terça-feira, 12 de março de 2013

O DIFÍCIL RETORNO

Dificuldades na volta. Custosa readaptação dos "hastarbaiters" ukrainianos em casa
(hastarbaiter - trabalhador-migrante nos países da Europa Ocidental)

Tyzhden (Semana), 27.08.2012
Vira Makoviy, Serhii Teren




 
 
Razões que estimulam os nossos compatriotas procurar emprego no exterior são diversas: pobreza, falta de trabalho, ter um capital inicial para começar um negócio, desejo de ganhar dinheiro para conseguir sua casa, educação de filhos e, até, a própria sobrevivência.
No entanto, investindo em casa ou apartamento, no qual não se sabe se haverá possibilidade de vida, ou o ensino superior para os filhos que não conseguirão emprego torna os trabalhadores ukrainianos vítimas de seus próprios sonhos, porque o dinheiro geralmente sempre falta. E, ao voltar, nem todos conseguem restaurar suas relações sociais e colocar em prática as habilidades e experiências adquiridas no exterior. Por isso, muitos que foram para um ou dois anos não se atrevem voltar para casa.

O sonho de uma casa

Helyna Ursuliak veio dos EUA à aldeia Drachynts na Província de Chernihov para um mês. Ela encomenda janelas, verifica a colocação de ladrilhos, como rebocam a fachada, etc. Assim que terminar o dinheiro viajará novamente aos EUA. A mulher constrói uma casa grande, com garagem do lado.
"Quero viver no meu país - explica seus investimentos a senhora Halyna. - Nos EUA mesmo aqueles que tem seu negócio, dizem que trabalharão mais um pouco e voltarão. Mas, quando vêem como as pessoas sobrevivem na terra natal, fogem novamente. Quanto a mim, me chamam de "americana", é ofensivo. Eu, nem por um segundo me senti americana. Nós, quando terminarmos a casa, voltaremos, mas ainda precisa muito dinheiro". E foi o sonho de uma casa própria que forçou Helyna com o marido ir para o exterior e os mantem lá, já por 11 anos. "Vida (na mesma casa com os pais) não havia. Então alugamos um apartamento em Chernivtsi. Eu trabalhava na feira, eu enregelava, dinheiro não era suficiente para uma casa. Em casa permaneceu meu filho Stanislau de um ano e meio - depois só o vi com seis anos. Os americanos não me compreendem, especialmente quando eu conto que deixei meu filho: "para mim é difícil lá fora, mas o marido diz: Um ano, dois - e voltaremos para casa, e passam cinco, sete, dez. As pessoas têm muito medo: o que vão fazer quando voltarem para Ukraina? Eles se acostumam a trabalhar com estabilidade e pagamento constante".



Sem reserva laboralUkraina pertence aos países onde em ritmo acelerado diminui a quantidade da força produtiva. Prognóstico de mudança de recursos laborais até 2020, %.
Legenda:
1) diminuição maior a 5%
2) menos 5 %
3) crescimento de zero a 10%
4) 10 - 20%
5) mais de 20%




Experiências em investimento

Os pais que ainda trabalham nos EUA, ajudaram a Oksana Prokopetz abrir um mercado no centro da vila Drachentsi, onde ela mesma é vendedora."Eu não quero mais ir a EUA, - diz a mulher, que trabalhava como faxineira numa pequena cidade de New Jersey, - aqui eu tenho minha casa, tudo é meu".

Jaroslau Rudnetskyi trabalhou mais de 2 anos em uma fazenda de leite na Dinamarca e uma na Suécia. "Agora aplico a experiência dinamarquesa-sueco na aldeia Vydumka em Zhytomyr. No início peguei a terra em arrendamento por cinco anos, depois privatezei. Nos 21 hectares plantava cenouras e batatinha, mas não podia viver com o que ganhava. Agora semeio forragens. No meio do campo tenho um estábulo com vacas, então vendo queijo, nata, leite". Seu sonho é fornecer estes produtos em áreas urbanas com aranha-seus, como nos Eua. "Enquanto houver possibilidade de permanecer em casa, (em casa significa na Ukraina - OK) diz o agricultor - eu quero ter aqui a minha fazenda, casinha, painéis solares, tanques, terra. Para que depois de mim, os filhos ou outro agricultor possa continuar este trabalho. É necessário muito esforço para desenvolver este negócio. Porque, se no exterior em todas as questões pode-se aconselhar com o consultor da área, na Ukraina, é necessário fazer tudo sozinho.

