quarta-feira, 31 de outubro de 2012

APURAÇÃO DA ELEIÇÃO NA UCRÂNIA

À contagem de votos falta transparência, sobram falcatruas
Ukrainska Pravda (Verdade Ukrainiana), 30.12.2012

Vários observadores internacionais estão preocupados com a falta de transparência na contagem de votos. Isto eles disseram durante uma mesa redonda organizada pela Missão Internacional, no acompanhamento das eleições na Ukraina.
"O processo de contagem de votos é muito crítico", - disse o presidente da Missão Peter Novotny. Ele observou que as eleições eram competitivas, e os ukrainianos deviam ter tido a possibilidade de apoiar os candidatos de sua preferência.
"No entanto, temos de dizer que em geral a eleição foi afetada por um rosário de violações. Especialmente o uso agressivo de recursos administrativos e em grande escala o suborno dos eleitores." - informou Novotny. Ele acrescentou, que no último mês os observadores já haviam percebiddo o aumento da pressão sobre os candidatos nos meios de comunicação. E que, comparativamente às eleições de 2006 e 2007, houve um significativo retrocesso.


Amostra de comportamentos exacerbados ou hilários

Em Kherson, no circuito 184, os eleitores atacaram os membros da comissão distrital, estes correram gritando. Os moradores locais adentraram ao escritório e prometeram não sair enquanto não fosse realizada a recontagem dos votos. Mas, os membros da comissão distrital recusaram-se à recontagem sem a vinda de três membros da Comissão Estatal de Boryslau porque estão muito assustados. "Isto mostra que a fraude é óbvia". - diz a publicação.
Depois da recontagem o candidato perdedor aproximou-se do que estava vencendo. Foram encontrados 20 boletins em branco. E, em duas seções foram atribuídos seis votos de outro candidato a Mykola Dmytruk do partido governista. Os observadores dizem que tal esquema pode atribuir até 500 votos a mais para o candidato do Partido das Regiões, o que lhe garantirá a vitória.


No circuito Nº 211, o candidato governista, que está perdenddo, exige recontagem em todas as seções do circuito. A presidente não quer fazer a recontagem, diz que a contagem foi correta, mas o vice-presidente insiste. Alguns membros da Comissão se anteciparamm à decisão e abriram as caixas com os boletins. Os observadores dizem que eles misturaram os boletins e vários sumiram.


No circuito Nº 223 usaram os punhos os apoiadores de Pylypyshyn do Partido das Regiões, e seu grupo de desconhecidos que invadiu a sala, contra Yurii Levchenko do Partido Liberdade.
Na noite do dia 30 Yurii Levchenko estava com aproximadamente 1000 votos a frente. Os boletins foram enviados à Central mas, nas embalagens dos boletins de Levchenko fizeram marcas, tornando-os nulos. E, mesmo que haja recontagem tem muitos boletins de Levchenko danificados. Acabaram decidindo pela recontagem. Quando a vice-presidente fazia alterações no protocolo, um partidário de Levchenko tentou fotografar mas um desconhecido bateu na câmera e o flash card voou. Rapidamente foi recolhido por uma participante da comissão que guardou-o em sua bolsa.


No circuito eleitoral 261 onde está vencendo Ksenia Liapin, sumiu a presidente da comissão, juntamente com os protocolos.


Em Vinnytsia é pior que na região de Donetsk, diz o deputado Andrii Pavlovskyi. Segundo ele, desconhecidos entraram no gabinete da administração regional e danificaram as cédulas. Eles destruíram as cédulas do candidato da oposição, do circuito 11. Mas Andrii Pavlovskkyi, prevenido, praticamente está dormindo em cima dos boletins já por duas noites.

Também fizeram isso no circuito Nº 14 onde vencia o candidato da oposição. Foram danificadas as caixas com os boletins que demonstravam a vitória do oposicionista, com uma diferença de 194 votos. Mesmo após a recontagem de votos houveram alterações. A situação continua indefinida.


(Essa situação de entrarem desconhecidos nas seções, para proteger os candidatos governistas, não é que algo vai lhes suceder, eles, provavelmente, são pagos para isso. Como no caso da participação nas manifestações de rua - OK).

Na noite de 28 para 29.10.12, véspera das eleições, cortaram 10 hectares da floresta Bykivnia. Os construtores barbaramente massacraram centenários pinheiros e até cercaram a área. O fato relatou o coordenador-chefe da campanha "Forum de salvação de Kyiv Vitali Cherniakhivskyi. "É evidente que a destruição de áreas verdes, o que afeta a vida de Kyiv, vai durar enquanto os ratos não forem expulsos do Conselho de Ministros e o Parlamento não aprovar a lei sobre moratória e redifinição de construções na Capital". - disse ele.


Tradução: Oksana Kowaltschuk

Nenhum comentário:

Postar um comentário