terça-feira, 17 de maio de 2011

YURII LUTSENKO

Yurii Lutsenko foi Ministro dos Assuntos do Interior no governo passado de Viktor Yuchenko.
Yurii Lutsenko - ex-MInistro do Governo Viktor Yuschenko
A seguir, a cronologia da “via-crucis” que o ex-Ministro está passando, porque se colocou contra o atual governo da Ucrânia de Viktor Yanukovych, um pró-Russo, traidor e vendilhão da pátria ucraniana.

22.04.2010 - Após o governo atual, do Presidente Viktor Yanukovych fechar acordo com a Rússia aceitando a permanência , na Criméia, da frota russa até 2042, incluindo também Sebastopol, e feito a promessa de desfazer-se do urânio enriquecido, Lutsenko assim se expressou: Presidente Yanukovych declara guerra "para todos que pensam Ukraina, como um Estado independente". Ainda acusou os oligarcas Firtash, Akhmetov, Kolomoiskyi e demais traidores, que possuem grandes riquezas, que lutarão, em todas as eleições para ter o "seu" governo, não o do povo.

15.05.2010 - Lutsenko sente que é vigiado. Ele diz que a Procuradoria Geral é "filial" do Partido das Regiões.

21.06.2010 - Lutsenko acusa o deputado Davyd Zhvania pela "compra de companheiros do partido "Defesa Nacional", do qual é líder, diretamente no Gabinete do Presidente do Parlamento. "Os deputados podem até serem corretos, nacionalistas, mas acabam aderindo ao partido corrupto porque são ameaçados caso não queiram se aliar, e poderão perder seus haveres, suas empresas, etc.", esclarece Lutsenko. "Teve gente que confessou isto para mim, concluiu"! Há, felizmente, pessoas como O. Novikov que recusou 1,5 milhões de dólares no ato e mais 25 mil dólares mensais. (Precisa roubar bem da nação para pagar esta quantia a um só deputado! - O.K.).

20.10.2010 - Lutsenko é acusado por empregar no Ministério do Interior um cidadão como capitão da milícia, que, não só não possuía curso superior especializado, como nenhum curso superior. E, ainda, no ingresso não poderia ter mais de 45 anos. No caso tinha 47. Este cidadão era motorista particular de Lutsenko. Ainda recebeu acréscimo no tempo de trabalho. Se tudo for provado, Lutsenko poderá sofrer confisco de bens, ter seus direitos políticos limitados e sofrer aprisionamento de 5 a 8 anos. Ainda é acusado de injusta distribuição de moradias.

08.11.2010 - Lutsenko é formalmente acusado pela Procuradoria Geral.

09.11.2010 - Lutsenko assinou o compromisso de não ausentar-se de Kyiv. O Partido "Pela Ukraina" diz que a acusação é perseguição política contra a oposição.

21.12.2010 - Lutsenko diz que a Procuradoria Geral mente quando diz que ele não comparece para inteirar-se do processo contra sua pessoa.

22.12.2010 - Lutsenko já leu 18 páginas de 20 volumes, de seu processo. Ele diz que recebeu só um volume.

26.10 2010 - Lutsenko é preso no SBU (Serviço de Segurança da Ukraina).

27.12.2010 - Lutsenko é julgado em segredo. Permanece retido para ler todo o processo. Ficará preso por dois meses.

28.12.2010 - Lutsenko é transferido para prisão de Luk'ianivska, mais adequada. Está com mais duas pessoas na cela. Os deputados que querem visitá-lo não conseguem permissão.

30.12.2010 - A esposa preparou um pacote de lanche para o Ano Novo, mas diz que é preciso entrar na fila às 4 horas da madrugada.

18.01.2011 - Através do advogado é encaminhada queixa à justiça européia dos direitos da pessoa, devido ao aprisionamento em desacordo com as leis. Mas Lutsenko pretende pedir agilidade porque o processo pode demorar até 3 anos. Ele exige compensação econômica da Ukraina pelo aprisionamento.

