terça-feira, 9 de agosto de 2011

Notícias sobre a situação na Ukraina

Ukrainska Pravda (Verdade Ukrainiana), 08.08.2011

Na segunda-feira continuou a sessão de julgamento no Pecherskyi Tribunal, no caso da Y. Tymoshenko. Ela foi trazida no "camburão" junto com Yurii Lutsenko, que continua preso.

A sessão realiza-se na mesma sala que as anteriores.

Tymoshenko não foi colocada na usual "gaiola de ferro" (como Lutsenko), ocupa o mesmo lugar e está sem algemas. Ao lado, seu advogado Yurii Sukhov, atrás a escolta: dois homens e uma mulher.

Tymoshenko deu algumas respostas a este jornal, apesar da proibição de gravar vídeo. Infelizmente não foi possível compreender o que foi falado. Também não está impresso no texto.

O advogado da Tymoshenko perguntou à testemunha, Ministro do Exterior da Ukraina como ele se posicionava em relação à declaração do Ministro do Exterior russo, que os acordos sobre o gás, em 2009, realizaram-se dentro das leis dos dois países.

O juiz proibiu dar resposta a esta pergunta.

Tymoshenko acusou K. Hryshchenko, Ministro do Exterior, de fazer lobby para RosUkrEnergo. O juiz disse para não responder mas o ministro disse que poderia responder. No entanto foi desviando do assunto e acabou não respondendo.

Tymoshenko acusou-o de ser o representante de RosUkrEnergo.

Para levar Tymoshenko "para Casa" após a sessão, às 18h50min, vieram 8 ônibus, trazendo uma divisão especial "Berkut" para dar cobertura ao "camburão". Muitas pessoas que sentavam na rua foram retiradas. Algumas foram colocadas em "camburões", mas depois foram libertadas atendendo a deputados.

O número de pessoas na rua está aumentando, mas devagar. O pessoal do interior não consegue chegar devido a dificuldades nas rodovias impostas pelo governo.

Ao marido Oleksandr e a filha Yevhenia permitiram que se tornassem protetores da Tymoshenko. Isso é permitido pela lei. Na prática significa que poderão encontrar-se mais que uma vez ao mês e estarem presentes às sessões.

Irena Lutsenko também participa da proteção de seu marido Yurii Lutsenko.

................................................................................................................................


Os partidos da oposição estão combinando ações comuns para homenagear os 20 anos (24.08) da independência da Ukraina. O governo já divulgou, anteriormente, que por motivos de economia não haverá desfile militar e, ou comemorações cívicas. (O governo quer mesmo é submeter Ukraina ao jugo de Moscou. Portanto a independência não interessa. Melhor gastar o dinheiro, se ainda houver algum, em proveito próprio. - O.K.)
Também a oposição combinou coordenar as ações com relação a Tymoshenko, em conjunto. Também em relação a outros oposicionistas. (Infelizmente todos esses partidos, com exceção do partido da Tymoshenko, são pouco numerosos porque, com o início do governo Yanukovych muitos deputados se venderam  ao partido das regiões. Graças a esse fato o governo conseguiu a maioria.- O.K.)

..................................................................................................................................

O primeiro presidente da Ukraina independente Leonid Kravchuk disse que a prisão da Tymoshenko coloca em dúvida as declarações do governo sobre democracia na Ukraina.

Ele diz que não havia motivos para prisão e que as grades não impossibilitarão Tymoshenko falar. E, que essa decisão trouxe prejuízos para Ukraina. Que todos nós sabemos das consequências.

..................................................................................................................................

O presidente da Organização para Segurança e Cooperação na Europa (OSCE), dos Assuntos do Exterior da Lituânia Audronyus Azhubalis declara sua preocupação com a prisão da ex-primeiro-ministro ukrainiano Yulia Tymoshenko. Ele também acrescentou que a comunidade internacional acompanha com muita atenção este processo e que é indispensável que os processos sejam transparentes e justos.

Como já foi divulgado Ukraina prepara-se para exercer a presidência da OSCE em 2013.

Resumo e tradução: Oksana Kowaltschuk
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário