terça-feira, 11 de setembro de 2012

ELEIÇÕES PARLAMENTARES NA UCRÂNIA

Notícias sobre eleições

Ukrainska Pravda (Verdade Ukrainiana), 08.08.2012
 

O Partido "UDAR" (A tradução da palavra "udar" é golpe, pancada, soco... seu lider é Vitaly Klychko, famoso boxeador. No entanto as letras que compõem a sigla tem outro significado: Aliança Democrática Ukrainiana pelas Reformas - OK).

"UDAR" reclama da pressão sobre seus candidatos. O partido diz que sobre seus candidatos na região de Donetsk exercem pressão administrativa.

O representante local do partido Velerii Karpuntsov diz que tanto os candidatos por distritos majoritários, quanto os constantes nas listas já cedem à pressão dos funcionários do governo, quanto a dos proprietários das empresas em que trabalham. Alguns exemplos: 


a) A candidata N° 59 foi forçada a retirar o seu consentimento para candidatar-se porque o reitor da universidade onde ela trabalha recomendou-lhe retirar sua candidatura para não haver dificuldades no seu trabalho na universidade;

b) Yevhen Korzh, N° 61 comunicou que foi demitido de seu emprego na fábrica de construção de máquinas, posteriormente ao Congresso do Partido do dia 31.07.12, onde ele foi indicado candidato e recusou-se em retirá-la;

c) Outro candidato do partido pelo distrito eleitoral Nº 43 Roman Volkov, após o retorno do Congresso do Partido, em Donetsk foi convocado pelo diretor da empresa que lhe propôs terminar com a atividade partidária para prosseguir no emprego. Ele observou que a escolha foi feita e permanece no partido.

Ao mesmo tempo o presidente do partido de Donetsk Yehor Firsov expressou preocupação, que estes fatos de pressão sobre os candidatos do partido estão apenas começando, e preveniu que eles irão ocorrer no futuro em outras regiões.

Ukrainska Pravda (Verdade Ukrainiana), 08.08.2012
 

Membro do Comitê Central das Eleições: "As eleições estarão no limiar do caráter grosseiro do jogo, e câmeras não evitarão fraudes, disse Andrii Maguera em uma entrevista a "Fatos e Comentários".

"Queira Deus que eu esteja errado. Mas, infelizmente, devido ao retorno da parte integrante da maioria, penso, que nas eleições aumentará significativamente o nível de corrupção no processo eleitoral", - explicou ele.

"Os distritos não são grandes: em cada um deles vivem de 146 a 180 mil eleitores. O interesse em cada um dos votos para cada candidato aumenta significativamente" - acrescentou.

"Então as ações dos majoritários no melhor dos acontecimentos estarão no limiar da grosseria. No pior dos acontecimentos estrarão o direito ao suborno dos eleitores, intimidação e chantagem dos concorrentes, tentativas de uso de alavancas administrativas para influenciar o processo eleitoral", diz o convicto Maguera. Ele também declarou, que as webcam não tem capacidade de controlar a contagem de votos e, assim, evitar fraudes. (Com a instalação de câmeras Yanukovych pensa que engana Europa - OK).

Com o auxílio da webcam é impossível ver, o boletim impresso com pequenas letras, no qual consta algo pelo partido A, mudam para o partido B", - declarou ele.

"E não se convence as pessoas, que as câmeras podem fixar uma falsa contagem de votos na seção eleitoral" - acrescentou Maguera.

"Com o auxílio da tecnologia você pode ver uma grande reunião de pessoas ou alguma atividade ilegal, como uma briga", - disse ele.

Maguera ficou surpreso com o fato de que para as webcam "Rápida e facilmente encontraram no orçamento quase um bilhão de UAH
(Nestes primeiros dias de setembro um USD passa a corresponder a 8,20 UAH, e os prognósticos são de mais desvalorização. - OK). "Apesar de mais de um ano atrás o Comitê Central das Eleições apelou ao Gabinete Ministerial para prever no orçamento do Estado para 2012 um bilhão e 200 milhões de UAH para eleições parlamentares. Então recebemos 800 milhões de UAH com aviso que mais dinheiro não havia", - lembrou ele.

