segunda-feira, 1 de outubro de 2012

ELEIÇÕES PARLAMENTARES NA UCRÂNIA: DE VIOLAÇÕES ELEITORAIS ATÉ FRAUDES NOS SORTEIOS

Fundos beneficentes
Ukrainska Pravda (Verdade Ukrainiana), 25.09.2012
Tetiana Nikolauyenko

As eleições legislativas de 2012 entrarão para história como eleições de "boas ações". Parece que nunca antes os políticos abusaram tão abertamente de "bondosas ações" como nestas eleições.
Mas, no primeiro mês da campanha oficial apenas um candidato, David Zhvania, foi advertido pela violação da campanha.
A lei eleitoral proibe a realização da campanha eleitoral acompanhada de doações, a pessoas ou instituições, de mercadorias ou serviços, bem como de títulos, créditos ou bilhetes de loterias. É permitida a distribuição de produtos, com imagem visual do nome, símbolos, bandeira do partido, desde que seja algo barato - cujo preço não exceda mais do que três por cento do salário mínimo.

No entanto o fundo beneficente é um maravilhoso buraco na lei, através do qual os candidatos podem contornar a exigência legal. Inclusive podem começar a campanha através do fundo muito antes do lançamento oficial da campanha eleitoral, significativamente exceder ao montante do orçamento e praticar o suborno indireto em nome do fundo, e não de si mesmos.
A legislação é perfeita para este truque. Os candidatos não podem fazer parte da liderança do fundo, mas o fundo pode usar o nome do candidato.
As atividades dos fundos beneficentes não duram apenas durante a campanha oficial, às vezes suas atividades iniciam até dois anos antes.

Oleh Dovhei, de Kyiv, começou a "persuadir" os eleitores desde o ano passado. No mesmo espírito começaram trabalhar Maksym Lutskyi, Oleksandr Feldman, Veleri Pysarenko, Tetiana Bakhteyeva.
E, já no início de maio, os casos isolados tornaram-se epidemia. No Dia da Vitória dezenas de "deputados regionais", através do fundo beneficente "Ajudas ao Próximo" distribuíram trigo sarraceno, óleo e chá a pensionistas de Kharkiv.
Alla Shlapak, em seu próprio nome, já distribuiu produtos por mais de cinco vezes.
Oleksandr Onishchenko e Maksym Lutskyi servem-se do fundo "Família".
Já para o candidato Lytvyn (atual presidente do Parlamento) foram alocados 75 milhões de subsídios estatais, mas o seu fundo também agrada os eleitores com bicicletas, relógios, agendas. A Lytvyn associaram a seguinte anedota: - "Compadre, você daria um milhão? - Sim, daria. - E dez milhões daria à nação? - Claro que daria! - E o seu porquinho você dará à nação? - Porquinho não, ele é meu!". No seu distrito eleitoral Lytvyn está distribuindo 100 milhões.

Yulia Lovochkina, irmã do presidente da administração presidencial também distribuiu bicicletas aos carteiros, não do fundo beneficente, mas do "Centro Social Yulia Lovochkina". Ela também recebeu 24 milhões de subsídios estatais.

Os fundos beneficentes agem em quase todas províncias e distritos. A seguir mais alguns exemplos.
Na região de Lviv, há, no mínimo quatro círcuitos eleitorais. No círcuito eleitoral 92, sob esse esquema funciona o ex-dirigente da "Estrada de ferro" Tarás Kozak. As pessoas o procuram para realização de certos eventos e recebem ajuda desde um mil UAH.
Nos círcuitos eleitorais 118 e 120 candidatam-se os irmãos oligarcas Dubnevech. Através de seu fundo beneficente eles financiam, principalmente, comemorações religiosas, esportivas, unufirmes esportivos para crianças e, ultimamente, oferecem peregrinações a santuários.
Ihor Rybakov de Chernihov, também agita com turismo religioso.
No circuito eleitoral 125, na região de Lviv, Andrii Lopushanskyi, ex-vice-presidente de "Naftogás" e compadre do ex-líder do Congresso dos Nacionalistas Ukrainianos, ativamente remonta as estradas e organiza as comemorações nas aldeias.
Oleksandr Volkov ocupa-se desde a montagem de pracinhas infantis e computadores a garrafas de cachaça com sua foto.
Okleksandr Kostenko presenteia escolas, vencedores de diversas competições, monta pracinhas infantis, distribui entradas para jogos de futebol.
Andrii Derkach distribui diversas técnicas a escolas e jardins de infância e até a eleitores.
Kharkiv parece ser a província de candidatos "mais generosos" em agradar o eleitorado. Assim, até um leão foi doado ao zoológico local.
O magnata de automóveis Dmytro Sviatash remonta os telhados das escolas e dá diversas ajudas a instituições médicas e de ensino.

