segunda-feira, 16 de janeiro de 2012

POLÍTICA E CULTURA

Testemunhas continuam inocentando Lutsenko

Excertos de Notícias dos jornais Ukrainska Pravda (Verdade Ukrainiana), Tyzhden (Semana) e Google.
A testemunha Yevhen Troian antes da sessão do tribunal foi chamada à Procuradoria Geral. Na sessão, ele declarou que não havia violações da lei, concernentes ao seu trabalho durante o Ministério de Lutsenko.
A testemunha Mykola Isachenko que era o vice-chefe do Departamento de Medidas Operacionais, à pergunta do juiz respondeu que não soube de nenhum crime cometido por Lutsenko.
A 57ª testemunha, general Volodymyr Yevdokymov, que em 2007-2010 era vice-chefe da polícia criminal, disse que as festividades do Dia da Milícia foram sem pompa. Ele também disse que os veteranos do Ministério do Interior estão prontos para recolher o montante necessário para cobrir os custos do aluguel das salas do Palácio "Ukraina", pelo que Lutsenko é acusado pelo desvio de fundos públicos. Segundo advogados isto são 607.000 UAH: 300 mil pelo aluguel em 2008 mais 300 mil em 2009 e 7 mil para flores, medalhas e gasolina. Total 607 mil UAH (USD 75.875).
No dia 13.01.2012 Lutsenko sentiu-se mal durante a sessão de julgamento. O advogado pediu para transferir a sessão. A esposa acrescentou que o marido teve que levantar às 5h30min, estava em jejum e sem almoço. Mas somente depois de inquirir as testemunhas é que transferiram a sessão.
Manifestantes e Amigos pró apoio a Lutsenko
Sob as paredes da prisão em Kyiv, onde está Lutsenko, no dia 13.01.2012, seus amigos políticos, escritores, atores e jornalistas organizaram para ele um "Vertep de Estrelas". Vieram cumprimentá-lo por ocasião do Natal e Ano Novo desta forma porque ele sempre organizava e participava desta festividade. Lutsenko desempenhava o papel de cossaco. Seus amigos não querem que a tradição se perca.
Já no dia 14.01.2012 vieram os participantes do partido "Irmandade", da organização da comunidade "Patriota Ukrainiano" cantar canções natalinas para todos os presos políticos. Não era uma ação de protesto, e sim de apoio. "Segundo costume cristão nós viemos apoiá-los neste momento delicado e trazer-lhes um pouco de festa". Apresentaram-se alguns cantores e foi rezado Te-Deum por um padre da Igreja Ortodoxa.
Lembramos que os ukrainianos guardam o Natal pelo calendário Juliano, que cai no dia 07 de janeiro, e o Ano Novo, embora guardado no dia 1º de janeiro, pelo calendário Juliano, o "velho Ano Novo" no dia 14 de janeiro também é lembrado com todas as tradições.

O que é Vertep?
Vertep, na antiga língua eslava significa caverna, gruta.
Vertep, para os ukrainianos é um teatro de marionetes, viandante, difundido na Ukraina nos séculos XVII - XVIII. Tinha o formato de uma caixa de dois andares. No 2º andar mostravam o drama de conteúdo natalino, religioso; no primeiro - relacionado com o drama natalino, intermédio satírico do cotidiano.
A cultura ukrainiana - como cultura, prolongava-se no tempo e era marcada com influências de diferentes grupos étnicos e épocas.
Vertep é símbolo de integridade e construção do mundo ukrainiano. O sagrado e o profano, religioso e cotidiano, unidos sob o telhadinho da casinha do vertep. A espiritualidade universal cristã organicamente vinculada com a manifestação da vida ukrainiana e seu multicolorido de atributos mentais. Vertep é vivo porque tem capacidade para atualizações.

O tema do andar superior é tradicional: o rei Herodes sabe dos Reis Magos que Cristo nasceu, concorrente para o seu trono. Para se livrar do adversário, ele chama um guerreiro e ordena matar todas as crianças menores de 2 anos. O guerreiro executa a ordem, porém uma mulher, Raquel, não dá seu filho, mas Herodes ordena matar a criança. Por este crime, a morte corta a cabeça de Herodes e os Demônios o arrastam ao inferno.

Os temas do andar inferior eram sempre diferentes. No entanto tinham a mesma finalidade - retratar a realidade da vida daquela época. Então os heróis indispensáveis eram: avô, avó, cabra, morte, cigano, cigana, judeu, judia (terminologia do século XVII), um casal de nobres, moscovita (antigo nome do russo) e cossaco.

Cada personagem é envolvido no seu negócio tradicional: os avós representam relações familiares, os ciganos realizam seus rituais, os judeus ganham dinheiro, os nobres divertem-se, o cossaco e o moscovita brigam, a morte chega a qualquer momento e para qualquer um, então a cabra morre para ressuscitar.
Vertep ao vivo
No entanto havia também "vertep vivo" e seus executores, às vezes usavam máscaras. Participavam apenas os adultos. as crianças e os jovens iam às casas portando estrelas e cantavam canções de Natal.




Tradução: Oksana Kowaltschuk
Foto formatação e vídeo: AOliynik 

Nenhum comentário:

Postar um comentário