Ukrainska Pravda (Verdade Ukrainiana), 01.09.2012

Em Donetsk, especialmente na Escola Nº13, os candidatos do Partido das regiões, nas comemorações do "Dia do Saber" (início do ano letivo - 1º de setembro) doavam aos alunos da primeira série livros de clássicos da literatura russa, em grande quantidade.
 

Clássicos da literatura russa para os ucranianos
 

Nas escolas Nº 7 e 12 apresentou-se a candidata Tetiana Bakhteyeva. Ela doou material escolar aos alunos do 1º ano.

Já o candidato David Zhvania doou 275 conjuntos de uniformes à escola Trindade em Odessa.

Ukrainska Pravda (Verdade Ukrainiana), 03.09.2012
Tytiana Nikolayenko

Recusou-se votar em Melnyk - chutados para fora de casa.

"Yanukovych será presidente! Peguem as cédulas e votem... E será, meus estimados, claramente demonstrado, quem é quem" - exatamente com estas palavras, em 2004, o reitor da Academia de Irpim (cidade na Província de Kyiv, distante da cidade de Kyiv 13km pela ferrovia e 30km pela rodovia), Petró Melnyk dirigiu-se a seus alunos.


 


Petró Melnyk - Candidato
Passaram-se 8 anos mas o esquema de atuação de Petró Melnyk não mudou. Agora ele está se candidatando no circuito eleitoral Nº 95. E agora os alunos da Academia devem garantir ao reitor a entrada ao Parlamento.

Na semana passada o correio editorial simplesmente transbordou de queixas contra Melnyk. Principalmente dos parentes dos estudantes da Academia aos quais obrigam pegar o atestado de mudança do local de voto, e ir, da filial da Academia em Vinnytsia (Localizada a 246km de Kyiv - OK) para votar em Irpim. Os números das seções eleitorais, onde devem ir votar, os estudantes recebem pelo sms. E lhes constantemente recomendam não viajar sem as cédulas adicionais que os estudantes da filial de Vinnytsia devem levar a Irpim.

Uma mãe veio para o registro e chorando pedia "para liberar seu filho, porque do contrário ela terá que gastar mais 600 UAH (mais ou menos 73 USD) na viagem para votar em Irpim.

Mas vão não somente os estudantes, mas também membross de suas famílias. "Recentemente veio um casal de idade respeitável e pediu as tais cédulas para seção de Irpim. Disseram que vão para lá como observadores. E até claramente nomearam a seção em Irpim", - diz outro responsável pelo registtro.
Os recém-chegados?

Como é de conhecimento de todos, o vice-prefeito de Irpim é Max, 23 anos, filho de Melnyk. Por isso, a família pode trabalhar com eficácia. Os pais que viajam para outra província, para que seu filho não "voe" para fora da Universidade ainda não alcançam o cimo da apoteose.

Trabalhadores assustados estão prontos para um conflito franco com a família, para não perder o emprego. Ainda no verão os funcionários da Academia foram obrigados a apresentar uma relação de 4 pessoas que votariam em Melnyk. Estas pessoas também devem pegar as cédulas adicionais e viajar para votar em Irpim.

"Na semana passada meu pai, que trabalha na Academia, nos trouxe a notícia de que devemos ir para Irpim e votar em Melnyk. Eu e meu maridoo recusamo-nos, mas meu pai considerou isso como traição. E insinuou que por tal desobediência e por nós o colocarmos em situação difícil, pode nos expulsar de casa" - contou a moça (Há muita dificuldade em aquisição de casa própria, muitas vezes os filhos casados moram com os pais - OK).

Antes de cada eleição em Irpim eu ouvia dizer que Melnyk obrigava os estudantes a coletar seus pais, de toda Ukraina, com as tais cédulas, sob ameaça de expulsão da universidade. Agora eu mesma tornei-me figurante desta história", - acrescenta ela.

Além da coação para votação Petró Melnyk tem outras maneiras de trabalhar com o eleitorado, que merece atenção. Por exemplo, os professores da 4ª escola "Boyarka" foram forçados a uma manifestação no encontro com esse candidato. E, também na 3ª escola, mas este encontro foi transferido devido Melnyk ter decidido falar sobre educação na TV.

