sexta-feira, 10 de maio de 2013

UCRÂNIA ENTREGA SISTEMA DE TRANSPORTE DE GÁS À RÚSSIA

Começaram a transferência do Sistema de Transporte de Gás da Ukraina - GTS (¹)
Economichna Pravda (Verdade Econômica), 26.04.2013
Serhii Liamets
 
Putin (E) e Yanukovych (D)
Complicado era decidir. Tema do Sistema de Transporte de Gás (GTS) é o mais politizado na Ukraina de hoje.
E, no entanto  eles o fizeram. Talvez, esperar mais não era possível. O atual governo da Ukraina resolveu dá-lo à Rússia. 
O projeto correspondente está registrado no Conselho Superior, no dia 26.04.2013.
Agora, quando o último bastião da consciência foi superado, tudo seguirá o mesmo caminho. Consideração do projeto de lei - protestos da oposição para aparências - distribuição de saquinhos com dinheiro - rostos saciados e deputados satisfeitos - grande maioria "a favor" - o GTS passa para Rússia através do mecanismo de consórcio e concessões pelas dívidas, mais em troca de desconto.
A data da publicação do projeto de lei - 26 de abril - não foi escolhida por acaso - é a sexta-feira anterior a semana da Páscoa (Segundo o calendário Juliano este ano a Páscoa é no dia 5 de maio -OK). Na próxima semana, por cerca de dez dias quase todo país entra em férias. A ressonante notícia sobre a concordância do governo em entregar a GTS "resolve-se" conforme as leis do gênero.
Isso acontecerá apenas porque qualquer notícia negativa "vive" uma semana. Depois , em princípio, ela não afeta ninguém. Mesmo que isto seja como o assassinato de Kennedy. Ou seja, o governo deliberadamente empregou um ardil-tecnologia. No entanto, não pela primeira vez.
Eventos relacionados? Tomada da TVi e silêncio da oposição (TVi era o único canal de televisão pró Ukraina - OK). Tudo indica, agora é evidente, que exatamente a este acontecimento coincide o assenhoreamento do canal TVi. Passaram-se algumas horas da publicação da "Verdade Ukrainiana" da mais ressonante notícia dos últimos três anos (A transferência da GTS), e o novo diretor da TVi Artem Shevchenko sentado, conta sobre os planos futuros do canal. Nisso o tema da entrega do GTS não foi ao ar no noticiário da noite! Este é o elemento chave de seu assenhoreamento.
 
Tal nossa política foi sentida desde o primeiro dia. Na foto o "investidor" do canal Oleksandr Altman e o novo diretor Artem Shevchenko.
Para aqueles que não estão em curso. É muito provável que alguns senhores, em benefício de vice-primeiro-ministro Serhii Arbuzov a alguns dias atrás apossaram-se do controle do único canal oposicionista do país - TVi
Por que Arbuzov? Bem, talvez, nem seja ele. Talvez seja "encenação sob Arbuzov" Mas o próprio processo de captura foi formalizado tão grosseiramente e às avessas, que surge exatamente este nome. Há também um renque de pequenos detalhes, os quais sugerem esta suposição. Por exemplo, sobre os funcionários do canal "derramam" dinheiro. E os comentaristas de Arbuzov, com todas as forças desejam elevar o encantamento a TVi como conflito corporativo. Como se fosse desentendimento entre Kniazhytskyi e Kahalovskyi, e não há nada a comentar.
Também essa visão promove Mykola Kniazhytskyi, e a chamada oposição ukrainiana. Onde estão os manifestantes do partido "Liberdade" e "Bloco Klychko"? Cadê "maidan" (praça onde ocorriam os protestos da Revolução Laranja - OK) devido o fato de fechamento do último canal dissonante do ponto de vista oficial do poder?
 
Vice-primeiro-ministro Serhii Arbuzov (no centro).
 

A posição do Partido "Pátria" (Yulia Tymoshenko) ao qual aderiu a "Frente de Mudanças" (Yatseniuk) - é, em geral, uma canção. Kniazhytskyi (anteriormente diretor do canal TVi) é deputado pelo partido "Pátria" e, portanto, tem imunidade a ataque dos "seus". No primeiro dia da captação do canal, veio o aliado de Arsenii Yatseniuk (líder do Partido Pátria") - Andrii Pyshnyi. Olhou, olhou e foi embora, reação da "Pátria" não houve. Talvez, também, com toda sua alma sustentam a versão do conflito corporativo.
Igualmente, o Partido "Pátria" não emitiu nenhum parecer sobre o projeto referente à privatização do GTS. Embora para isto há, pelo menos, uma razão significativa. O projeto de lei foi submetido ao Comitê da Política Econômica, dirigida por Andrii Ivanchuk que é o mais próximo amigo de Yatseniuk.
Comentários sobre o projeto de lei não expressaram nem Yatseniuk, nem Ivanchuk, nem Pyshnyi. Talvez, haja necessidade de aconselhar-se com alguém.
 
Andrii Ivanchuk e Arsenii Yatseniuk diante de colegas.

