terça-feira, 10 de julho de 2012

JUVENTUDE COMEMORA NASCIMENTO DE JOÃO BATISTA

7 de julho - Festejos "Ivana Kupula".
Pesquisa Internet e Den (Dia), 06.07.2012

O mais colorido e interessante festejo com o qual termina o ciclo de festas do calendário de verão da era pré-cristã é o festival da juventude - "Ivana Kupula", que com o tempo e com a aceitação do cristianismo, e em certa medida transformou-se em festa religiosa.

Comemora-se o nascimento de João Batista (João é Ivan em ukrainiano) que a igreja comemora em 7 de julho, ou 20-22 de junho pelo calendário antigo. O nome "Ivana Kupula" foi adotado na era cristã.

A memória nacional preservou ritos e canções, que pertencem aos tempos remotos e primitivos. São rituais em honra do doador da vida - Sol. Naturalmente muita coisa se perdeu ao longo do século passado, quando houve uma luta franca contra as tradições e costumes populares sob o regime da União Soviética.

Nossos ancestrais comemoravam "Ivana Kupula" em 20-22 de junho, no solstício de verão. Exatamente quando o sol chegava ao zênite e enviava o máximo de luz e calor, revelando o seu maior poder milagroso para a vida vegetal, animal e para os seres humanos. Toda vegetação atingia o seu pico, rapidamente crescia, florescia, multiplicava-se e alegrava-se com a vida.

Os principais personagens do festejo - Kupala e Maryna, que personificavam o masculino (Sol) e o feminino (água). Estas duas pessoas eram escolhidas entre os rapazes e moças, ou representadas por bonecos. A combinação de elementos masculino e feminino cria vida, que no festejo é representada por um ramo de salgueiro.

As festividades começam com uma fogueira que simboliza o sol - embrião no útero materno. A fogueira deve arder toda a última noite de verão. Ela será acesa por 4 homens que, com tochas formam um quadrado - 4 estações, ao redor dos galhos secos. Eles convergem para os galhos e acendem a fogueira, simbolizando o "plexo solar".

Desde a tarde as moças preparam as grinaldas de flores que a noite atiram na água corrente. Os rapazes devem buscá-las. A grinalda é símbolo de felicidade e união. Quando o rapaz volta com a grinalda, sua proprietária deve beijá-lo e permanecer com ele até o final da festa. É tudo combinado com antecedência. O rapaz combina com a namorada algumas características da grinalda para não haver erro.

Acontecem diversas brincadeiras. Os rapazes pulam a fogueira para mostrar sua destreza. Depois, quando o fogo diminui, pula o par. Pulam três vezes, porque o fogo purifica. Há diversas crenças populares: se o rapaz pulou bem alto, sua família terá uma boa colheita, se pular na chama - haverá problemas. Se o par pula com sucesso, eles certamente se casarão e viverão em paz toda a vida. Por isso o rapaz não pode se enganar com a grinalda, porque não pode pular a fogueira com outra moça, apenas com sua namorada.

Todas as atividades: desde a colheita de flores para confecção das grinaldas, a procura de galhos secos para o preparo da fogueira, a procura na mata da rara flor da samambaia, porque esta é a flor da sorte, são acompanhadas de brincadeiras e cantos específicos.

Resumo e tradução: Oksana Kowaltschuk
Foto formatação: AOliynik









Nenhum comentário:

Postar um comentário