Um pai nos escreveu: "Quando as crianças já estavam solenemente reunidas, o diretor avisou que para comemoração deve comparecer um deputado, e será preciso aguardar. As crianças ficaram em forma, quase uma hora esperando a vinda do "favorito de todas as mulheres da Ukraina" Petró Melnyk (Este título ele recebeu após ter usado de força contra Iryna Harashchenko num posto de votação).

Melnyk chegou, e teve início a comemoração. Melnyk cumprimentou os primeiranistas (Primeiro de setembro - primeiro dia de aula ou "Dia do Saber" é muito comemorado nas escolas da Ukraina e os alunos da primeira série são os "heróis" das festividades - OK), e distribuiu as Cartilhas, publicadas pelo governo, porém acomodadas em sacolas com logotipo do candidato (foto a seguir).


 



Agora as crianças já sabem a quem se igualar! No pátio da escola pessoas jovens ativamente distribuíam impressos com propaganda do Melnyk, o qual, aliás, recusou-se dos símbolos do Partido das Regiões porque "aqui ninguém gosta deles" - disse o indignado "paizinho".

À 3ª escola Melnyk mandou representante. E, em 28 de agosto o Conselho Municipal tornou-o "cidadão honorário da cidade". Mas, anteriormente, o prefeito organizou uma reunião de Melnyk com os citadinos, onde lhes contaram quem se preocupa com eles, e quem constrói os playgrounds infantis. Na verdade, esta é uma ferramenta de publicidade para todos os candidatos do Partido das Regiões.

É necessário observar que Melnyk não é o único neste esquema de utilização de recursos administrativos. Da mesma forma Maksym Lutskyi, que é candidato no circuito Solomyanskyi, de Kyiv.

Na primavera, o coletivo de trabalho da Universidade Nacional de Aviação lançou seu primeiro vice-reitor Maksym Lutskyi como candidato. Agora o coletivo faz uma reforçada contribuição para sua eleição como deputado. O candidato espera que os alunos, professores e demais funcionários votem nele. Além disso, os funcionários trabalharão como observadores do candidato. E não somente - ao coletivo da faculdade "pediram" para incluir 5 pessoas que poderão agitar para apoiar o candidato. E, já depois de poucos dias chamam estas pessoas com a interrogação "o que você sabe sobre Lutskyi?" e "você está pronto para votar a favor de Lutskyi?"

Quando o repórter perguntou aos interlocutores por que eles não votam como querem, eles apenas balançaram as mãos. "É surpreendente mas, em nosso meio, rapidamente, muito rapidamente, espalha-se a informação sobre dissidentes. E o emprego nós não queremos perder". disseram os funcionários da universidade. (Perder o emprego significa ir ao exterior como migrante laboral, porque na Ukraina já não há possibilidade de trabalho para muitos atualmente, e ainda mais enfrentando perseguição política. - OK)
Na verdade, a paranóia de tais declarações surpreende. Sobre abusos de Melnyk e Lutskyi (se fossem só estes dois!) reclamam os parentes das vítimas, não as vítimas.

Certamente, não se pode forçar ninguém a arriscar seu emprego. Mas, mantendo tal escolha, estas pessoas preservam o sistema que lhes permite, viver apenas no quadro de paranóiia completa.

Sem queixas formais dos que sofrem pressão, parar este processo é impossível.
Ukrainska Pravda, (Verdade Ukrainiana), 04.09.2012
"Opora" (Apoio), rede de apoio aos cidadãos diz que no mês de agosto, de acordo com o ranking de partidos-infratores, o Partido das Regiões cometeu 188 violações da lei, o segundo lugar pertencee aos auto-candidatos com 47 violações e, o terceiro ao Partido Comunista com 6 casos. Oposição Unida - 4 casos.
Ukrainska Pravda (Verdade Ukrainiana), 04.09.2012
O partido das Regiões de Zhytomur realizou um festival para viciados?



