terça-feira, 29 de janeiro de 2013

FATOS HISTÓRICOS UCRANIANOS SÃO EXCLUÍDOS

Estão reescrevendo a história na Ucrânia. Tudo de acordo com o "politicamente correto" soviético.
 
 
Exclusão de fatos históricos importantes
Tyzhden (Semana), 24.01.2013

O Ministério de Educação (ministro Tabachnyk) cancelou do programa da Avaliação Externa Independente fatos importates da história ukrainiana. Esta avaliação é realizada para o ingresso ao ensino superior. Somente com o resultado em mãos o candidato efetua sua matrícula na Faculdade pretendida, ou aquela que sua classificação permite.

Foram exluídos: Stepan Bandera, ideólogo e líder da OUN (Organização dos Nacionalistas Ukrainianos) e Shukhevych, principal dirigente do UPA (Exército Insurgente Ukrainiano). Também foi excluída do programa de estudos a questão da atividade dos dissidentes e "shistdesiatnyky" ("da sexta dezana" - na década de 1960-70 a assim chamada geração da inteligência ukrainiana no campo cultural (artes, literatura, etc) e político - no período de enfraquecimento do totalitarismo bolchevique-comunista, e degelo temporário de Khrushchev (desestalinização e alguma liberalização), especialmente o escritor e prisioneiro político Yevhen Sverstiuk, a artista Alla Horska, o literato Ivan Dziuba, o poeta Ivan Svitlychnii.

No Ministério recusaram-se dar explicações sobre as mudanças.

De acordo com os representantes dos centros regionais de avaliação da qualidade da educação as mudanças foram causadas pelo fato da avaliação agora ter o tempo reduzido. "A avaliação sobre a história da Ukraina diminuiu de 150 para 135 minutos. Provavelmente por isso foram excluídas algumas questões. Os manuais não mudaram, mas na programação da avaliação nós vemos uma clara torcedura em direção a história soviética". - diz a diretora do centro de Lviv Laryssa Serediak,

Segundo a Academia Nacional de Ciências "... as mudanças foram aprovadas pelos especialistas da Acadêmia Nacional de Ciências Pedagógicas. Até 2013 os programas eram aprovados por nós, mas agora Tabachnyk afastou-nos. Talvez porque os nossos cientistas com muita objetividade esclareciam os acontecimentos históricos, baseando-se nos fatos. A história soviética é subjetiva do ponto de vista para o que aconteceu, e no governo, agora, encontra-se a força política que é favorável a posições soviéticas", - disse o chefe do Departamento de História da Ukraina dos anos 20 - 30 do século XX Stanislav Kulchytskii.

O presidente honorário da União dos Veteranos Ukrainianos da II guerra Mundial, o acadêmico Ihor Yukhnovskii considera que ignorar os eventos históricos é inaceitável. "Como é possível não falar sobre os heróis do movimento de libertação da Ukraina, sobre "shistdesiatnyky"? É simplesmente insensato! Essas inovações a ninguém são necessárias. As pessoas precisam saber tudo, o que houve em nossa história. O ministro Tabachnyk não deve misturar suas vantagens soviéticas com fatos históricos", - considera Yukhnovskii.

Como foi divulgado anteriormente, o ministro da educação eliminou os nomes de Stepan Bandera e Roman Shukhevych, colocando no seu lugar Mykola Shchors e Yurii Piatakov.





Mykola Shchors - um dos símbolos da guerra russo-ukrainiana de 1917-1921, lutou contra os exércitos ukrainianos de Symon Petliúra e o Exército ukrainiano de Halychyna.

Yurii Piatakov - presidente do governo operário - camponês, temporário, fantoche, criado pelos bolcheviques no final de 1918 em Kursk (Rússia). No início de 1919 este governo mudou-se para Kharkiv (Ukraina). Piatakov, em 1937 foi acusado de "trotskismo" e depois de um julgamento em Moscou foi fuzilado.

Lembramos: em 2011 o ministro da educação Tabachnyk eliminou da história da Ukraina os capítulos dos "Heróis de Kruty", dos Ukrainianos Fuzileiros da Sich, a luta de libertação do Exército Insurgente da Ukraina (UPA) nos anos da II guerra Mundial, e tudo relacionado especialmente com história da Ukraina no século XX.

Heróis de Kruty - A batalha de Kruty teve lugar em 1918, numa estação de trem da aldeia Kruty, a 130km de Kyiv. Esta batalha durou 5 horas e foi entre 4.000 bolcheviques do exército de Muraviov e, aproximadamente 400 estudantes de Kyiv. Esta batalha não foi decisiva no transcorrer de ações militares mas adquiriu significado especial devido ao heroísmo da juventude ukrainiana. Particularmente impressionou os contemporâneos o enterro dos 27 jovens que foram capturadoss e depois executados pelos bolcheviques.

Ukrainianos Fuzileiros da Sich (USS fuzileiros). Única força nacional ukrainiana, militar, no exército austro-húngaro, formada por voluntários que responderam ao apelo do Conselho Principal Ukraiano, em agosto de 1914 e eram conduzidos pelo Conselho de Guerra Ukrainiano. Os fuzileiros ukrainianos foram de grande importância para restauração das tradições militares, criação da lexicologia militar, terminologia, folclore militar, canções e música. A memória sobre os fuzileiros ukrainianoos vive até hoje no povo ukrainiano, bem como o seu símblo, a canção "Chervona Kalyna" (viburno vermelho).

Tradução e pesquisa: Oksana Kowaltschuk

Para quem conhece a lígua ucraniana


 
Explicando o que era e como foi.

 


Hino dos fuzileiros: Chervona Kalyna

Nenhum comentário:

Postar um comentário