quinta-feira, 8 de novembro de 2012

A GUERRA ELEITORAL CONTINUA

Dez dias após as eleições: a guerra continua
Tyzhden (Semana), 07.11.2012
Milan Lielich

A contagem de votos nos circuitos destaca-se por maciças fraudes por parte das controladas pelo governo circunscrições, decisões judiciais exclusivamente em benefício dos candidatos governistas, ataques aos problemáticos Comitês Eleitorais Regionais pelo Berkut e "observadores" pesos pesados. 


                                              


Prolongadas batalhas nos distritos majoritários foram as principais tendências políticas após 28 de outubro. Se no dia da votação apesar das expectativas, violações e fraudes não excederam a habitual "norma" para Ukraina, a falta de lei para durante a contagem de votos para os candidatos majoritários foi sem precedentes. O governo utilizou todo o arsenal tecnológico possível para distorcer a vontade popular, porquanto da primeira vez não foi cumprida a terefa básica - formação do Conselho Superior pela maioria do partido governista. Além disso deu-se o desejo incontrolável do Partido das Regiões, aberta ou astuciosamente, entrar no Parlamento, apesar de que, os eleitores votaram na oposição. Como consequência, 10 dias após as eleições ainda em vários circuitos não temos vencedor.


 
"Pontos quentes" das eleições 2012
Circuito 11, Vinnytsia

O ex-governador da província Oleksandr Dombrovskyi, candidato independente pró-governo, estava confiante em sua vitória e, além de um alto nível de reconhecimento entre os eleitores, contava com apoio de Poroshenko (ministro de Yanukovych), cujas posições em Vinnytsia são muito fortes. No entanto a concorrência ao ex-governador promoveu a candidata da Oposição Unida Natália Soleyko que, com pequena vantagem liderava quase até o final. Mas, Dombrovskyi conseguiu na justiça a recontagem de votos em vários distritos. A comissão, onde a maioria dos membros abertamente o apoiava, mudou o indicado pela oposição presidente do Comitê, após o que os resultados da recontagem já foram a favor de Dombrovskyi. Durante a recontagem , os observadores da OSCE foram "empurrados para fora" - pelas forças da milícia. As luzes, frequentemente se apagavam e as atas e boletins se iluminavam com lanternas e telefones celulares. Desconhecidos danificaram caixas com as cédulas, o que se tornou base para sua recontagem. A oposição afirmou que aos seus advogadoss, os quais defendiam o resultado de seu candidato, ameaçaram com agressão física.

1º vídeo - http://tyzhden.ua/Politics/64458

Circuito 14, Vinnytsia

Aqui a diferença entre o candidato do governo e da oposição chegava a algumas dezenas de votos. De acordo com as atas, o oposicionista Ivan Melnychuk estava na frente 251 votos, do candidato independente Viktor Zherebniuk, que é considerado criatura da administração do presidente, Serhii Liovochkin. No entanto Zherebniuk conseguiu na justiça a recontagem, alegando que as caixas com cédulas foram danificadas durante o transporte. Como consequência, em algumas seções até mais da metade das cédulas foram invalidadas, e Zherebniuk foi dado como vencedor com 81 votos a mais. Como no circuito 11, a oposição afirmou sobre pressão e ameaças para seus advogados.

2º vídeo - http://tyzhden.ua/Politics/64458

Circuito 20, Volyn

Berkut a força expulsou da reunião do Comitê Eleitoral todos, exceto os membros do circuito pertencentes ao governo que formalizarm a vitória do candidato independente Serhii Martyniuk sobre o oposicionista Roman Karpiuk, com 400 votos de vantagem.

Circuito 90, Volyn

Oleksandr Marchenko do partido "Svoboda", de acordo com os protocolos, foi vencedor com uma vantagem de 1393 votos sobre o candidato governista Vitaly Chudnovskyi, que é conhecido como namorado da irmã do presidente da administração presidencial, Yulia Liovochkin. No entanto, após a verificação das atas das seções eleitorais o vencedor, com a vantagem de 400 votos foi anunciado Chudnovskyi. Em seu favor transferiram votos de outros candidatos, as atas foram falsificadas. A oposição tentou provar na justiça, mas os "jornalistas de aparência criminosa" (são bandos de jovens fortes, geralmente de cabeça raspada, que se auto-denominam jornalistas e se fazem presentes quando surge uma dúvida. Sempre defendem os governistas - OK) vieram apoiar Chudnovskyi. Embora apresentando na justiça cópias das atas com carimbo e a gravação da elaboração das mesmas, que testemunhava possíveis fraudes, os tribunais não satisfizeram a reivindicação de Marchenko.

3º vídeo - http://tyzhden.ua/Politics/64458

Circuito 94, Kyiv

A candidata pró-governo Tatiana Zasukha não aceitou sua derrota em relação ao oposicionista Viktor Romaniuk ("Pátria"), apesar da diferença de 10 mil votos em favor do Romaniuk. Adotou o seguinte esquema: os tribunais receberam inúmeras queixas de observadores, aos quais, supostamente, não foi permitidaa entrada nas seções durante a contagem de votos. "Por coincidência", eram apenas as seções nas quais Romaniuk vencia. A oposição afirmava, que as queixas partiam apenas de observadores não registrados. No entanto, o tribunal, tradicionalmente, colocou-se ao lado do candidato governista: invalidaram 28 seções (quase 1/3 do circuito, aproximadamente 30 mil cidadãoos. Finalmente o Parlamento recomendou repetir a eleição porque é "impossível estabelecer os verdadeiros resultados da votação".

4º vídeo
http://tyzhden.ua/Politics/64458

Circuito 95, Kyiv

Desde o início das eleições previa-se que este seria um dos circuitos mais problemáticos de toda Ukraina porquanto por aqui concorria o odiado regionalista Petró Melnik - Reitor da Universidade Nacional do Serviço Estatal Tributário. Seus concorrentes , do partido "UDAR, Oleksandr Yurak e do partido "Pátria" Vyacheslau Kutovei. Os prognósticos realizaram-se, nos primeiros dois dias daqui não arredaram pé as tropas do "Berkut", dezenas de "irmãozinhos" (aqueles grupos de jovens que também se intitulam jornalistas - OK), observadores nacionais e internacionais e jornalistas. A contagem procedia devagar. Mas, afinal, a Melnik faltou apoio dos seus, que se recusaram fornecer-lhe apoio administrativo e ele reconheceu sua derrota e em seguida também Oleksandr Yurakov, acusado pela oposição de trabalhar a favor de Melnik.

Circuito 132, Mekolaiv

Certamente, "mais sangrento" revelou-se o circuito, onde encontraram-se o candidato do Partido das Regiões Vitaly Travyanko e o oposicionisa da "Pátria" Arkady Kornatskyi que, algumas semanas antes das eleições foi forçado a sair da Ukraina, com sua família, por causa da pressão dos agentes da lei. Inicialmente, no site do Comitê Central apareceu a vitória de Kornatskyi com a contageme de 100% das atas. Mas, em alguns dias já reconheciam a vitória de Travyanko. Em seguida houve a decisão da justiça para recontagem de algumas seções, que foram invadidas a força pelo Berkut. O carro com Berkut e cédulas foi sitiado por moradores locais e, finalmente, o deputado Henady Moskal conseguiu recuperar a documentação e devolvê-la ao Comitê Eleitorall. Mas, depois de algum tempo Berkut atacou novamente e levou os documentos. No dia seguinte retornaram misteriosamente. Foi decidido que após tal orgia era impossível estabelecer autenticidade aos protocolos e haverá nova eleição no circuito.

