terça-feira, 25 de setembro de 2012

A NOVA QUESTÃO CONTRA EX-PRIMEIRA MINISTRA

Desacreditar Tymoshenko para vencer as eleições
 
Vysokyi Zamok (Castelo Alto), 21.09.2012
Ivan Farion
 
O Tribunal de Comércio de Kyiv decide, na véspera das eleições, desacreditar ainda mais o ex-primeiro-ministro Yulia Tymoshenko, mesmo se tiver que pagar caro por isso - 400 milhões de USD. É mais um movimento para comprometer os oponentes do governo.
A nova questão contra Tymoshenko no Tribunal do Comércio de Kyiv, para satisfazer as pretensões do Ministério da Defesa da Rússia cuja exigência data desde o ano passado, para amortizar uma dívida de 15 anos atrás. A dívida seria da "United Energy Systems da Ukraina, que na época era dirigida por Yulia Tymoshenko. A acusação é que "United Energy Systems da Ukraina não cumpriu um acordo comercial e que o governo da Ukraina (dirigido na época por Pavlo Lazarenko) deu garantias ao lado russo. Então Ukraina deve pagar 405,5 milhões de USD.
 As reivindicações de Moscou vieram, inicialmente, na metade do ano passado. As autoridades ukrainianas negaram categoricamente a existência de quaisquer garantias do governo, respectivamente - da dívida pública perante o Ministério Russo da Defesa. Moscou abriu processo. E, de repente, o Tribunal de Comércio de Kyiv passou para o lado da Rússia e decidiu que Ukraina deverá pagar a dívida.
 Este veredicto chocou. No entanto, os especialistas e políticos da oposição vêem aí um astuto jogo de combinações. A decisão de primeira instância foi uma explosão de informações e, no meio da campanha eleitoral acrescentou negativismo a Yulia Tymoshenko e sua força política. De acordo com os analistas, o cálculo de quem ditou as linhas do acordão é simples: comprometer a oposição aos olhos do eleitor para que os cidadãos não lhe entreguem seu voto. Com toda certeza o Partido das Regiões vai reforçar sua propaganda e, a cada passo vai atacar os cérebros dos cidadãos. Gritarão algo como: "Você vê, meu caro, o que Tymoshenko causou ao país, dívidas bilionárias! Nós, agora, teremos que pagá-las e, por isso não podemos aumentar o seu salário, sua pensão. Tymoshenko é a causa de toda sua miséria e sofrimento!"
 Os observadores dizem: quando as eleições terminarem, e essa "dívida" negativa fará seu trabalho sujo, o governo protestará contra a decisão de primeira instância - e o Tribunal de Recursos caçara a decisão do Tribunal do Comércio. Desta forma, o governo espera matar dois coelhos com uma só cajadada. O governo de Azarov não vai pagar a dívida mítica, e graças à lavagem sobre Tymoshenko o Partido das Regiões e seus satélites esperam ganhar mais mandatos.
 
Tradução: Oksana Kowaltschuk

Nenhum comentário:

Postar um comentário