectiva, significa adesão à UA (União Aduaneira). O estatuto de observador Ukraina pode receber em outubro, e um acordo de intenções será assinado nos próximos dias em Minsk, relatou o jornal Izvestia.

Alguns especialistas consideram que o status de observador na União Aduaneira pode ser um ponto de partida para uma maior convergência de Kyiv à União Eurasiana. Outros alertam para os riscos para os mercados dos países-membros da UA, relacionados com o ingresso do Quirguistão, escreve RIA Novosti.

Ingressar na União Econômica Eurasiana Ukraina poderá depois de ingressar na UA. No entanto, ela não poderá participar em acordos semelhantes com a União Européia, disse o secretário-geral adjunto da EurAsEC Serhii Hlaziev.Vice-diretor do Centro de estudos do espaço pós-soviético de Moskow State University Alexandr Karavaec observou que o estatuto de observador na UA é confortável para os grandes negócios ukrainianos "porque, por um lado, eles podem acompanhar e participar das discussões relacionadas ao comércio, às taxas". Por outro lado, diz o especialista, "quando não lhes for muito confortável, qualquer pressão do lado dos participantes da UA, eles sempre poderão se esquivar devido ao tal status incerto".

Em geral, os especialistas concordam que com a adoção do memorando Kyiv apenas tenta retardar o tempo para não provocar a ira de Moscou, a qual afirma publicamente que está interessada apenas na plena participação da Ukraina no processo de integração.

Segundo Izvestia, o governo ukrainiano recebe o documento mas integração da Ukraina à UA pode levar 10-15 anos.

Tradução: Oksana Kowaltschuk
Foto formatação: A.Oliynik

Nenhum comentário:

Postar um comentário