quinta-feira, 10 de maio de 2012

YANUKOVYCH SUPERA HARRY POTTER !

Presidente Yanukovych - escritor nº 1...
Vysokyi Zamok (Castelo Alto), 17 e 19.04.2012
Ivan Farion

Seus discursos são oito vezes mais populares que os romances sobre Harry Potter?
 

A declaração de rendimentos de 2012 do presidente Yanukovych chocou os ukrainianos. Especialmente o seu oitavo ítem ("Royalty e outras receitas provenientes da venda de direitos de propriedade intelectual"), indicando que nesta área recebeu, no ano passado... 16,449 milhões de UAH (2,056 milhões de USD), o que constitui 90% de seus recebimentos totais no cargo de presidente. Quantidade fantástica! O presidente da Associação Ukrainiana de Editores Oleksandr Afonin declarou que, para o mercado ukrainiano tal remuneração é sem precedentes. Segundo ele, mais que todos, na Ukraina, ganham os autores de livros didáticos - 20 a 30 mil UAH (2.500 a 3.750 USD). É incoerente calcular, que o nosso presidente recebeu várias vezes mais, que todos os nossos escritores e poetas atuais juntos. De acordo com sua declaração ele pode ser considerado escritor nº 1...

Onde e por quê façanhas literárias V. Yanukovych ganhou dois milhões de dólares? Verificou-se que a taxa, muito generosa, foi paga ao presidente pela "Impressora Novo Mundo", localizada na região pátria de Yanukovych em Donetsk. De acordo com registro escrito o presidente deu os direitos a esta empresa, de publicar entre 2005 e 2010 quatro livros, a saber: 1) "Um ano na oposição". Em política não existem definitivas vitórias ou derrotas; 2) "... Um ano no poder. Da crise - ao crescimento econômico"; 3) "Superar o caminho"; 4) "Como continuar a vida na Ukraina". As pessoas que tiveram a "sorte" de ver essas obras de Yanukovych, dizem que são, basicamente, os discursos oficiais do atual presidente, costumeiramente elaborados por seus assistentes. A quem interessam tais "obras"? Quem as lê? Quem está disposto a comprá-las nas livrarias?

Pagando tão alta quantia, a citada "Impressora Novo Mundo" adquiriu o direito exclusivo não só na reimpressão, o seu processamento, tradução, mas também tudo o que V. Yanukovych escrever e quiser publicar no futuro. Esse desejo ele tem. Na Bankova dizem que estão prestes a serem impressas as memórias do primeiro presidente do país sobre "tempos laranja" (Revolução Laranja de 2004) dias em que ele esteve em desgraça.

Vale a pena lembrar que a "Impressora Novo Mundo" - é a mesma empresa que encomendou na Austria a impressão do escandaloso livro de Yanukovych "Opportunity Ukraine". Aquela mesma que, apesar de enormes custos para sua publicação, apressadamente retiraram da venda, porque revelou-se plágio. V.Yanukovych copiou páginas inteiras de trabalho intelectual dos outros...

A publicidade negativa da notícia de fabulosos honorários de Yanukovych tentam apagar seus subordinados. Especialmente, o presidente da Agência do Estado para Ciências, Inovação e Informação Volodymyr Symynozhenko, em nada se surpreende. Ele diz que escrever memórias e obter um bom dinheiro por elas (incluindo antecedência) é "prática internacional". Como fez o presidente francês Charles de Gaulle, o líder americano Ronald Reagan, a primeira ministra britânica Margaret Thatcher. Segundo Symynozhenko Bill Clinton vendeu os direitos de suas memórias por 10 milhões de USD. Sua esposa Hillary, antecipadamente recebeu 8 milhões de USD para suas revelações futuras. Então, nosso presidente é pior que os de além-mar? Principalmente porque ele promete em suas memórias sobre as autoridades ukrainianas ser muito, muito franco...

Não concordam com Symynozhenko muitos especialistas.Em particular, o presidente do centro analítico "Penta" Volodymyr Fesenko diz, que o total dos honorários divulgados na declaração de Yanukovych "evoca um sentimento de artificialidade". O cientista político chamou de subserviência vinda de seus amigos de Donetsk, demonstração de lealdade ao presidente e prontidão para lhe agradecer. Outros analistas sugerem, que os honorários de Yanukovych - não são outra coisa que legalização de parte de sua renda sombria.

Comentários:
Andrii Kurkov, escritor
Quando se trata do mercado ukrainiano - então precisa vender 6 (seis) milhões de livros, de capa dura, ou aproximadamente 30 milhões de capa comum, para receber tais honorárioos. Você entende, que isto nem sequer é ficção... Todos discutem os honorários sem precedentes do escritor Yanukovych mas ninguém fez a pergunta mais importante: Quem é este agente literário que foi capaz de conseguir tão inacreditável avanço, até não de uma editora, mas de uma simples impressão? Finalmente o instituto de agentes literários na Ukraina deu a conhecer o início de seu trabalho e seus sucessos. Porque altos honorários para escritor também são altas deduções para o próprio agente. Amigo, apresente-se! E a você estender-se-á um fluxo de menos sucesso, mas mais profissionais escritores.