Muitos dos antigos "hastarbaiters", no regresso para casa, tentam, pelo dinheiro economizado, abrir seu próprio negócio. Oleksandr - é da primeira onda de programadores ukrainianos que viajaram para Ocidente à procura de ganhos maiores. Trabalhou mais de 5 anos numa companhia TI (Tecnologia de Informação de negócios) em Londres. Em 2009 voltou para Kyiv, onde decidiu iniciar seu próprio negócio. "No exterior eu adquiri novos conhecimentos de gerência e, então resolvi materializá-los em uma empresa de desenvolvimento do software.Os 100 mil USD ganhos na Grâ-Bretanha foram suficientes como capital circulante para me firmar no negócio". Mas, hoje, Oleksandr novamente arruma as malas para Londres - e espera levar o seu negócio para o "Nebuloso-Albion (Albion, palavra de origem celta - antigo nome das Ilhas Britânicas. É usado na Inglaterra em grande estilo, em alguns outros países no sentido irônico. Significa "montanhas" - OK). Três meses atrás vieram certos rapazes de cara dura "Você sabe por ordem de quem", e me propuseram uma "impecável" opção: 80% do negócio reescrever para "sozinho você sabe para quem", 20% continuam seus, além das funções administrativas. Oleksandr, acostumado com avaliações adequadas ao seu conhecimento, a tais proposições recusou-se, bem como dos problemas que lhe prometeu organizar a "inspeção civilizada" e que já começou incorporar-se à sua vida - recentemente o pessoal do fisco fez uma "limpeza" no escritório.

Pavlo R. durante anos plantava morangos na Inglaterra. Três anos atrás resolveu aproveitar o adquirido conhecimento em Vinnytsia. Arrendou alguns hectares de terra e este verão deveria colher a primeira grande colheita. Não aconteceu. Em maio, seus campos foram atravessados por diversos tratores. Ele tem certeza de que isto foi feito por ordem da autoridade local, a quem recusou propina na renovação do contrato de arrendamento da terra e que o ameaçaram de entregá-la a outro agricultor. No entanto, Pavlo decidiu guerrear: ele espera que haverão mudanças na aldeia depois das eleições.

Com o tempo a família resolveu retornar: os anos de trabalho no exterior não foram considerados, embora a aposentadoria foi conseguida. "Tudo mudou - lembra as dificuldades de adaptação a esposa de Mykola. Olia, - seus filhos quase não viram, eles cresceram, os pais envelheceram, e ao mesmo tempo a situação econômica praticamente não melhorou. Foi difícil passar para a pensão miserável após um bom e estável salário". Apesar da educação superior e muitos anos de experiência como engenheira eu não consegui encontrar trabalho na cidade natal - o Centro de Emprego propôs somente trabalho físico muito pesado e extremamente mal pago".
Mykola também não encontrou lugar para si - devido a restrições da idade. "No entanto eu decidiria hoje ir embora, como decidi a 13 anos. Em geral nós não nos arrependemos: os filhos estudaram, os pais foram atendidos e na casa fizemos reparos. Meus amigos poucos restam, sucumbiram ao alcoolismo. Eu estou vivo e não bebo".

Alex B. voltou para casa em Rivne, de Portugal, na véspera da crise de 2008. Com o dinheiro ganho construiu a casa. Empregou-se na "Rivneazot" - o salário era suficiente para viver. Ele disse que tudo mudou quando a empresa foi comprada por Firtash: "O oligarca imediatamente mudou a liderança. Seu diretor não considera os trabalhadores como pessoas. Na fábrica - como no gueto: podem espiar em seus bolsos, ou dar em sua cabeça. Qualquer tentativa de dizer algo contra, termina com demissão. Uma vez no restaurante local envenenaram-se pessoas. Uma das trabalhadoras começou exigir investigação - no dia seguinte encontrou-se além do portão.
Ao longo dos anos passados na Europa eu me acostumei a uma atitude normal de relacionamento, dispensada a mim tanto como empregado, quanto como pessoa, então não aguentei e pedi a conta". Alex novamente começou os preparativos para viagem - o antigo empregador na cidade do Porto concordou em aceitá-lo novamente para trabalho.

O retorno não garante que na pátria conseguir-se-á implementar as novas habilidades, investir e começar uma vida de sucesso, frequentemente devido a obstáculos criados pelos funcionários públicos, isto é, o próprio Estado. Por isso os que trazem tão importantes, para Ukraina, conhecimentos ocidentais, não podem usá-los na prática. Aqui revela-se que eles, como anteriormente, são pessoas desnecessárias. Portanto, não é surpreendente que os nossos trabalhadores no exterior só aumentam - atrás dos pais vão os filhos.
 

Tradução: Oksana Kowaltschuk
Fotoformatação: A.Oliynik               

Nenhum comentário:

Postar um comentário