segunda-feira, 19 de dezembro de 2011

SISTEMA PRISIONAL UCRANIANO

A penitenciaria de Kyiv onde se encontra presa a ex-Primeira-Ministra Yulia Tymoshenko, recebeu duas visitas do Comitê Europeu para Prevenção de Tortura. 
A primeira aconteceu no período de 29/11 a 01/12/2011, quando uma Comissão do Comitê Europeu examinou as condições prisionais da penitenciária de Kyiv como parte das exigências para aceitação da Ucrânia na União Européia (UE).
A delegação do Comitê reuniu-se, na prisão, com a ex-Primeira-Ministra Yulia Tymoshenko e também com o ex-ministro Yuri Lutsenko, cujo teor da conversa não foi divulgado. Tymoshenko e Lutsenko encontram-se presos na penitenciária de Kyiv após um processo arranjado e um julgamento viciado conduzido por um judiciário parcial, corrupto e submisso ao atual presidente da Ucrânia, Viktor Yanukovych, cujo método político é a remoção de cena de seus adversários políticos. Uma acusação farsesca seguida de uma condenação viciada é a melhor tática para justificar o ato perante a opinião pública.
Segundo o serviço de imprensa da penitenciária foram dadas avaliações positivas aos quesitos: condições à detenção de menores presos, mulheres, instalações médicas, conclusão da ala feminina, manutenção do departamento alimentar, celas, água quente.
O jornal Pravda publicou que o chefe e especialistas da Comissão Européia expressaram os agradecimentos pelo não impedimento na inspeção e pela ajuda recebida da administração da penitenciária nesta primeira visita.
A administração penitenciária, por sua vez, observa que nesta fase ainda não é possível apresentar um relatório completo das conclusões dos trabalhos do Comitê Europeu para a Prevenção de Tortura.
A segunda visita foi do Comissário Europeu Stefan Fule, que veio a Ukraina para últimos acertos sobre Acordo de Associação a UE.
A seguir um breve vídeo da propaganda e as fotos da "cela padrão cinematográfica". Como é maravilhoso esse governo Yanukovych !!!


O TEATRO




O advogado da Tymoshenko acusa o Serviço de Segurança da Ukraina pelas imagens da Yulia Tymoshenko às quais ela não autorizou e mais, pediu para não ser filmada. O Serviço de Segurança nega a autoria das imagens (imagens na cama, na enfermaria da prisão).


A SUPOSTA PRIMEIRA CELA

Tymoshenko já esteve presa em duas celas diferentes. A penitenciária diz que a primeira cela ocupada por Tymoshenko é a que aparece nas fotos a seguir:


Vista geral

Camas ou sofas

Ar condicionado

Chuveiro

Na primeira cela que Tymoshenko esteve encarcerada, não se sabe se é esta apresentada pela penitenciária. O que se sabe é que nenhuma reclamação de seu advogado foi publicada. Entretanto, depois que ela foi transferida para uma segunda cela, houve reclamações de que a cela era úmida, muito fria e que ela precisava permanecer agasalhada com muitas roupas de lã, inclusive luvas para suportar o frio.

A ENFERMARIA

Somente agora, com a vinda das comissões e com o agravamento de sua saúde, é que ela foi transferida para enfermaria 5 estrelas que aparecereram no vídeo e cujas fotos mostramos a seguir.







Video e fotos do Jornal Pravda: www.pravda.com.ua/news/2011/12/14/6838233/

Porque somente após o agravamento do estado de saúde de Tymoshenko e o anúncio da visita da Delegação do Comitê Europeu que a administração da penitenciária promoveu a remoção dela para uma "cela faz de conta" para inglês ver? Teatro para mostrar ao Comitê que o sistema prisional de presos políticos na Ucrânia se parece com acomodações de hotéis 5 estrelas?
É muito cinismo! Nem criança de três anos de idade acredita nas imagens mostradas ao público e a Comissão: TV, ar condicionado, tapetes, sofás, etc. Além de cínicos, são cretinos.

A REALIDADE PRISIONAL NA UCRÂNIA


A celas visualizadas a seguir são as celas reais onde são encarcerados os presos comuns e políticos. Este é o mundo real de presos políticos na Ucrânia e não a fantasia divulgada para a imprensa pela administração da prisão.






Imagens do Jornal Pravda: http://www.pravda.com.ua/news/2011/12/12/6830918/

Observando as condições das celas carcerárias mostradas acima, pode-se entender porque tantos presos políticos adoecem tão rapidamente após serem encarcerados nas maravilhosas celas prisionais ucranianas. Impossível manter a saúde nessas condições.

O Cossaco


Pesquisa: Oksana Kowaltschuk
Foto formatação: AOliynik

Nenhum comentário:

Postar um comentário