28.01.2011 - A justiça concluiu que Lutsenko causou 970 mil hrevniakh de prejuízo ao país e "prendeu" seus bens. O irmão e o filho de Lutsenko já são chamados para interrogatórios. (E o governo atual que comprou inúmeros deputados para ter a maioria no Parlamento, qual foi o prejuízo da nação? E qual é o prejuízo por ceder as instalações para a frota russa no Mar Negro e toda a região da Criméia enfim, sem cobrar aluguel nenhum, até o ano de 2042? E as vantagens que o governo dá para seus amigos oligarcas realizarem com êxito seus negócios. Qual é o prejuízo à Nação? E as construções palacianas que o Presidente está construindo para seu uso particular numa reserva de mata virgem, da qual ele se apropriou, etc, etc...??????? - O.K.)

14.04.2011 - A esposa diz que Lutsenko não recebe visita médica.

20.04.2011 - Lutsenko já leu todos os 47 volumes (como aumentou!) do seu processo.

21.04.2011 - Agora querem que Lutsenko permaneça preso até completar 5 meses porque seus advogados ainda não conhecem todo processo.

22.04.2011 - Lutsenko inicia greve de fome. Apenas toma água.

28.04.2011 - A esposa diz que Lutsenko toma água, chá sem açúcar e café com açúcar. Só. A Procuradoria nega a fome.

29.04.2011 - Deputados pedem a transferência de Lutsenko para hospital devido a problemas de saúde. Lutsenko está com diabete e artrite. Ele assinou declaração quanto à continuação da fome. Quer apenas chá e café com açúcar. Por esta decisão foi transferido para célula unitária e lhe mostraram os dispositivos para alimentação forçada. Isto foi comunicado à esposa. Lutsenko confirma que não come há oito dias. O Partido das Regiões diz que ele faz show político.

30.04.2011 - Os médicos da penitenciária examinaram Lutsenko e acharam seu estado satisfatório.

04.05.2011 - A esposa denuncia: "Lutsenko está sendo alimentado a força, o que é tortura. Procuradoria diz que ele come voluntariamente, o que é mentira. Segundo seu marido a alimentação forçada é uma espécie de líquido esbranquiçado que fede a mais de metro. Seu peso caiu em 14kg, tem problemas de pressão, altos índices de acetona no sangue. Agora recebe visitas médicas". O advogado confirmou as declarações da esposa.

05.05.2011 - Lutsenko avisa a Procuradoria Geral, por escrito, que não vai aceitar alimentação forçada.

07.05.2011 - A esposa diz que Lutsenko permanecerá em pé apenas 3-4 dias. A direção da prisão pergunta à Procuradoria se deve forçar a alimentação. Lutsenko apresenta mais problemas de saúde causados pelo pâncreas.

08.05.2011 - A esposa duvida do acompanhamento médico e exige hospitalização civil. Lutsenko aceita permanecer nas dependências médicas da prisão.

10.05.2011 - Lutsenko apresenta problemas de intoxicação, coração e diabetes. É removido a hospital de pronto atendimento de Kyiv.

11.05.2011 - A saúde de Lutsenko, segundo os médicos está num nível de dificuldade média. A esposa conseguiu licença para visitá-lo mas os jornalistas foram afastados.

12.05.2011 - A esposa pede para ver o marido, a autorização, quando é dada, é somente para uma visita.

15.05.2011 - Hoje a esposa conseguiu licença para visitar o marido no hospital. Segundo ela, a saúde de seu marido está piorando. Ele, somente levanta da cama em caso de extrema necessidade. Já perdeu 21 kg e novamente sente-se o cheiro de acetona. Freqüentemente sente tonturas e náuseas e não coordena bem os movimentos. No final do dia a sua temperatura aumenta. Ainda ontem seu tom de voz, embora um pouco rouco, ainda era bem audível. Hoje quase não consegui ouvi-lo. Seu organismo apresenta-se exaurido e cansado.