Estranho, mas nada disseram também do partido "Liberdade". Pedimos a eles sua opinião, mas nos responderam algo como: "nossa posição anunciaremos amanhã". Aos partidários do "UDAR" de Klychko nem perguntamos. Aqui farão o que o "Papa" mandar, sem variante. Bem, é claro, o campeão mundial de boxe será, oficialmente, oposição. Ele é um homem de princípio, não é controlado por ninguém.
Haverá oposição na Ukraina? A resposta para esta pergunta já a muito é conhecida. Mas no assunto de importância como a entrega do GTS para Rússia, poderiam pelo menos, em prol da decência, dizer alguma coisa.
O que acontecerá a seguir

É fácil prever. O Partido das Regiões e o Partido Comunista votarão "sim". Diante dos deputados, anteriormente aparecerão pessoas com saquinhos recheados. Serão pessoas do Arbuzov - ele costuma "regar" os parlamentares com dinheiro, eles o adoram por isso. Para maior confiança na vitória - a votação é sempre importante, e é necessário o apoio de  muitos deputados - pagarão a alguns "traidores". Encontrar-se-ão deputados que têm pontos de vista diferentes, do ponto de vista oficial da oposição. Tal é a sua posição humana. Pode, afinal, o deputado ter sua própria opinião?

 
A oposição, provavelmente, tentará bloquear a tribuna - apesar de ter prometido não fazer mais isso. Em todo caso, ela será "contra", ou não votará.
É natural, haverão comícios, vovozinhas com lágrimas nos olhos. Caminhada à Administração Presidencial, ao Gabinete de Ministros: "Chega!", "Prezados amigos!", "Vergonha!" - Bem, toda essa retórica.
 
 

Os líderes da oposição precisarão "lutar" novamente.

Klychko usando camiseta branca, Yatseniuk com megafone, leituras públicas de carta aberta de Yulia Tymoshenko da prisão. Talvez até ovos e tomates voarão sobre os deputados "traidores". Este cenário até 18 de maio, quando o Conselho se reunirá. A votação procederá pelos risonhos regionais, comunistas satisfeitos e os vira-casacas, que rapidamente apertarão os devidos botões. E, depois disso - também questões previsíveis. Primeiro - criação do consórcio com a Rússia. Segundo - criação de uma empresa mista com a Rússia, que irá controlar  o "tubo" (GTS) e muitos outros ativos.
 
 

(da esquerda para direita): Yurii Boiko, Ministro de Energia e Indústria de Carvão da Ukraina; Olekssi Miller, presidente da administração do "Gazprom"; Euhenii Bakulin, presidente do Conselho de "Naftogaz" da Ukraina. 

Terceiro - Transferência do GTS à Rússia de acordo com o cenário da Bielorrússia, isto é, gratuitamente. Bielorrússia entregou seu sistema em troca de um desconto no preço do gás. Ukraina deverá receber um desconto e perdão de dívidas. Que dívidas? Lembremos como elas surgiram. Em 2012 o ministro da Energia intencionalmente não comprou a quantidade combinada de gás. Como no ano anterior. Mas, em 2011 Rússia supostamente perdoou Ukraina. Já em 2012 Rússia apresentou a penalidade - 7 (sete) bilhões de dólares. Mas, isso não é tudo. Estão entrando novas penalidades. Em 2013, já pelo terceiro mês (desde fevereiro) "Naftogaz" não compra gás da Rússia. O gás é comprado, através da empresa  do magnata Firtash, diretamente, através da bolsa de valores.
 

Yurii Boiko e Dmytro Firtash (no centro).

Em paralelo, o gás vem da Europa Ocidental. Ou seja, nosso país simplesmente não cumpre o contrato com a Rússia. E, de maneira atrevida coloca-se sob penalidades. Assim, os russos receberão o nosso GTS sem precisar pagar. E isto será através de mecanismo bastante astuto. E com o governo ukrainiano eles criarão o consórcio para gerir o GTS.
Mas o projeto de lei estabelece mais um mecanismo - o aluguel. (GTS necessita de consertos, reformas). E, quando o governo russo colocar no GTS algumas centenas de milhões de dólares, terá direito de tomar a propriedade - de graça ou por um valor irrisório.
Em qualquer caso GTS não será mais nossa. Isto, talvez, não seja problema - mas, então, coloquem GTS numa venda aberta, por que construir um mecanismo de entregá-la, gratuitamente, para Rússia?
Tal rendição flagrante de interesses nacionais precisa encobrir com algo. Capa para isto já foi encontrada. Ukraina vai receber, dígamos o preço "bielorusso" de gás - por exemplo, 165 dólares por mil metros cúbicos. E isto será considerado como grande conquista de Yanukovych. Primeiro. Com ela, é provável, ele irá às urnas em 2015. E, é claro,  nos perdoarão as multas. As que são desenhadas no ar, mas ainda sim... 7 bilhões de dólares.
Por tudo responderá... Stavytskyi?

 
O míope na situação com projeto de lei de entrega do GTS é o ministro de energia Eduard Stavytskyi. Ele não se cansa de demonstrar a capacidade de assumir pecados alheios. Também desta vez Stavytskyi assinou uma nota explicativa para o projeto de lei sobre privatização do GTS.
Se sabia ele o que assinava? Acreditamos que sim. Mas isso não o impediu. Pelo que nós o cumprimentamos.

1 - Este sistema transporta o gás russo para países europeus.
 
 
Tradução: Oksana Kowaltschuk

Nenhum comentário:

Postar um comentário