E assim por diante, assim por diante, assim por diante...
Durante o mês de agosto os observadores da rede "Opora" (Apoio) registraram uma intensa atividade eleitoral de 64 fundos beneficentes em 22 províncias da Ukraina. Segundo a Organização, 34 fundos pertencem a candidatos independentes, 20 ao Partido das "Regiões" e o restante aos Partidos "Pátria" (Yulia Tymoshenko) e "Udar" (do pugilista Klychko).

Os políticos ukrainianos acham mais fácil trazer um pacote de chá, de trigo mourisco ou mesmo um computador, em vez de expor seu programa e quaisquer estratégias para o país. Mas seu público é merecedor. São pessoas, às quais é normal que o orçamento seja destinado ao candidato de sua região e eles recebam as migalhas do bolo, que é preparado com os impostos por eles pago.


 
 
Aqui as crianças seguram as bandeiras do Partido das Regiões para o candidato a deputado Serhii Horokhov, o que é proibido por lei. Na segunda foto é o próprio conversando com as crianças.

 
 

Ukrainska Pravda (Verdade Ukrainiana), 22.09.2012
 
A oposição revelou muitas violações no sorteio de representantes de partidos para fiscalização das seções eleitorais.
As forças políticas oposicionais afirmam numerosos abusos durante o sorteio para criação de comissões junto às seções eleitorais. No dia 21.09.2012, que era o último dia para realização do sorteio, no circuito eleitoral 212, a comissão eleitoral levou seis (6) horas para decidir quem deveria puxar os lotes, e quantos deveriam ser. À meia-noite, a inclusão dos candidatos levou ao fracasso do sistema eletrônico. O resultado apontou inúmeros erros e foi anunciada uma pausa até às 15 horas do dia seguinte..
Também foram verificadas inúmeras violações no circuito eleitoral número 211. A comissão não conseguiu chegar a um acordo até às 7:00 horas da manhã e simplesmente deixou a sala de reunião.
 
Na foto acima veja a diferença das fichas para o sorteio
Da província de Luhansk a dirigente da oposição Iryna Veryhina declara que tentam eliminar os membros da oposição das comissões eleitorais realizando novos sorteios. Assim, nos circuitos 104 e 112 onde, após o sorteio, a maioria dos membros era da oposição, em meia hora repetiram o sorteio.
 
A organização "Svoboda" (Liberdade), da Província de Poltava, denuncia que o Partido foi completamente alijado da participação em comissões eleitorais. "Isto aconteceu, sincronicamente em toda a província, o que testemunha a vontade do regime a todo custo manter o poder, introduzindo mecanismos de fraudes maciças" - cita a imprensa do partido.
 
"Nós contestamos a decisão da Comissão no Tribunal com a introdução de mais de 50 queixas de diversos partidos. Os governistas recebem a maioria nas comissões eleitorais apenas graças à maioria aritmética. E continuam tentando enganar à todos não introduzindo os nomes de nossos candidatos para sorteio, ou colocando os nomes de quem não tem direito, aumentando a quantidade de seus, e a possibilidade.
Tradução: Oksana Kowaltschuk

Nenhum comentário:

Postar um comentário