quinta-feira, 2 de maio de 2013

VULGARIZAÇÃO DA SOCIEDADE UCRANIANA

Tyzhden (Semana), 07.04.2013
Bohdan Butkevych
 
Sociólogo Yevhen Holovakha (FOTO): "No topo da hierarquia social ukrainiana estão os mais vorazes, mais amorais e as mais vis pessoas".
A vulgarização da sociedade ukrainiana tem uma série de razões. O nível de orientação cultural da assim chamada elite que transmite-se para toda população é surpreendentemente baixo.
 
 
Não menos importante papel no declínio social ao fundo intelectual desempenhará o fato que hoje sua face define a geração de "autênticas pessoas soviéticas". Além disso, os ukrainianos até agora se equilibram além dos limites de qualquer sistema sócio-cultural estabelecido, o que leva a perda de correspondentes atitudes básicas. Sobre estes processos "Semana" conversou com o vice diretor do Instituto de Sociologia da Academia Nacional de Ciências da Ukraina, uma das principais autoridades sociológicas ukrainianas, Yevhen Holovakha.
 
LIVRE & POBRE
Agora nós nos encontramos bem no centro do deserto intelectual. Quando ocorre, sistematicamente, o extermínio e a intimidação de pessoas livres, o resultado mais triste nem mesmo é o fato de que a nação está perdendo sua capacidade intelectual, mas muito pior é que matam o seu espírito. Paradoxo, mas eu me convenci, que a função essencialmente intelectual revive novamente. Talvez devido ao fato que no nível genético a humanidade, apesar de tudo, ainda é capaz de manter-se. Com efeito, após inúmeros genocídios intelectuais na União Soviética, nos países que faziam parte deste estado, nasciam muitas pessoas talentosas, mas na maioria em uma área particular. Infelizmente, hoje na Ukraina em vez de intelectuais, nos primeiros papéis estão os herdeiros do genocídio intelectual. Eles não são estúpidos, simplesmente de modo algum pretendem a qualquer liberdade. Estas pessoas simplesmente não entendem como se pode resistir às regra s do jogo impostas pelo governo.
 
Quer tornar-se livre - prepare-se para ser pobre. Surge a pergunta, como é que nesse estado poderemos sobreviver, porque a maioria das pessoas, como mostra a estatística,  não é capaz de viver com o sentimento constante de humilhação e inferioridade, quando você sabe que tudo está errado, mas participa nisto. O fato de que o atual sistema realmente requer baixas qualificações e gostos, e apela para isso. No entanto ele não exige de cada cidadão para servi-lo. Este não é um sistema stalinista onde, ou você servia, ou lhe destruíam. Hoje ninguém lhe obrigará. No entanto, lhe darão o lugar que corresponde a seus gostos morais e culturais. Mas, sem a perspectiva de crescimento financeiro e de carreira. Existem professores honestos que não pedem subornos e vivem com suas duas mil UAH. Também há médicos que tratam sem pagamento adicional e recebem apenas o pagamento no limite de sobrevivência física. E, há aqueles que recebem, ou até pedem subornos e dormem tranquilamente. Essa é a nossa realidade esquisita, cada um na sua. 
 
