quinta-feira, 6 de junho de 2013

NOTÍCIAS POLÍTICAS II



Ukrainska Pravda (Verdade Ukrainiana), 02.06.2013
UE pediu a Ukraina para esclarecer as relações com Putin

UE pediu formalmente, por escrito, para iniciar um diálogo sobre as ações mútuas da Ukraina com o Conselho Econômico da Eurásia. Como ficou claro das fontes diplomáticas ukrainianas e européias, a UE propõe realizar consultas com especialistas em questões "eurasianas" da Ukraina para ter uma posição clara sobre seus planos futuros e obrigações perante UA e Conselho Econômico Eurasiano.

Por sua vez, o lado ukrainiano começou dar explicações mais ou menos compreensíveis aos representantes da UE somente depois da visita de Yanukovych a Astana, Segundo fontes ZN.UA, Ukraina afirma que em suas relações com estruturas eurasianas ela não tem intenções de permitir pressão à soberania do Estado e vai cumprir rigorosamente os seus compromissos assumidos no âmbito da OMC, como os previstos no já rubricado Acordo de Associação com a UE.

Os participantes da publicação salientam: depois da assinatura do acordo com UE Ukraina terá um poderoso escudo de barragem contra as tentativas de arrastá-la à integração euro-asiática. Pois um dos artigos deste documento determina que os acordos da Ukraina, no futuro, com outras entidades internacionais não devem entrar em conflito com as disposições do seu acordo com UE.

Tradução: Oksana Kowaltschuk

Nenhum comentário:

Postar um comentário