terça-feira, 20 de dezembro de 2011

UCRÂNIA E UNIÃO EUROPÉIA CONCLUEM NEGOCIAÇÕES

Ukraina e União Européia concluíram as negociações sobre o Acordo da Associação
Tyzhden (Semana), 19.12.2011

Ukraina e União Européia anunciaram a conclusão das negociações relativas ao Acordo de Associação. Isto foi afirmado pelo presidente ukrainiano Viktor Yanukovych na abertura da sessão plenária da Cimeira Ukraina - UE, no dia de hoje.

"Nós chegamos ao término da regulamentação do texto do Acordo de Associação e estamos prontos à preparação das assinaturas para continuação da implementação" - disse Yanukovych.
Segundo suas palavras, este acordo estabelece as bases para associação e integração plena da Ukraina com União Européia.
Yanukovych sublinhou que a assinatura do acordo tornar-se-á chave na realização do Estado na integração européia.
O presidente salientou que Ukraina está pronta para iniciar os preparativos técnicos para assinatura e implementação do acordo.
O presidente agradeceu aos grupos de trabalho, que por quatro anos negociaram este acordo.
Ele reiterou mais uma vez que é impossível Europa Unida sem Ukraina.
Além disso, em seu discurso, o presidente observou que Ukraina está aberta para diálogo com UE em todos os assuntos de interesse mútuo.
O presidente do Conselho Europeu Herman van Rompuy também confirmou a conclusão das negociações.
"Nós podemos declarar publicamente que as negociações sobre a associação estão concluídas. Esta não foi uma tarefa fácil" - disse ele.
Ao mesmo tempo ressaltou que a qualidade e perspectivas das relações da Ukraina com UE atravessam certas discordâncias.
"Estas preocupações relacionam-se com determinada politização do sistema judiciário da Ukraina, e justamente reveladora é a questão Tymoshenko. Ao mesmo tempo é indispensável o cumprimento das normas internacionais. Também trata-se de liberdade da imprensa e liberdade de reunião", disse van Rompuy.
"Sr. Presidente, estes princípios estabelecidos no programa de Parceria Oriental, e estes valores têm um peso decisivo na aproximação entre Ukraina e UE", - acrescentou ele.
Van Rompuy também destacou a necessidade de eleições parlamentares justas no próximo ano.
"O caminho deve estar aberto a todos os candidatos" - disse ele.
Ele também observou que o término das negociações para o Acordo - não é o final do processo". "Nós temos necessidade de ver o ulterior progresso nas áreas que eu acabei de mencionar", - frisou.
Lembramos, hoje acontece a Cimeira Ukraina - UE, em Kyiv.
Como sabemos, o presidente do Conselho Europeu Herman van Rompuy expressou esperança de que durante a cúpula Kyiv-Bruxélas poderão anunciar a conclusão das negociações referentes ao Acordo de Associação. No entanto, segundo suas palavras, a assinatura do Acordo sobre Associação com UE não será possível nesta cúpula.

Tradução: Oksana Kowaltschuk
Foto formatação: AOliynik

Nenhum comentário:

Postar um comentário