quinta-feira, 8 de novembro de 2012

MOSAICO DAS ELEIÇÕES NA UCRÂNIA

Ukrainska Pravda (Verdade Ukrainiana), 07.11.2012


Greve de fome
Em Odessa mais de 200 pessoas anunciaram greve de fome devido ao resultado das eleições que consideram falsificado. Foi dado como vencedor o ex-governador Serhii Hrynevetskyi, do "Partido do Povo", com pequena diferença de votos em relação ao candidato do partido "Pátria", Chekita.
Na região vivem mais de 6 mil funcionários do serviço penitenciário, e militares. Também aqui habitam 5 mil prisioneiros, alguns dos quais não têm, sequer, passaporte (carteira de identidade), no entanto, eles votaram. E os doentes do hospital militar foram trazidos nas macas. "Essas pessoas, com toda certeza, votaram segundo indicação de cima", - diz Chekita.


Novas eleições
O Conselho Superior recomenda à Comissão Central Eleitoral novas eleições em 5 circuitos. Aprovaram a decisão 268 deputados. Os circuitos seriam: 94 - 132 - 194 - 197 - 223. Porém há muitos outros circuitos com problemas.
No circuito 94 vence o candidato da oposição. No entanto o Tribunal Administrativo de Recurso não reconheceu os resultados da votação em 28 seções reconhecendo a candidata do Partido das Regiões.
No circuito 132 o candidato da oposição vencia por uma diferença de 4.167 votos. Depois de uma série de eventos escandalosos a Comissão aprovou um protocolo onde o vencedor é do Partido das Regiões.
No circuito 194 o vencedor é da Oposição, que derrotou a candidata do oligarca Dmytro Firtash com 12 mil votos de vantagem.
No circuito 197 a contagem realizava-se com extrema lentidão, os oposicionistas já esperavam fraude. A contagem mostrou vencedor o candidato da Oposição porém, na manhã do dia 5, no site da Comissão Central Eleitoral constava o nome de um candidato independente.
No circuito 223 opõem-se dois candidatos: do governo e da oposição.
A oposição declarou que é necessário recontar corretamente os votos e não proceder a novas eleições. E que a nova eleição somente é necessária nos circuitos onde destruíram as cédulas: 11 - 14 - 41 - 61 - 93.


Cansou do esconderijo
Yanukovych "apareceu" e determinou ao Procurador Geral analisar as violações da lei durante o processo eleitoral. De acordo com a análise a Procuradoria deve tomar medidas corretivas de acordo com a legislação. Sobre o trabalho realizado o Procurador deve relatar ao presidente até o dia 12.11.2012. Esta é a primeira vez que Yanukovych aparece depois do dia das eleições, dia 28.10.2012.


Não trabalhou de acordo, fora!
Yanukovych demitiu o vice-ministro do meio ambiente Ihor Vidman que perdeu a eleição em Kyiv. Ele conseguiu apenas o quinto lugar. Venceu o candidato da oposição Oleksandr Bryhanets. Já é o segundo governista demitido por perder as eleições.


Freedom House quer sanções pessoais aos funcionários ukrainianos.
O presidentee David Kremer acredita que não muda nada mediante incentivos, então a única maneira para, de algum modo influir na situação é aplicar punição.
"Nós realizamos conversações no mais alto nível, tivemos reunião pessoal com o presidente. O governo ukrainiano fala sobre compromissos mas não procura segui-los. Então, o único modo de mudar a situação - aplicar alguma punição. É tempo para uma conversa séria" - disse Kremer.


Em Londres processo contra oligarca ukrainiano.
A financista Amanda Steyvley está processando uma das pessoas mais ricas da Ukraina - Gennady Boholyobov por uma dívida de 3 milhões de libras. Esta é uma parcela relacionada com a venda em 2010, de um dos marcos mais famosos da Trafalgar Square, em Londres. Gennady Boholyobov, segundo Forbes está no quarto lugar entre os homens mais ricos da Ukraina. Seus ativos foram avaliados em 2,8 bilhões de dólares.


Lutsenko
A saúde de Lutsenko piorou, segundo sua esposa que o visitou no dia 6 de novembro. A ele receitaram repouso absoluto e medicação apenas para dor. Ele recusa a alimentação. "Yuri teve muita dificuldade para chegar até à sala de encontros. Seu corpo está completamente cobero por manchas vermelhas e ele sente constantes tonturas e náuseas", - disse Iryna.
Tudo isso são consequências da falta de tratamento, que somente poderia ser realizado num hospital, e uma dieta adequada, que a prisão se recusa a permitir". Ela acrescentou que o Provedor da Justiça deve responsabilizar a direção da penitenciária, a qual ignora todos os relatórios médicoss e não toma nenhuma providência para tratamento de Lutsenko, nem dentro da colonia nem no hospital. A cirrose hepática, hepatite e outras doenças graves que ele possui, estão incluídas na lista de doenças que são a base para libertação de prisioneiros", - disse a esposa do ex-ministro.

Tradução: Oksana Kowaltschuk
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário