quarta-feira, 10 de agosto de 2011

AGONIA DA URSS

Agonia da URSS: cupons para comida, vodka e até sabão
Istorychna Pravda (Verdade histórica), 30.07.2011.

Nós últimos anos da URSS, a economia soviética sofreu uma terrível crise, mas a burocracia conservou seus hábitos, lembrando a já provada distribuição de produtos escassos através de cartões.


Para não lembrar a palavra "cartões" com seu ranço de desgraça da guerra, o governo usou a palavra delicada "talões".

Logo  a expressão "nos talões" também adquiriu uma coloração ruim - os produtos trocados eram poucos (o que é uma garrafa de vinho, para um soviético ao mês?)  e nem sempre existiam, porque a indústria, produzindo os supercomplexos sistemas orientadores de ogivas de mísseis, por alguma razão não conseguia produzir a quantidade suficiente de cigarros, trigo ou açúcar.

Como funcionavam as filas pelo açúcar em Kyiv

Para "extinguir" a explosão do deficit, o governo comprava "mercadorias de consumo nacional" no exterior - assim surgiram, mercados ilegais. Para esses mercados rumaram em massa pessoas com educação superior, para atividades comerciais.

Quem queria, podia pegar lotes de terra, que mãos diligentes dos cidadãos transformavam em hortas particulares. Os novos chacareiros vendiam alguns produtos, compravam outros, "viravam-se" - e finalmente conseguiam sobreviver sem o governo com os seus talões. Por isso, de 1990 a 1992 preservaram-se tantos e diversos talões não usados.

Lembrando União Soviética, os comunistas glorificavam o Terceiro Reich.

Em dois ou três anos tudo mudou. O comunismo com seu déficit não existia mais. Em seu lugar instalou-se o mercado com seus preços. Nós esquecemos as terríveis e humilhantes filas e a falta de produtos básicos, mas lembramos as idéias claras quanto a tornar feliz toda a humanidade - e agora metade dos ukrainianos sente saudades da União Soviética.



Mas, a 20 anos atrás, esperando receber a mercadoria necessária referente a seus talões, essas pessoas, com certeza eram inimigas encarniçadas da União Soviética. (Sim, temos dois tipos de saudosistas: os que na derrocada da União soviética conseguiram se apoderar, a preços irrisórios, das melhores indústrias ou empresas. Ou, ainda, nos primeiros anos da independência, quando o governo engatinhava, através de roubos e assassinatos conseguiram as propriedades que lhes interessavam. Aliás, ações de banditismo semelhante ainda ocorrem. Estes são os atuais oligarcas, que através de eleições consideradas "honestas" estão agora no governo. O segundo tipo de saudosista é o lacaio servil, sempre pronto a contentar o seu patrão. Ambos são o resultado do que o comunismo fez com suas cabeças durante 70 anos de dominação. - O.K.)

Tradução: Oksana Kowaltschuk
Foto formatação: AOliynik

Nenhum comentário:

Postar um comentário