A sociedade ukrainiana é igual em direitos apenas nas palavras, mas na realidade ela não é tratada com equidade. O processo de criação da pseudo aristocracia feudal acontece ativamente nos últimos dez anos. Embora os patrícios na Roma antiga não eram eleitos, nossos altos funcionários, que supostamente ocupam suas posições temporariamente, cada vez mais se assemelham a aristocracia hereditária. Apesar de que quanto ao nível cultural eles sejam plebeus, governam com todos os recursos e de sua vontade depende tudo neste país. Dirijam sua atenção: do presidente até o nível do promotor distrital, eles transferem os próprios privilégios, riqueza, e o mais importante - a impunidade a seus filhos. 
Os governantes atuais - são pessoas muito pequenas. Sua filosofia - o utilitarismo, e nas formas especialmente mundanas. Eles consideram, que de tudo devem obter rápidos proveitos e benefícios. Como, se seus diretos e próximos benefícios não há, então para que tudo isto é necessário? Embora, é importante notar que não menos sintomática é a tendência mundial à perda da influência de intelectuais, que agora são necessários apenas como profissionais especializados em suas estritas áreas.
"Pão e circo". Nossos "patrícios" absolutamente não se aproximam em suas capacidades pessoais aos originais romanos, mas em termos de observância do princípio fundamental de controle de plebeus fazem tudo o que é necessário. Além disso, o seu papel desempenhará a atual cultura "mosaica" que enraiza nas pessoas a superficialidade. Especialmente falamos sobre televisão e internet, visto que em 1991 o povo soviético recebeu vasto arsenal de canais de mídia, anteriormente impossível. Mas o hábito à submissão desempenhou seu papel, porque a maior parte de nossos concidadãos aceitam tudo pelo princípio da superficialidade: o que aparece diante dos olhos, é verdadeiro. E, na superfície desses recursos há mais explícito lixo e, para cavar mais fundo até as camadas da verdadeira cultura, as pessoas comuns geralmente não sabem.
A elite ukrainiana não entende, que numa sociedade igualitária as classes dominantes se recusam de consumo demonstrativo. Em nosso país, pelo contrário, quem está no poder obtém satisfação pela diferença de riqueza e status quo entre eles e pessoas comuns. Lembre apenas os relógios usados pelos nossos deputados, juízes ou procuradores.
Em plebeus morais - nenhum dispositivo de segurança. O mecanismo de crescimento social no Ocidente é muito complexo. No nosso caso é bem simples: é suficiente apenas uma vez chegar ao lugar e à pessoa certa e agradar - e mesmo que você seja medíocre, preguiçoso e burro, se você é absolutamente sem escrúpulos e disposto a fazer tudo o que o chefe diz, então o lugar sob o sol é garantido. Exatamente por isso no alto de toda nossa hierarquia social encontram-se as mais vorazes, as mais amorais e as mais vis pessoas. Isto acontece porque as pessoas mais ou menos intelectualmente livres e honestas tem muitas limitações: aqui não pode, você perde a consciência; lá não pode porque se perde a dignidade, etc.
O mecanismo de inércia social apoderou-se da Ukraina. Criativos mecanismos sociais somente são possíveis se implementados por pessoas criativas. Mas onde está esse empreendedor criativo nas atuais pessoas essencialmente soviéticas que, essencialmente reproduzem o único possível e conhecido mecanismo - de pessoa mutilada espiritualmente com o sistema totalitário? E isto na quase completa ausência de intelectuais livres que transmitiriam outros valores. Nossa sociedade encalhou entre as fases industriais e pós-industriais. Estamos marginalizados porque não sabemos o que fazer. Rússia, na luta com sua igual marginalidade foi pelo caminho de completa restauração da sociedade soviética. E, através de seus meios de comunicação, de interminável reconstituição do passado erôneo transmite à Ukraina o que tem um impacto muito negativo.
A prática de lazer ukrainiano tornou-se muito passiva. E, em geral, quase em todos os indicadores de desenvolvimento material e espiritual da sociedade, verifica-se uma tendência negativa. As pessoas pensam cada vez menos, elas querem ser entretidas. Ao mesmo tempo verifica-se a queda do consumo de alta cultura: teatro, museus, concertos de música clássica. Compreensível, isto está relacionado com o nível material da maioria dos cidadãos, mas a tendência é bastante desagradável. Mas o mais assustador na sociedade ukrainiana é o índice da leitura. Ele simplesmente assusta. Pois nos primeiros lugares escritores russos, que escrevem maciçamente sobre detectives, isto é, a leitura cultural está completamente perdida.
Na URSS bebiam de desespero, e a nossa sociedade marginal bebe devido a incerteza pelo futuro.
Significativo é o fato de que o álcool é muito mais consumido nas regiões orientais, onde o experimento da construção da pessoa soviética avançou mais do que no Ocidente. Embora para todas as regiões da Ukraina é característica esta fuga para o álcool como um meio de superar os seus desiquilíbrios internos.
Desconfiança geral preventiva - principal característica do sentimento público na Ukraina. Todos não confiam em todos: governo gangster, maus vizinhos, funcionários corruptos, médicos corruptos, etc. O ukrainiano comum considera todos os demais corruptos, a si - em nenhum caso. Esta situação é típica a uma sociedade à beira do abismo. Também a procura do culpado é muito peculiar à psicologia marginal. É por isso que os ukrainianos facilmente submetem-se ao esquema manipulador: "ruim-bom". Por isso nosso país não está assegurado contra autoritarismo.
É necessária a reorientação de segmentos inteiros da sociedade para classe média e pequena empresa. A sua maior chance Ukraina perdeu realmente a 20 anos atrás, quando na onda da prontidão da maioria das pessoas às grandes mudanças poderia e deveria ser executada a terapia de choque, como na Polônia. No entanto, então a nomenclatura partidária e intelectuais de categoria soviética não seguiram esse caminho. Mas nós, ainda chegaremos a isso.
Sair do pico da vulgarização auxiliarão a mudança de gerações e novas tecnologias. Quanto mais houver pessoas que não viveram na sociedade soviética e não conheciam o seu mecanismo, mais rapidamente acontecerão as mudanças. Sim, infelizmente, o mecanismo de retransmissão  de valores entre as gerações assim mesmo vai agir, estas novas gerações conservarão em alguns aspectos o cinismo da época atual. E aqui, a propósito, o utilitarismo deve desempenhar um papel positivo, porque os jovens cínicos perceberão, que viver assim, como na Europa, é simplesmente mais confortável e racional. Muito importante para a fratura social deve tornar-se o regime de visto livre com UE, o qual auxiliará à maioria da população da Ukraina obter mais experiência de outro tipo de vida e organização da sociedade.
 
Tradução: Oksana Kowaltschuk

Nenhum comentário:

Postar um comentário