quinta-feira, 14 de junho de 2012

ILHAS DO TESOURO PARA OS OLIGARCAS

Ekonomichna Pravda (Verdade Econômica), 06.06.2012
Serhii Shcherbyna

Como é do conhecimento, o maior investidor na economia doméstica é o Estado, ligeiramente maior que a menor região da Ukraina - Chernivtsi. Trata-se de Chipre.

Todos os anos da ilha de Afrodite entram na Ukraina bilhões de dólares, e dezenas de bilhões vão para lá da Ukraina, assentando nas contas de inúmeras empresas de fachada, criadas por grupos financeiros e industriais para "otimização fiscal".

Frequentemente essa otimização termina com total evasão fiscal devido ao fato de que, em Chipre, como em qualquer outra zona de offshore, é quase impossível rastrear a origem do dinheiro e os seus proprietários finais. Esquemas de "otimização" - são incontáveis.

Empresas na bela ilha tem todo o oligarca ukrainiano. Os empresários constantemente expandem a geografia de seus trabalhos, utilizando as condições fiscais favoráveis de Belize, Ilhas Marshall, Saint Kitts e Nevis.

São exatamente empresas, de quase imperceptíveis no mapa países, que manejam com enormes empresas na Ukraina.

A Verdade Econômica tentou estimar que quantias enviam-se aos países exóticos, com condições fiscais favoráveis. Na redação deste jornal encontram-se dados sobre a transferência de quantias dos bancos ukrainianos para offshore nos dois primeiros meses de 2012.

As cifras revelaram-se impressionantes. Os bancos de um país míserável, nos dois primeiros meses de 2012 transferiram para o "paraíso fiscal" 6 bilhões, 874 milhões de dólares.

Agora, graças às fontes nos órgãos governamentais, Verdade Econômica conheceu a "estatística do offshore" dos bancos, dos anos 2010 - 2011, tempo da incontestável dominação de Viktor Yanukovych.

50 exóticos bilhões
Nos últimos dois anos os bancos ukrainianos transferiram para zonas de offshore e Chipre a astrônomica soma - 53 bilhões 397 milhões de dólares. Pelo curso cambial, dos últimos três anos, isto é mais de 400 bilhões de UAH (moeda nacional). Para comparação, o orçamento estatal para 2012 deve chegar em 367 bilhões de UAH. Então, nos últimos dois anos retiraram da Ukraina um orçamento do Estado completo.

                                                       



A geografia das transferências é extremamente larga: aqui estão as Ilhas Marshall, e Maldivas, e Bahamas. No entanto o país mais popular foi Chipre. Para lá foram enviados 51 bilhões, 495 milhões de dólares. Isto é 96,4% do montante total retirado da Ukraina.

Em segundo lugar, com grande distância - Ilhas Virgens Britânicas. Território de além-mar da rainha Elizabeth II recebeu da Ukraina 1 (um) bilhão e 16 milhões de dólares.

Em terceiro lugar - Belize recebeu 602 milhões 945 mil dólares.

Seguem Saint Kitts e Nevis com 128 milhões de dólares, Ilhas Seychelles - 121 milhões de dólares, Ilhas Marshall - 18,211 milhões de dólares, Principado de Mônaco - 11 milhões e 211 mil dólares.

O restante coube a São Vicente, Granadinas, Maldivas, Bahamas e Gibraltar.

Esta distribuição mostrou, que a distribuição do dinheiro que sai da Ukraina para offshoree, há mais de dois anos permanece inalterada.

Principais bilionários
A parte leonina das transferências em operações offshore para Chipre foi através do banco "Privat" de Ihor Kolomoiskyi e Hennadii Boholiubov, que durante 2010 - 2011 transferiram 32 bilhões e 717 milhões de dólares. Quase todo esse dinheiro foi para Chipre - 32 bilhões e 658 milhões.

Ihor Kolomoiskyi
A Verdade Econômica já escreveu, que nos dois primeiros meses de 2012 Chipre e outros offshore receberam do "Privat" 3 bilhões 863 milhões de dólares. O serviço de imprensa do banco explica essas transferências de valores como operações de câmbio da filial de
Chipre.

"Como a filial de Chipre não é participante independente do mercado, as suas operações interbancárias são através de contas abertas no "Privat Ukraina" - declarou o serviço de imprensa.

É sabido que o grupo "Privat" é lider entre as companhias financeiro-industriais pelo número de companhias não residentes. De acordo com o Serviço de Impostos do Estado, Kolomoiskyi e Boholiubov possuem 97 de tais companhias.

E, mesmo 25% do "Privatbanco pertencem a companhia de Chipre, Triantal Investiments Ltd.

O segundo lugar no ranking offshore é do banco de Rinat Akhmetov FUIB (First International Bank ukrainiano). Esta instituição em dois anos transferiu para offshore 3 bilhões 249 milhões de dólares. Quase a totalidade dessa quantia foi para Chipre. Em janeiro e fevereiro de 2012 foram transferidos 295 milhões de dólares.

As explicações para os números deste ano foram essas: "Como parte de seus próprios fundos FUIB não fez transferências de dinheiro para contas bancárias em zonas offshore ou Chipre. Mais que isso, FUIB mantem sobras de contas nos mais confiáveis bancos europeus e americanos.

Como se sabe, o grupo SCM (Sistema Capital Managemet) que pertence ao homem mais rico da Ukraina, também está entre os líderes das companhias não residentes. São quase 25. Quase 10% de ações do próprio FUIB tinha a companhia de Chipre SCM Financial Overseas Limited.

O bronze recebeu o banco de Dmytro Firtash, banco "Nadra". Esta instituição foi a menos original e trabalhou apenas com Chipre. Nos últimos dois anos "Nadra" transferiu para a ilha mediterrânea 1 (um) bilhão e 155 milhões de dólares.

Entre os demais citamos apenas o banco relacionado dom a "família" (presidente Yanukovych) UkrBysnesBank, que em dois anos transferiu 59 milhões 973 mil dólares. Interessante, que em 2010 (primeiro ano do mandato presidencial) transferiu apenas 1 (um) milhão 727 mil dólares.
 

Tradução: Oksana Kowaltschuk
Foto formatão: AOliynik

Nenhum comentário:

Postar um comentário