sábado, 15 de setembro de 2012

LVIV RESISTE DOMINAÇÃO RUSSA NA UCRÂNIA

Em Lviv os educadores realizaram manifestações para proteção do idioma ukrainiano
Tyzhden (Semana), 11.09.2012

No dia 11.09.2012 cerca de 3 mil professores fizeram uma manifestação para apoiar o idioma ukrainiano. A manifestação realizou-se próximo ao monumento do grande poeta Tarás Shevchenko. (Foto 1)
Foto 1
Eles seguravam bandeiras e cartazes com os seguintes dizeres: "Os escravos - uma nação que não tem seu próprio idioma e, portanto, não é capaz de proteger-se", "Cada palavra pronunciada em outro idioma, é um prego no caixão do idioma ukrainiano", "Apenas a língua materna tem a face de mãe natal", "Defenderemos a língua ukrainiana", "Kolesnichenko e Kivalov, eu vou falar em ukrainiano!"
Foto 2
Muitos manifestantes usavam os trajes nacionais, bordados.

Vários professores discursaram, eles conclamavam a todos para falar no idioma ukrainiano. E declaravam que Rússia não é um parceiro estratégico, mas um inimigo da Ukraina por isso deve ser tratada como país adversário. E conclamavam à união em prol do idioma ukrainiano.
Foto 3
O prefeito Andrii Sadovyi disse que pode parecer absurdo que na maior cidade do mundo, de idioma ukraniano, estar se realizando uma manifestação a favor do idioma ukrainiano, mas que a realidade é tal que a língua ukrainiana realmente precisa de proteção.

O apelo ao presidente Yanukovych diz: "Senhor presidente! Assinando a lei sobre política linguística na Ukraina, o Senhor se colocou no nível de outros exterminadores do idioma ukrainiano: Pedro, o Grande; Catarina II; Valuyev; Alexandre II; Nicolau II; Stalin e os 'opritchnik' dos comunistas" ("opritchnik" - elemento de guarda de Ivan o Terrível - OK).

Até o momento, a lei "Sobre os Princípios da Política Linguística do Estado", os governos locais de três regiões recusaram reconhecê-la, em 9 regiões o status do idioma regional russo foi aprovado (neste caso serão usados dois idiomas: o ukrainiano e o russo, em toda a documentação, nomes de ruas, preços, etc. E nas escolas será ensinado o idioma da preferência da maioria dos pais - OK). Numa cidade do Zakarpattia o idioma húngaro tornou-se regional. (Os funcionários públicos deverão usar nos documentos o idioma húngaro e ukrainiano - OK).

Em 30.08.2012 o Conselho Municipal de Lviv dirigiu-se à Justiça Constitucional exigindo esclarecer oficialmente certos artigos da lei, e também se os Conselhos das Províncias têm o direito de aprovar a língua russa como regional.

Também o conselho Municipal aprovou um apelo ao povo ukrainiano onde acusou o presidente Viktor Yanukovych na tentativa de liquidar a soberania do Estado ukrainiano na destruição do espaço informativo, na russificação da educação, ciência , cultura e toda a esfera política. (Lembramos: esta lei foi aprovada no Parlamento ukrainiano com graves violações e, mesmo assim, foi assinada pelo presidente - OK).

Tradução: Oksana Kowaltschuk
Fotoformatação: AOliynik

Nenhum comentário:

Postar um comentário