Dmytro Kapranov, escritor e editor.
Os honorários de autor na Ukraina e no exterior são de 5 - 10 por cento do preço do livro publicado. Se o livro custar 50 UAH e no balcão 80 - 100 UAH, então de cada exemplar precisa pagar ao autor 2,5 - 5 UAH. Agora dividam 16.449 milhões de UAH por 5 - e vocês obterão a quantidade de cópias que será preciso vender para que o livro se pague. Eu calculei, e será preciso 3,200 milhões. No caso de 4 livros, então a tiragem de cada um é de 800 mil exemplaress. Isto é algo inacreditável! O superpopular romance de Vasyl Shkliar "Corvo preto" venderam 100 mil exemplares, "Anotações do ukrainiano psicopático" de Lina Kostenko - um pouco menos. A edição ukrainiana do romance sobre Harry Potter - ainda menos. Assim o livro de V. Yanukovych deveria vender oito vezes mais que "Harry Potter".
Nós temos questão com dinheiro claramente não correspondente aos livros... Este é o pagamento por quaisquer outros serviços, cobertos grosseiramente como honorários de escritor. Tudo aqui costuraram com linhas brancas...

Vasyl Skliar, escritor.
"Para receber tais royalty, o escritor precisa vender cerca de dois livros a cada ukrainiano, incluindo bebês, cegos e analfabetos. Este é - sucessivo mal-entendido, porque nosso presidente não tem idéia sobre honorários autorais".

Iren Rozdobud'ko, escritor.
"Na Ukraina esta situação é impossível para qualquer escritor. Os honorários são muito baixos. Este caso é uma manifestação de corrupção.Temos escritores de nível igual ao de William Faulkner, reconhecidos mundialmente, mas que recebem centenas, milhares de vezes menos!"

Oksana Sabuzhko, escritora.
"Na intenção de legalizar ao menos parte de seus capitais Yanukovych mostrou o quanto nosso governo não é profissional. Segundo as cifras, eles não tem o mínimo conhecimento sobre o mercado editorial na Ukraina. Precisamos entender o que realmente acontece nesse mercado negro. A quem pertencem essas "Impressoras" e quem ganha com isso..."

Mykhaylo Chechetov, deputado (Partido das Regiões.
"Vivemos em uma economia de mercado, então a Editora não trabalhará para ter prejuízo, eles contaram cada centavo. Eu fiquei impressionado - com o gesto nobre do presidente que está disposto a doar todo esse dinheiro para as crianças. Penso, isto será um exemplo digno aos políticos, estrelas, empresários - que, quando o Estado sofre com crise econômica, devemos doar nossos ganhos para caridade". (Quantos votos Yanukovych espera que seu partido ganhe com este dinheiro que ele não trabalhou para ganhar? - OK).

Sondagens deste jornal

Que obras do presidente você leu?

Halyna Vdovychenko, escritora.
Como não poderia ignorar o autor de tão grande sucesso, procurei no Google, mas não encontrei nada. Então telefonei para "Livraria Yé", em Lviv (Importante livraria que também realiza reuniões diversas de escritores, inerentes à sua atividade, como lançamentos, etc. - OK). Eles me disseram que nunca viram livros de tal autor".

Serhii Nebozhenko, diretor do Serviço Sociológico "Barômetro Ukrainiano".
"Já trabalhei na administração presidencial e sei bem como escrevem os textos dos presidentes Kuchma, Yushchenko, Yanukovych. Existem tecnologias especiais, existem pessoas que lhe escreverão qualquer livro. Durante vinte anos de tudo o que foi escrito, achei apenas um interessante: "Ukraina - não é Rússia" de Leonid Kuchma. Interessante, não tanto pelo conteúdo, quanto pelo título...
Quanto a Yanukovych, então vocês devem compreender, que esses livros não existem. Nós nunca os encontraremos, tudo é ficção...
Nós não compreendemos o anúncio que o presidente ganhou 16 milhões com os livros. Claro, do ponto de vista da Administração do presidente, isto parece uma forma de humanização de Yanukovych, que ele - pessoa inteligente, que existe uma relação comum entre ele e os livros. Mas, a verdade é bem diferente. Este é o modo de rebaixar a inteligência ukrainiana, prova de que a democracia pode ser aproveitada para formação de um regime totalitário, e livros podem ser fontes de corrupção.

Vadym Karasiov, diretor do Instituto de Estratégias Globais.
Eu vejo a informação sobre honorários de Yanukovych de outra maneira. Lembrem: apenas pela suspeita de plágio foi demitido o ministro da Defesa da Alemanha, uma nova estrela no horizonte político daquele país. Pela suspeita de receber empréstimo preferencial e por tentar esconder o aparecimento dessa informação nos meios de comunicação foi demitido o presidente da Alemanha. Último caso - pela suspeita de plágio foi forçado a renunciar o presidente da Hungriaa, país onde também há problemas com democracia. Na Ukraina, essa notícia escandalosa - é apenas informação sem consequências. Ninguém pensa em se demitir. Todos novamente a "engolirão", essa notícia será um tiro no vazio. É sobre isso que devemos pensar...

Tradução: Oksana Kowaltschuk

Nenhum comentário:

Postar um comentário