quinta-feira, 27 de setembro de 2012

TROCAMOS SACOLAS POR VOTOS !!!

Pirâmides eleitorais
 Ukrainska Pravda (Verdade Ukrainiana), 21.09.2012
Tetiana Nikolayenko
Os ukrainianos já não se surpreendem com sacolas de alguns produtos. Os candidatos, para receber o desejado resultado nas eleições oferecem suborno - de 50 a 300 UAH (6 a 36 USD mais ou menos).
 O suborno direto, segundo o CEU (Comitê de Eleitores da Ukraina) é perigoso mas, está se tornando um fenômeno de massa e, em algumas seções pode significar que as eleições simplesmente serão compradas. A pessoa que recebe dinheiro sente que aceitou o compromisso, ela votará em quem lhe pagou.
 Como funciona? Inicialmente, vêm à cidade ou aldeia algumas pessoas do "estado-maior" do candidato e recrutam voluntários. Os voluntários vão às casas dos moradores vizinhos e os "recrutam" para reunião. Na primeira reunião recebem um "sinal". Antes das eleições recebem a segunda parcela, e a terceira é prometida para após o pleito. Os moradores que residem distante dos locais das reuniões são trazidos. As reuniões acontecem nas casas de cultura.
 A jornalista conseguiu evidências de Oksana Kaletnyk - sobrinha do deputado "regional" Hrehori Kaletnyk e irmã do presidente da Alfândega Ihor Kaletnyk.
 

A pessoa diz à jornalista que confia na obtenção da ajuda caso precise. Outra pessoa comenta sobre ajuda dada a uma família numerosa. Mas, responder se receberam dinheiro, muitos não queriam e afastavam-se rapidamente. Entretanto, um senhor confirmou que a esposa foi na reunião e recebeu. Depois, à sua casa veio a voluntária para assinar uma ficha de apoio a Oksana Kaletnyk. O cidadão disse à moça voluntária: Agradeça que você é nossa comadre, caso não fosse eu lhe daria um... e saia daqui o mais rápido possível".
 A ficha geralmente acompanha a sacola. A pessoa assina confirmando que quer ser considerada como adepta do fundo, e declara que partilha os seus valores.
 
 
 "Este é um subterfúgio moralmente muito mais forte que a simples distribuição de produtos. Assinando a tal ficha, a pessoa torna-se moralmente comprometida e se considera parte dessa comunidade", - disse o chefe do CEU Oleksandr Chernenko.
 


No segundo vídeo Oksana pede e orienta o preenchimento da ficha.
Uma vovózinha-participante em Yampol contou os acontecimentos: o encontro foi a portas fechadas, somente os convidados. Recebemos pacotinhos - água, balas, chocolate, livrinhos sobre a candidata e a ficha. Depois houve um concerto. Mostraram um filme sobre a candidata e foram executadas três canções dedicadas a ela. No final nos deram 50 UAH, diz a vovózinha, quase sussurrando.
 Já um colaborador do "estado-maior" do candidato Poroshenko-pai diz que eles também trabalham com os eleitores, mas somente dentro do permitido, não usam de subrono direto... " "Eles promovem 2-3 reuniões por dia (referindo-se a Oksana Kaletnyk). De onde tanto dinheiro? Mesmo nós não podemos nos permitir isso". (Poroshenko-pai é um cidadão muito rico e de idade bastante avançada. Nos últimos dias desistiu da candidatura por motivos de saúde. Poroshenko-filho, riquíssimo, (rei do chocolate na Ukraina), continua candidato - OK).
 Oksana Kaletnuk explica que o preenchimento da ficha é para que as pessoas aprendam a posicionar-se e reivindicar os seus direitos. Os encontros a portas fechadas é para que ninguém fique em pé ou sente nas escadas.
 É claro que nenhuma vovó Vera ou comadre Valya irá à milícia registrar o recebimento do suborno de 50 UAH. Às pessoas que vivem numa região deprimida, onde não há trabalho, até mesmo os 50 UAH trazem felicidade. E, pior, a maioria nem percebe que isto é suborno.
 O candidato Ihor Babenko pretendeu construir sua pirâmide através da ajuda dos escritórios de habitação,os ZHEK (corresponde aos nossos condomínios - OK). Trabalharia com os aposentados. O esquema seria mais ou menos semelhante ao esquema de Oksana Kaletnyk, porém o Tribunal de Apelação não permitiu. (Seria por se tratar de Kyiv, cidade de grande importância cultural onde as pessoas não aceitariam passivamente? - OK).
 Já em Luhansk uma pirâmide semelhante, do candidato Serhii Shakov está a pleno vapor.
Tradução: Oksana Kowaltschuk

Nenhum comentário:

Postar um comentário