5º vídeo
http://tyzhden.ua/Politics/64458

Circuito 194, Cherkasy

O oposicionista da "Pátria" Mykola Bulatetskyi venceu com 12 mil votos a mais sobre Valyntyna Zhukovska, que dizem ser indicação do oligarca Dmytró Firtash. No circuito, frequentemente, surgiam brigas, apagava a luz. Os membros da comissão eram levados pela "rápida" porque eles esforçavam-se em roubar o carimbo e as chaves do cofre com as cédulas. O tribunal local determinou a recontagem em váras seções. No entanto, os oposicionistas conseguiram levar os protócolos que indicavam a vitória de Bulatetskyi ao Comitê Central, porém lá, já haviam decidido pela realização de novas eleições.

6º vídeo
http://tyzhden.ua/Politics/64458

Circuito 197, Cherkassy

Aqui o Parlamento esforçava-se pelo conhecido "vira-casaca" e latifundiário Bohdan Hubskyi, ao qual se opunha Leonid Datsenko (Pátria), que vencia com a margem de 5 mil votos, o que se tornou conhecido. Então Hubskyi e Kº bloquearam completamente o trabalho da comissão, e depois de vários dias foi processado pouco mais de 1% das atas. Dos 18 membros da Comissão sumiram, por diversos motivos, 10. Na Comissão Central acrescentavam a Hubskyi 200 - 300 votos em cada seção. Assim no site da Comissão Central ele apareceu como vencedor apesar de que vários presidentes das comissões locais nem conseguiram entregar as atas. A Comissão Local pediu a realizaçãoo de novas eleições. Mas, às 5:00 horas da manhã do dia 7 "Berkut" invadiu o prédio e pegou todas as atas que foram aceitas pela Comissão Central.

7º vídeo
http://tyzhden.ua/Politics/64458

Circuito 184, Kherson

O candidato oposicionista independente, Ivan Bynnyk perdeu ao regionalista Mykola Dmytruk por apenas 86 votos apesar de que liderava quando faltavam apenas 13% das atas. Conseguiu uma parte da recontagem, que foi interrompida e o final dos protocolos foi enviado a Kyiv. Na Comissão Central encontraram imprecisões e ordenaram à Comissão Local rever o total. A reunião da comissão não se realiza devido ao boicote de seus membros.

Circuito 211, Kyiv

A luta entre o deputado regional Ihor Lysov e o deputado oposicionista Serhii Teryokhin que bateu seu adversário em 3,5%. Então Lysov, através do tribunal conseguiu recontagem em 28 seções, conseguindo esta decisão em quatro processos de apelação. Como os oposicionistas não queriam ceder, iniciou-se uma briga entre deputados, membros da comissão e milicianos. O próprio Lysov acabou com costela e dedo quebrados. Ele acabou recuando, admitindo a derrota.

8º vídeo
http://tyzhden.ua/Politics/64458

Circuito 216, Kyiv

Ao contrário de Lysov não pretende desistir o candidato independente pró-governo Oleksandr Suprunenko da "jovem equipe de Chernovetskyi", o qual perdia com a diferença de 1400 votos para oposicionista Ksenia Lyapin (Pátria) e conseguiu recontagem em 27 seções. A decisão da justiça apareceu a alguns dias mas a recontagem não foi iniciada porquanto a cadeira do presidente da Comissão (ao abrigo da quota do partido "Jovens no Poder") o tempo todo permanece vaga. E não faltaram os "observadores" - pugilistas do candidato pró-governo, e lutas. A situação ainda é incerta.

Circuito 223, Kyiv

Um circuito onde, no momento, não foram contados todos os protocolos, embora todos eles testemunham a vitória do oposicionista Yurii Levchenko (Liberdade) em algumas centenas de votos. O candidato pró-governo Viktor Pylypyshyn não desiste. Já por várias vezes surgiram confrontos entre seus "irmãozinhos" com verdadeiros jornalistas, milícia e apoiantes, até com o uso do gás lacrimógêneo. Pylypyshen conseguiu recontagem em 10 seções. Apesar de que a Comissão Central decidiu por uma nova eleição, a recontagem de repente foi retomada.

Ultimamente muitos ukrainianos estão lembrando a máxima de Stalin: "O importante não é como votam, o importante é como contam."

Tradução: Oksana Kowaltschuk

 

                                                                            

Nenhum comentário:

Postar um comentário