O coletivo da equipe esportiva aérea declara sobre a realização do Partido das Regiões, a respeito do festival de drogas pesadas na noite de 23 para 24 de agosto.
"Os organizadores deste evento, com o apoio da polícia, sem o nosso consentimento, trouxeram para o aeroporto algumas centenas de viciados e organizaram um sabat, acompanhado pelo uso público de narcóticos e atos de vandalismo", diz a declaração dos representantes do centro esportivo.
Segundo o grupo, "esta ação social foi organizada em apoio ao candidato do círculo eleitoral número 62, Ryzhuk S. M., o qual é presidente da Administração Regional de Estado, da Província de Zhytomyr".
"...as autoridades regionais: província e cidade, do Partido das Regiões, que não destinaram nem um centavo ao apoio do paraquedismo, encontraram dinheiro para os viciados. E - no local, preparado pelos esportistas, às suas próprias custas, para realização de campeonato", diz no comunicado. Ainda, segundo o comunicado, a noite toda houve venda de drogas e bebidas alcoólicas, sob a bandeira do Partido das Regiões, e os eleitores de Ryzhuk, sob a influência do álcool, coletivamente enviavam as necessidades naturais na base de treinamento. "Como resultado da destruição do aeroporto, a base educacional e de treinamento está atualmentee em condição imprópria, devido ao grande número de excrementos, danificação do café e destruição de dois aviões An-2. E, com o uso da iluminação forte e equipamentos de som, consumiram energia a noite toda.
O centro esportivo de aviação é uma organização pública e funciona, exclusivamente, sob o patrocínio pessoal dos próprios atletas.
À carta enviada à Administração Regional cobrando pelos prejuízos causados não obtiveram resposta. Então vão recorrer à justiça e à Comissão Eleitoral Central com exigência de cancelar a inscrição do candidato a deputado Ryzhuk S.M. que, usando de seus poderes administrativos, engaja-se na promoção do uso de drogas, realiza atividades antissociais e obriga os atletas paraquedistas a pagar sua campanha.
 
Ukrainska Pravda (Verdade Ukrainiana), 06.09.1012 / Blog de Yurii Andreyev
Hereha obrigará a todos os funcionários do "Epitsentro" votar nela?


 
O candidato do Partido "UDAR", Ihor Opadchyi afirma que a candidata a deputada, pelo mesmo circuito 215, Halyna Hereha planeja trazer para votação seus 10 mil funcionários do "Epitsentro", rede de hipermercados na Ukraina.
Ihor Opadchyk pede ao Tribunhal Constitucional explicações da lei sobre o direito dos eleitores votarem em distritos de único candidato, sem concorrência, no caso de mudança temporária do local.
Segundo Yurii Andreyev, Hereha distribui a seus possíveis eleitores, junto com sua propaganda, produtos alimentícios baratos e de qualidade duvidosa. E, em seus materiais de campanha usa, principalmente, a cor laranja (cor-símbolo da Revolução Laranja de 2004, que era contra o resultado fraudulento das eleições e contra o Partido das Regiões e o então candidato à presidência Viktor Yanukovych. - OK), embora é candidata meio secreta do Partido das Regiões nestas eleições.
O governo ajuda na manipulação dos cidadãos.
Durante meses os moradores usuários da rota de ônibus Nº 63 imploravam pelo seu prolongamento, mas recebiam apenas promessas vazias. Agora, às vésperas das eleições para, graciosamente, promover o seu candidato, o governo torna a senhora Hereha patrocinadora e principal responsável pela "melhoria" da vida" dos moradores do distrito.
Surge uma porção de perguntas, maioria - retóricas:
- Por que toda essa "melhoria de vida" não ocorreu antes?
- Por que, até agora, ninguém não prestou atenção aos moradores locais?
- Onde estava a deputada Halyna Hereha um ou dois anos atrás?
- Por que as pessoas neste país são consideradas "bedlo" (a palavra significa animais, mas num sentido pejorativo) e lembram delas apenas nas vésperas das eleições, e imediatamente após a sua conclusão - esquecem-se delas por longos anos?
A estas perguntas cada um de nós deve encontrar uma resposta.
São perguntas, respostas às quais temos obrigação de dar no dia 28 de outubro nas seções eleitorais.
 
Tradução: Oksana Kowaltschuk
Foto formatação: AOliynik

Nenhum comentário:

Postar um comentário