terça-feira, 13 de setembro de 2011

DISTRIBUIÇÃO NA FRONTEIRA DA CORRUPÇÃO

Distribuição na fronteira da corrupção
Ukraina Moloda (Ukraina Jovem) 30.08.2011
Lina Kushnir

"Mohylianka" [1] foi à justiça contra o Ministério da Educação devido ao corte durante o processo de admissão de novos alunos.
Na educação pátria - um precedente. Deu entrada na justiça uma demanda contra o Ministério da Educação. Buscar a verdade no tribunal decidiu a "Kyivo-Mohylianska Academia", a qual, já no verão queixava-se do significativo corte nas vagas do orçamento de várias áreas de bacharelado e mestrado. Assim, comunicou o presidente da NaUkMA (National University of "Kyiv - Mohyla Academy) Serhii Kvit no seu diário pessoal on-line da Universidade. A Universidade recorreu ao Tribunal Administrativo de Kyiv com a reivindicação ao Ministro da Educação.

Ainda no verão Serhii Kvit dizia aos jornalistas que o processo de admissão é muito curto, então a perspectiva de recurso contra MON (Ministério da Educação e Ciência) quanto a distribuição de vagas orçamentárias, porque o tribunal simplesmente não terá tempo para decidir sobre o assunto."Mas vamos estudar essa questão. Se a lógica da distribuição das reservas pelo governo não for transparente para nós, ou indicar corrupção da atividade, então isso não aceitaremos", disse o presidente da "Mohylianka".

Após a onda de indignação levantada pela mídia, o Ministério da Educação acabou cedendo a NaUKMA mais 29 lugares orçamentários. No entanto isso não o livrou de uma demanda na justiça. "NaUKMA considera que o atual governo MONMC (Ministério da Educação e Ciências, Juventuda e Esporte) distribui as reservas do Estado contra o interesse do Estado, com subjetividade, sem transparência e não profissionalmente, em particular, a despeito de critérios de qualidade de serviços educacionais, - diz Serhii Kvit. - Tal prática do uso de recusrsos estatais normalmente não faz fronteira com ações de corrupção e devidamente caracteriza a política do atual ministro da e Educação e Ciências, Juventude e Esporte Dmytro Tabachnyk".

Conforme acentuado na demanda algumas direções e especialidades, que sofreram maiores discriminações este ano do Ministério da Educação, ao mesmo tempo são únicos ou pertencem aos melhores em qualidade na Ukraina. Primeiramente trata-se do programa de mestrado em jornalismo, para o qual a reserva do Estado foi totalmente eliminada, os programas de graduação em Direito (reserva do Estado reduzida em 50%, para 15 vagas), filosofia (redução em 50% para 10 vagas), economia (redução em 43%, particularmente "finanças e crédito" - 12 vagas). Além do mais a decisão do Ministério sobre as reduções das reservas do Estado foram inesperadas e aprovadas não oportunamente. Isto quer dizer que os candidatos tomaram conhecimento sobre os cortes depois da entrega dos documentos para as comissões de admissão e não puderam aproveitar a oportunidade para apresentar os documentos a outras universidades, enfatiza o autor da demanda.

Portanto, "Mohyliasnka" pede ao tribunal recuperar o alcance da reserva do Estado para NaUKMA no nível de 2010. E também obrigar o Ministério da Educação para emissão de um ato normativo que defina os critérios, regras e períodos da distribuição e o alcance da reserva do Estado, o que tornaria impossível várias manipulações orçamentárias nos próximos anos.

Em tempo, os interesses da "Kyivo - Mohyla - Academia representa no tribunal o escritório de advocacia LBBK, no qual trabalham os professores e graduados da universidade. Assim NaUKMA coloca em jogo a sua reputação como uma das melhores universidades da Ukraina. Pois, ganhando a ação judicial será a melhor confirmação de profissionais altamente qualificados e estudantes concentrados entre as paredes da universidade.

[1] Kyivo - Mohylianska Academia foi fundada em 1659 pelo príncipe Yaroslau, o sábio. O nome vem do Metropolita Petró Mohyla que após união de outras duas escolas, a primeira das quais desde 1615, construiu um sistema modelado em educação jesuítica. Muita atenção foi dada ao estudo de línguas, especialmente o latim e polonês.

Foi o primeiro, e por um bom tempo único centro educacional da Ukraina e todo o leste europeu. Dedicava-se ao humanismo e cultura geral. Seus alunos fundavam escolas, apoiavam o desenvolvimento da cultura, artes, literatura, música, teatro.

O curso completo durava 12 anos, mas aos estudantes reservava-se o direito de estudar tanto quanto quisessem. Nunca eram castigados se não estivessem com as obrigações estudantis em dia porque o motivo poderia ser doença, fome, frio, falta de roupas, livros, etc. Em caso de insuficiência de aprendizagem poderiam repetir até 3 vezes.

Kyivo - Mohyla Academia foi fechada em 1817, pela czarina Catarina II, bem como foram destruídas todas as conquistas democrático-nacionais ukrainianas.

A partir de 1920 funcionava  na Kyivo - Mohyla Academia o ensino militar.

Com a independência da Ukraina e com o auxílio de mecenas (ukrainianos de USA e Canadá) houve o renascimento da Kyivo - Mohylianska Academia, no seu local histórico, como uma instituição independente de ensino superior da Ukraina.

Tradução: Oksana Kowaltschuk

Nenhum comentário:

Postar um comentário