segunda-feira, 18 de julho de 2011

UM TIRO QUE SAI PELA CULATRA

Escarro de Putin
Ukraina Moloda (Ukraina Jovem) 14.07.2011
Informativo U.M.

Os políticos da Alemanha estão indignados com concessão de prêmio honorário alemão ao primeiro-ministro da Rússia.

Na Alemanha irrompeu um escândalo político sobre a atribuição do prêmio "Quadriga!" [1] ao primeiro-ministro russo Vladimir Putin. Este prêmio, desde 2003 concedem a figuras proeminentes da política, economia e cultural, os quais são "dotados de espírito de pioneirismo" e o desejo do "bem público". Entre os vencedores - o primeiro presidente soviético Mikhail Gorbachev, ex-chenceler alemão Helmut Kohl e Gerhard Shroeder, ex-presidente tcheco Vaclav Havel e o presidente da Comissão Européia José Manuel Barroso. Este ano a comissão resolveu conceder o prêmio a Putin, adornando a sua decisão com amabilidades: "hoje ele é digno de um capítulo à parte no livro da história", "nas tradições de Pedro Primeiro, ele abre os marcos para o futuro", etc.

De acordo com Deutsche Welle" (Onda Alemã), a decisão do juri indignou fortemente alguns políticos alemães. O comissário do governo alemão, para os direitos humanos Marcus Leninh criticou duramente o vencedor, acentuando que Vladimir Putin, no cargo da presidência ocupava-se na "destruição da democracia e limitação das liberdades" e colocou a Rússia à mercê da corrupção". O deputado membro da UE do partido alemão dos "Verdes" Werner Schulz chamou a atribuição de prêmio a Putin de "zombaria", "erros políticos" e "escarro no rosto dos vencedores dos anos passados". O co-presidente D. Ozdemir, da força política "Quadriga", único que não votou a favor, e sistematicamente criticava Putin pelo autoritarismo, saiu do Conselho desta Organização. Outra co-presidente dos "Verdes" Claudia Roth, chamou a decisão de "tapa na cara dos defensores dos direitos humanos".

Segundo a presidente da União dos Exilados Alemães (associação de refugiados alemães, expulsos após a II Guerra Mundial da Europa Oriental) Erika Steinnebach, disse que salvar a reputação da "Quadriga" só será possível revertendo a decisão sobre a atribuição do prêmio a Putin. No entanto o Conselho de Supervisão da Associação declarou que sua decisão não vai mudar. Então, em 3 de outubro, Dia da Unidade Alemã, o primeiro-ministro é esperado em Berlim. Além da estatueta, com aparência da "Quadriga" que coroa o Portão de Branderburgo, durante a cerimônia lhe entregarão um cheque de 100 mil euros.

[1]Quadriga era uma carruagem puxada por 4 cavalos, 2 rodas, frequentemente usada em Roma Antiga, em corridas ou procissão triunfal.

Tradução: Oksana Kowaltschuk
Foto formatação: AOliynik

Prémio Quadriga retirado a Putin após onda de protestos

Os organizadores do prémio Quadriga, na Alemanha, anunciaram que desistiram de entregar o prémio da edição deste ano ao primeiro-ministro russo, depois de uma onda de protestos contra a distinção.

Vladimir Purin iria receber o prémio no Dia da Reunificação Alemã, a 3 de Outubro, mas a entrega do galardão gerou protestos entre os membros do conselho curatorial e que já levaram à demissão de um dirigente político e um cientista.

O prémio Quadriga é atribuído anualmente desde 2003 pela Werkstatt Deutschland, uma instituição de utilidade pública com sede em Berlim, a personalidades nacionais e internacionais que se distinguiram pela defesa da liberdade, da democracia e dos direitos humanos.

Entretanto, o historiador Edgar Wolfrum anunciou, este sábado, a demissão do conselho curatorial do prémio, alegando ser «inaceitável que alguns membros fiquem comprometidos com decisões com as quais não concordam, sobre as quais não foram informados e que conheceram através da imprensa».

Já no início da semana, o presidente do partido ambientalista Or Verdes, Vem Ozdemir, tinha anunciado a sua demissão do conselho por discordar da escola de Putin.

Hoje foi a vez de a porta-voz do grupo parlamentar democrata-cristão para os direitos humanos se juntar às vozes de protesto, ironizando que o conselho «também podia ter escolhido o presidente iraniano, Mahmud Ahmadinejad, o líder evolucionário cubano Fidel Castro ou a direcção do Partido Comunista Chinês».

«Embora Putin não seja equiparável aos nomes referidos, a sua nomeação para receber o prémio Quadriga é um corte muito incisivo com a respectiva tradição», acrescentou Erika Steinbach.

Entre os galardoados estiveram já o presidente da Comissão Europeia, Durão Barroso, o ex-chanceler alemão Helmut Kohl, o ex-presidente checo Vaclav Havel, o ex-líder soviético Mikhail Gorbatchev, o presidente do Eurogrupo, Jean-Claude Juncker, o presidente israelita, Shimon Peres e o músico britânico Peter Gabriel.

Nenhum comentário:

Postar um comentário