Lutsenko - últimas notícias

18.05.2011 - Segundo declarações da esposa, que conseguiu licença para visitar o marido, os médicos constataram novos problemas de saúde: inflamação do esófago, 20 erosões, úlcera no intestino, alterações nos vasos sanguíneos do cérebro (principal) e na vesícula biliar.
A Procuradoria não emitiu nenhuma resposta às solicitações do Lutsenko.


Sua prisão é irregular porque ainda não houve nenhum julgamento e ele se colocou à disposição para os esclarecimentos que se fizessem necessários.


A alguns dias a Procuradoria havia determinado prender o dirigente do partido do prefeito de Kyiv, agora mudou para assinatura de permanência na cidade. "E Lutsenko não roubou a metade de Kyiv", diz a esposa. A muito tempo pululam, quase que diariamente as notícias sobre desvios na administração de Kyiv. Dois pesos - duas medidas.

Lutsenko agradeceu a todos que se preocuparam com sua saúde: a Igreja, os deputados da oposição, pessoas destacadas dos meios culturais, sociedade ukrainiana em geral, até o ex-presidente Yuchenko com quem esteve brigado.

"Eu não vou cessar com a fome. Eu vou mostrar que continuarei a luta. A palavra agora é com a justila". - citou as palavras de Lutsenko sua esposa.

20.05.2011 - Os deputados da oposição já garantem a quantia que atribuem a Lutsenko como roubo, que seriam 40 mil hrevniakh na realidade, porque o valor mencionado de 970 mil, mais de 90% foi gasto nas comemorações do "Dia da Milícia" (Lutsenko foi Ministro do Interior). Mas o pessoal já reuniu a quantia total, isto é 970 mil.

São 87 deputados que estão pedindo à Justiça a soltura de Lutsenko e se responsabilizam por ele. E, em sinal de protesto abandonaram a sessão do Parlamento.

Lutsenko está certo que vai ser vitorioso na Justiça européia. Ele está detido, a praticamente 5 meses, contra a lei - não houve julgamento. E promete, vai exigir responsabilidade de todos que violaram a lei e a Constituição. E, também pelas infames mentiras e pressão sobre os familiares..

Ele, ainda contou que o juiz de instrução sugeriu a ele que afirmasse que as festividades  no "Dia da Milícia" ocorreram pela iniciativa do Primeiro Ministro (Yúlia Tymoshenko - governo anterior). Então ele seria testemunha e não o acusado.

Lutsenko aceitou alguns medicamentos porque quer estar presente na apreciação do seu caso  no Tribunal marcado para segunda-feira, 23.05.2011.


23.05.2011 - Sessão de julgamento de Lutsenko. Ele foi acordado antes das 5h00min da manhã e em seguida levado do hospital ao Tribunal. Segundo a esposa, ela pediu ao juiz de instrução pela visita dos filhos ao pai. Então o juiz visitou Lutsenko e disse que sim, desde que ele, Lutsenko denuncie, em algum assunto, Yúlia Tymoshenko. Lutsenko pede pelo tribunal do juri o que é negado. A procuradoria não vê motivos para fechar o processo. Lutsenko continuará preso. O tribunal de jurados não é previsto pelo código de processo penal, neste caso. A vez do Lutsenko apresentar sua defesa é às 13h50min, Está fraco, procura apoio várias vezes. Ele está dentro de uma verdadeira jaula, dentro da sala do tribunal, como se fosse um bandido perigoso. Ele culpa Renat Kusmyn pela vingança política. Os juízes se retiram. Os advogados e os jornalistas são afastados da sala. Quando os juízes voltam eles não estão mais presentes. Lutsenko ainda disse que vai interromper a greve de fome porque o que ele quis provar já está provado: não houve  justiça nesta sala, não há justiça. Então ele precisa de sua saúde. É levado do tribunal, não mais para o hospital mas para cela isolada na prisão onde esteve antes da fraqueza ocasionada pela greve de fome.
Estiveram presentes na sessão os embaixadores da Suécia e Finlândia.
Y. Tymoshenko vai ao encontro dos líderes da União Européia procurar soluções.

Pesquisa: Internet
Compilação e tradução: Oksana Kowaltschuk

Nenhum comentário:

Postar um comentário