quinta-feira, 1 de novembro de 2012

GIGANTES GLOBAIS NA UCRÂNIA

Dirigente da Shell na Ukraina: Acordo com o governo pode não vigorar
Ekonomichna Pravda (Verdade Econômica), 18.09.2012
Danylo Nesterov, Serhii Shcherbyna
Durante o corrente ano as conversas giram em torno dos eventos que, possivelmente, permitirão a Ukraina livrar-se do gás russo - o desenvolvimento da plataforma do Mar Negro e extração do gás do xisto. (O gás de xisto é inviável devido aos altos custos de extração e baixo rendimento – Cossaco)
Como a Ukraina não tem dinheiro para realização de tais empreendimentos, o governo decidiu atrair investidores. E não são quaisquer, mas os gigantes globais - Shell, Chevron, ExxonMobile.
Os vencedores da concorrência pública foram a Shell que ficou com a plataforma Yuzovska (Donetsk e Kharkiv); a Chevron com Olesky (Lviv) e a ExxonMobile com o trecho Cita da plataforma do Mar Negro.
Agora, devem ser ultimados os acordos com os investidores sobre a divisão da produção. Atualmente realiza-se o processo de harmonização dos contratos. Do lado ukrainiano participa dos acordos o órgão estatal representado pela Companhia Acionária Nacional (NAK) – "Nadra Ukraina". (“Nadra” significa subsolo, entranhas).
Os resultados da concorrência poderiam alegrar, caso não houvesse um significativo "se".
O governo decidiu que a "Nadra Ukraina" não é suficiente e fez entrar no esquema uma misteriosa empresa: a "SPK Geoservice", (SPK = PSA - acordos da partilha de produção). A empresa "SPK Geoservice" deverá criar uma joint venture com a empresa estatal. Exatamente esta joint venture será parceira da Shell, da Chevron e da ExxonMobile.
Aos parceiros da corporação internacional tornar-se-á a empresa registrada num bairro residencial de Kyiv e que pertence a três geólogos desconhecidos, que anteriormente trabalhavam no Instituto Científico de Pesquisa da Indústria do Petróleo (NDI) "Naftogaz". Dada a realidade ukrainiana, imediatamente surgiu a pergunta: quem realmente está por trás desta empresa e se ela não legaliza a tradicional "reversão" para o acesso ao gás ukrainiano? E, em seguida se soube, que o chefe da joint venture é o antigo chefe da contabilidade da NAK "Nadra Ukraina”, Maksym Shyshlov. Ele tem uma relação indireta com a empresa "Tantalit" que tem o domínio do território da residência do presidente Viktor Yanukovych - "Mazhyhiria".
 
Tradução: Oksana Kowaltschuk

Nenhum comentário:

Postar um comentário