quarta-feira, 2 de novembro de 2011

MOSAICO DE NOTÍCIAS

Ukrainska Pravda (VerdadeUkrainiana)
Notícicas de 01 e 02.11.2011

"Chornobylstsi"[1] atacaram o Parlamento. Derrubaram a grade novamente.

Na segunda-feira (01.11) a recentemente construída e já muito atacada grade ao redor do Parlamento [2] foi derrubada. As pessoas novamente protestam contra a abolição de bonificações, fizeram mais uma tentativa de entrar no Parlamento, já que não são ouvidos pelo governo ukrainiano.

Desta vez, havia cerca de 1.500 "Chornobyltsi". Conseguiram derrubar a grade que tão cuidadosamente protegia os escolhidos pelo povo, depois das ações de protesto anteriores. A grade foi derrubada ao som das palavras: "Cidadãos bandidos, rendam-se um a um!" frase do filme "Lugar do encontro mudar não é possível", e da palavra "Hanhba" (Vergonha).

Eles prometeram permanecer sob as paredes do Parlamento até 3 de novembro, quando retornarão os "afegães" [3] que já protestaram em setembro. Mais tarde foram afastados pela polícia que compareceu em grande número.

Em Donetsk, berço do presidente, também verificaram-se protestos de mais ou menos 200 "Chornobyltsi".
 
Na noite do dia 2 para o dia 3 a grade foi restaurada e não apresenta nenhum sinal de arrombamento. Agora já são dois cadeados no portão. Mais uma proteção para que o povo não perturbe os representantes escolhidos por ele, e ungidos pela força proveniente do dinheiro usurpado deste mesmo povo que os elegeu.

[1] "Chornobyltsi" são as pessoas que trabalharam na liquidação do desastre de Chornobyl e sofreram prejuízos em sua saúde.
[2] Os governantes erguem muros para se proteger dos cidadãos, ao invés de ouvi-los e procurar resolver os seus problemas.
[3] "Afegães" são os ex-combatentes ukrainianos no Afeganistão.

.........................................................................................................................


Moradia a crédito continua um sonho

Por 50 mil dólares em Kyiv você pode comprar um apartamento de 30m², de um quarto. Por 70 mil poderá adquirir 50m² - dois quartos, apartamento da era "Khrushchev", próximo a metrô.

Mas o mercado de hipótecas está parado. Nos últimos dois anos os bancos, devido a crise, gradualmente baixavam as taxas, o que conseguia alegrar um pouco os "sem casa". Mas, devido a falta de moeda local, provocada pelo Banco Nacional para manter o curso, obrigou os bancos rever até aquela mínimas redução nas taxas.

De acordo com pesquisa na internet é o seguinte:

O salário médio em Kyiv é de 2.737,00 UAH, mais ou menos USD 342,00. Com este salário dá para pagar o aluguel de um apartamento de um quarto por 1,2 mês.

.........................................................................................................................


Prisão em Kyiv - pessoas dormem no chão

Muitas prisões na Ukraina estão superlotadas. Do total de 32, metade tem mais de 200 anos e 3 datam de 4 séculos. Devido ao funcionamento ininterrupto nunca foram realizadas reformas satisfatórias.

O maior problema está na prisão de Kyiv, onde as pessoas dormem nos colchões no chão.

Para os padrões europeus esta situação não é comum.

.........................................................................................................................


A Rússia é reconhecida como mais corrupta entre as principais economias.

Segundo os resultados da classificação do ranking Bribe Payers Index, lançados pela Transparency International, Rússia ficou em último lugar.

Na melhor situação estão Holanda e Suiça. Completando a melhor dezena incluem-se Bélgica, Alemanha, Japão, Austrália, Canadá, Singapura, Reino Unido e USA.

Além da Rússia o alto nível de corrupção também refere-se a China, México, Indonésia, Emirados Árabes e Argentina.

Entre os setores onde a corrupção é maior destacam-se os agrícolas e de indústria leve.

Em maio deste ano a companhia Ernst & Young apresentou um estudo de fraude corporativa e corrupção nos países da Europa, onde Ukraina, no nível da corrupção está atrás da Rússia.

.........................................................................................................................


Vyssokyi Zamok Castelo Alto), 24.10.2011
Ivan Farion

Aprovação dos governantes

Durante as duas últimas semanas os ukrainianos por várias vezes, publicamente, na frente do país, humilharam os seus governantes . Este descontentamento maciço é mais convincente que qualquer pesquisa, mostra como são insignificantes as classificações dos atuais
homens públicos.

O primeiro que experimentou a vergonha foi o presidente Viktor Yanukovych, na inauguração do renovado estádio "Olimpik". Ele foi desagradavelmente surpreendido, quando do anúncio de seu nome. O estádio, ao invés dos aplausos encontrou-o com sonoros e potentes assobios. Com dificuldade concluiu a leitura do preparado texto e, no final, para que os assobios não recomeçassem, os organizadores repetiram o Hino Nacional.

Outras pessoas também sentiram "o amor do povo".

- O presidente do Parlamento Volodymyr Lytvyn, sentiu o vigor dos assobios quando sua presença foi anunciada no estádio "Dynamo", durante o jogo com representação da Turquia.

- Os intelectuais também não suportam os governantes. Durante a abertura do festival de cinema "Juventude" quando a conselheira presidencial Hanna Herman anunciou que, da longínqua Cuba, o presidente carinhosamente saúda todos os participantes, na sala ouviu-se um surdo zunido.

- Mais tarde a própria Hanna Herman sentiu a antipatia popular quando se dirigia a um programa televisivo. Os oponentes do atual governo, na entrada, receberam-na com ovos.

Pelas estimativas do Centro Razumkov, o nível de suporte ao presidente, e toda sua máquina governamental caiu para 10%. O governo é apupado a cada passo.
Estádio para a Euro-2012

O autor do texto diz: "Temo que Viktor Yanukovych não comparecerá à inauguração do estádio de futebol em Lviv, porque é certo que, quando anunciarem o seu nome, os assobios serão mais fortes que em Kyiv".

Já no dia 31 de outubro o jornal traz a reportagem sobre a inauguração do estádio. Este é o primeiro estádio para Euro-2012 cuja inauguração o presidente ignorou. Ele veio na véspera para "inspeção" Mas não escapou dos assobios mesmo estando ausente. Quando na tela apareceu seu retrato ouviram-se bravatas ao atual governo. Os assobios afogaram os potentes decibéis dos alto-falantes.

Curiosamente, os telespectadores não viram essa parte na TV a noite. Os assobios foram substituídos pela repetição da parte que tecia elogios ao governo. Já o Hino Nacional não foi executado em nenhum momento da inauguração.

.........................................................................................................................


Perseguições políticas

Ex-ministro da Defesa, do governo Tymoshenko, Valerii Ivashchenko, está na prisão, acusado de crime no desempenho de suas funções, está ameaçado de paralisia e poderá ficar paralítico.

Seu advogado afirma que, segundo o parecer dos médicos, Ivashchenko necessita de tratamento hospitalar urgente e adequado.

Ivashchenko apresenta problemas de coluna, dor constante e dormência no membro inferior direito. Anda apoiando-se em bengala.

...........................................................................................................................

Tradução resumida: Oksana Kowaltschuk
Foto formatação: AOliynik

Nenhum comentário:

Postar um comentário